Companheiro de treino com nível inferior

Olá, já deixando bem claro logo de começo que eu não estou desmerecendo e nem rebaixando ninguém. Bom, oeu treino todos os dias, e em teoria era para eu ter um rendimento satisfatório ou uma evolução estável, porém, eu não tenho um parceiro de equipe/treino, então eu tenho que treinar com quem tiver lá, pois os jogadores bons já tem suas duplas, e no final, acaba que eu sempre treino com uma pessoa inferior ao meu nível, e isso acaba prejudicando o meu treino, por exemplo, a pessoa não consegue defender 2 drive, não consegue fazer uma cozinhada boa, fica até ruim de fazer terceira bola, e isso me prejudica bastante porque diminui 300% as minhas repetições de técnica e rendimento. Por exemplo, eu dou 2 drives, a pessoa bloqueia 1, e espirra o segundo, se tiver acontecido o mesmo mais vezes ao ponto de estar sem bolas nas mãos, tem que tu buscar, e fica sempre nesse loop, assim tendo um treino bem ruim. O que eu faço para não retroceder minha evolução??

1 Curtida

Você pode:

  • Procurar outras pessoas de fora do clube e chamar para jogarem em dias convenientes, pagando a hora/jogo, ou incentivarem a fazer parte do clube de forma constante / “compromisso” com o esporte

  • Pedir para treinar com os “bons” do clube e evoluir (há motivo(s) para negarem sua presença na “mesa deles”?)

  • Incentivar/ensinar o “inferior”

  • Investir em uma returnboard pessoal e levar para o clube e outros lugares - podendo ser compartilhada à sua decisão - ou solicitar à direção do clube, para quando não há pessoas suficientes para completar duplas de treino.
    Embora a returnboard seja um “jogo previsível” / “constante”, para drives é muito útil

  • Mudar de clube, se achar que não está rendendo para além do treino com o “inferior”

Abs

Bom pra mim aconteceu isso em um CT e tive q mudar pra outro pq eu não estava evoluindo lá com pessoas com um nível mais baixo q o meu então eu recomendo vc mudar de CT. Mas se não tiver condições de mudar compra um robô para treinar sozinho e peça para revezar com os bons do seu CT.

1 Curtida

A princípio, é necessário considerar que gestão de um grupo de treino é uma ciência um tanto complexa, e a única certeza é que não existe solução perfeita para todo mundo. Nem sempre é possível conseguir parear jogadores de forma a todo mundo conseguir evoluir o tempo todo, e é muito comum acontecer um “vale” de nível técnico, onde não haja um nível intermediário para conectar os grupos mais avançados dos mais iniciantes e assim ter uma “escada”, o que deve ser seu caso. E vc pode mudar de clube, mas o problema pode ir com vc. Ou pior, vc pode ir para um clube onde te coloquem para treinar com alguém mais forte, e aí vc passa a ser a pessoa que supostamente “prejudica o treino”. Uma decisão e um risco. Se as regras da casa não agradam, vc sempre pode procurar outra casa, mas não necessariamente as regras de lá vão te agradar tb.

Mas enquanto não existe o parceiro de treino ideal (nunca vai existir), duas coisas eu posso te garantir. Primeiro: a atitude de um jogador pode deixa-lo eternamente jogado de lado, em qualquer lugar, em qualquer nível. Segundo: a atitude de um jogador pode faze-lo entrar em lugares onde às vezes talvez nem se merecesse tecnicamente. Seja positivo com vc mesmo, com o mais fraco e com o mais forte. Não apenas isso vai ser uma experiência de treino melhor para TODO MUNDO, como os parceiros e treinadores vão ter confiança em vc, e vc vai ganhar mais espaço e condições para melhorar, em qualquer lugar.

E o mais importante: se esta é uma situação imperfeita, aprenda a lidar com ela, pq o jogo e a vida estão cheio delas. Na prática, vc tb pode aprender treinando com jogadores mais fracos, e com isso tb faze-los evoluir e então elevar o nível do seu treino. Para começar, faça o jogador supostamente mais fraco se sentir seguro treinando com vc. Se vc reclamar ou fizer cara feia quando não consegue uma sequência, ele vai se sentir mais inseguro, ficar mais tenso e errar mais. Então CRIE confiança aumentando a intensidade gradativamente num nível em que o parceiro consiga acompanhar e faça-o sentir que tudo bem se errar, até pq, caso contrário vc não receberá bola para treinar, então isso não seria muito inteligente. Acredite, tem muito proveito que vc pode tirar disso. Por exemplo, jogadores de nível mais baixo têm dificuldade de precisão ou mesmo movimentos pouco previsíveis, portanto, vc será obrigado a manter em jogo bolas que não chegam na sua mão, e isso é uma baita oportunidade. Além disso, quanto eles têm maior necessidade de receberem bolas na raquete deles, uma vez que ainda estão desenvolvendo a capacidade de reflexo para ajustar a posição, etc. Portanto, te obriga a ser mais preciso, e com isso, seus parceiros poderão evoluir rapidamente e “subir a escada” com vc.

No fim, simplificando, seja o parceiro que vc gostaria que fossem para vc, e quem sabe vc mereça que a estrada te leve até um desses.

1 Curtida

Esse primeiro tópico que você citou é uma boa teoria, posso tentar. Sobre pedir para treinar com os “bons” não iria dar certo, como eu mencionei no post, eles tem seus parceiros, no qual são fixos, eles só treinam entre si, são uma dupla de treinamento, onde vão juntos e treinam juntos. Sobre ensinar o “inferior” pode até rolar, mas seria muito inconsciente, devido a frequência que está presente no clube. Sobre mudar de clube, não teria como também, pois minha cidade só tem 1 único clube de tênis de mesa.

Tem apenas 1 clube em minha cidade, então não tem como eu “trocar”. Sobre revezar com os bons, eles são muito intolerantes a treinos com parceiros variados ou revezamentos, eles tem sua dupla e são fixos, eles, entram na mesa, treinam e vão embora, se um deles faltar, o outro também falta, então fica muito ruim de eu me entrosar com eles

Nossa mano aí fica bem complicado, mas vai tentando criar amizade com os bons falando sobre jogadas q vc faz, vai mostrando q vc tmb sabe jogar e compra um robô pra lançar bolinhas pra vc. Mas no mais é isso boa sorte nos treinos

Uma ótima solução seria pagar tentar fazer um pacote de aulas particulares , tipo uma vez por semana com alguém de nível alto, uma aula particular rende muito mais de vários treinos, assim você poderia mesclar as aulas com treinos em grupo, e também vale você tentar ajudar seu companheiro de treino a evoluir a ponto de conseguir treinar contigo de maneira mais satisfatória, vocês podem fazer treinos de lançamento de bola onde um lança para o outro fazendo com que os dois evoluam.