Ai meu camarada…Nas últimas edições da revista T.T.Player houveram matérias muito boas a respeito de recepção de saques. Tem desenhos e os textos são de fácil entendimento.
A revista custa só 12 paus por ano, e pode crer que vale cada centavo pago.
Seja um assinante e compre os números atrasados a respeito do assunto que vc não vai se arrepender.
Obs: Eu não tenho nada a ver com a revista. Só estou fazendo propaganda pq passei a assiná-la a pouco tempo e gostei bastante.
Como posso conseguir essa revista? vende nas bancas ou só assinatura?
jah q c num quer botar um pino,
pegar saque pra baxo - se c eh atacante c ‘‘puxa’’ , se naum c da mais efeito (eu acho q o nome eh cozinhada, aki na bahia eh mesinha)
pra pegar saque pra esquerda - vira a raquete pra direita inclinada
pra pegar pra direita - vira pra esquerda
pra pegar pra cima - aff
[quote=“CrAp”:pkpx37yx]Qdo o efeito eh pra baxo !? Vcs cozinham !? se naum oque fazem !?
Qdo o efeito eh pra direita !? manda efeito pra eskerda !? se naum oque fazem !?
Qdo o efeito eh pra eskerda !? manda efeito pra direita !? se naum oque fazem !?
Efeito pra cima naum eh taum dificil… EHEheh[/quote]
Dependendo de onde a bola vier eu saiu de Driver quando o efeito eh pra baixo, caso ela não venha legal, o mais correto é cozinhá-la de uma forma que não possibilite seu adversário sair.
Já quando o efeito é lateral, o mais ceorente, quando não se tem certeza de qual a melhor forma de devolver a bola, é empurrar a bola no meio, se o efeito estiver muito pesado, o máximo que acontecerá será a bola ir em um dos lados, dependendo do lado em que o efeito for colocado…
No caso do efeito pra cima, o que o torna complicado é a má colocação do adversário, no caso de um saque rápido por cima, ou então se esse efeito for colocado num saque curto… Quando o saque por cima está pesado e curto, a devolução torna-se bastante complicada, pois será praticamente obrigatorio o uso do haral.
Abraços,
Legal legal…
VO treinar aki…
Informações sobre assinaturas e edições avulsas pelos
tels.: (11) 3034.5509 / 3031.7082
ou e-mail: [email protected].
Viu cara, nao liga para essas babaquices de botar pino ou puxar para retirar o efeito, o ultimo caso até pode mais vc tem que ter muita experiência e naum é todas as bolas que da para fazer isso, o mais sensato é na duvida de como o efeito vier, da um kato forte no meio da mesa, com isso vc vai ver se seu adversario é bom mesmo, se ele puxar e acertar a maioria dae meu amigo ou vc aprede a puxar saque ou da o kato e corre para traz e joga no def, caso devolva com kato ou mande bola morta ou anula o cato para ter jogo ( ao menos que vc seja kateiro) ou mete um corte, nem que erre mais com o jogo vc vai aprender o stilo do seu adversario.
Falo abraço e boa sorte
Pra qualquer tipo de efeito, o vivente tem sempre duas opcoes:
* ir contra o efeito
* ou seguir com o efeito
Exemplos: se o camarada cozinha um saque por baixo, ele foi contra o efeito, mas se ele mandar um drive, ele seguiu com o efeito. Capiti?
Tanto a “seguida” quanto o “contra” exigem sensibilidade. Mas a seguida exige tambem velocidade de movimento. O contra pode ser uma jogada passiva ou ativa. A seguida é necessariamente ativa.
Nao sei por que cargas d’agua, para efeitos laterais a galera soh applica a tecnica do “contra”, quando muitas vezes seguir eh mais efetivo (muitos jogadores simplesmente nao podem lidar com o efeito que eles proprios produzem). Se vc puder usar os dois à sua escolha, entao vc maximizou os problemas do seu adversario.
A absorcao destas tecnicas depende (adivinhe?) somente de treino. Entao treine regularmente ambas, para todo tipo de efeito, inclusive “misturados” (ex.: um pouco por baixo e um pouco lateral).
Agora tática básica. Procure automatizar o seguinte (atraves de exercicio):
Saque curto por baixo:
* saiu meio alto: flip
* baixo: deixada curta cozinhada
Saque curto e longo com efeito lateral puro:
* pouco a medio spin (grande maioria): drive
* muito spin: contra ou seguida, preferencialmente seguida
Hah muito mais, claro , mas jah da pra comecar por aqui.
O que o Mititdieri falou é uma técnica bem pouco comentada e difundida nos treinos para iniciante.
Essa “seguida”. Eu chamo de “comer” o efeito, às vezes deixar a sua recepção “comer” o efeito lateral faz a bola sair pela lateral da mesa, em vez de sair pelo fundo no e no meio (colocação muito ruim, fácil para executar qualqeur bola), o que é uma bola muito difícil de atacar e principalmente de dar seqüência a um ataque.
Alguns exemplos de jogos em que eu me lembro de recepções avassaladoras com esssa técnica foram a final do Korean Open 2003, Chen Qi contra Ma Lin, lá pelo terceiro set o Chen Qi faz a bola sair super rápido em um ângulo muito fechado pela lateral da mesa e o outro foi num jogo do Killerspin Extreme 2003 Wang Liqin e Werner Schlager, num saque lateral para esquerda na paralela o Schlager deixa a bola “escorregar” muito rápido pela lateral e o Wang sai tropeçando pra tentar atacar.
O forte dessa recepção é a aceleração natural da bola por causa do efeito, sem esforço nenhum você faz a bola “correr”. Além disso, a bola costuma sempre voltar com algum efeito e às vezes é difícil determinar qual, assim, principalmente em bolas curtas é fácil fazer o adversário errar a terceira bola controlando a variação de efeito, ora morto ora mais cozinhado ora lateal. Numa situação dessas uma bola curta morta e rápida dá muito trabalho caso não seja bem reconhecida, pois muitos jogadores, numa jogada de segurança tentam passar a bola com uma cozinhada fraca. O problema é que se a bola estiver morta ela vai voltar bem alta e o ponto é quase certo.
me desculpem a pergunta de iniciante…mas o q é Flip ?
E uma tecnica que se baseia no movimento curto e rapido do pulso e do antebraco, para passar uma bola curta (que nao pique para fora da mesa) agressivamente.
É também chamado de “flick”, “peteleco”.
É chamado pelos japa de HARAO
eu tb tenho uma dúvida pertinente: tem um colega de treino meu q ataca qq saque, curto e com muito peso, longo e pesado, longo e com top, lateral… como fazer para anular seu ataque de 2ª bola?
nesse caso,vc tem q melhorar a qaulidade de todos esses seus saques e varia-los…vctem q olhar a posicao do adversario antes e na hora de bater na bolinha…alem da intuicao de qual saque dar na hora…
- qualidade soh c/ treino e jogos
- variacao depende da intuicao e da posicao do adversario
- intuicao depende do adversario e da situacao na hora do jogo
- posicao se ve antes de lancar a bolinha e na hora de bater na bolinha
eu sou um dos melhores sacadores lá onde jogo, é normal os adversários caírem em uns 3 saques por set, mas esse adversário pega qq coisa. ele joga com uma samsonov carbon, com uma sriver no fore e uma donic supersonic no back, canhoto ofensivo, e eu queria tentar anular o ataque de 2ª bola q é fulminante.
- Pra anular os efeitos laterais…é so entrar na bola com a mesma força q o adversario usou, ou mais forte.
-Se for por cima da pra bloquear empurrando…(isso se for longo)ou dar um drive pra frente.
-se for curto…raral
Opa, esse tópico é um dos meus preferidos.
Um dos meus melhores fundamentos ainda é o saque.
Louis_Nerys, para manter seu saque em boa qualidade, existem algumas regrinhas pra não tomar tanta porrada.
-Saques curtos ainda são eficientes. Tente pegar a bola na hora do saque perto do nível da mesa, tentando fazer a bola pingar no minimo 2 vezes do outro lado. Pegando no nível da mesa, você faz com que seu saque saia baixo, quase rente a rede, dificultando o trabalho de harao ou um drive mesmo.
-Saques logos, principalmente contra classistas, devem ser rápidos e na direção da barriga deles. Pelo que eu conheço de classistas, eles odeiam se deslocar da mesa, e isso acaba forçando eles a sair um pouco mais.
-Pulso, muito pulso mesmo.
-E o mais importante… treinar muito mesmo. Quando tiver um intervalo no treino, enche uma bacia com bolinhas e mete bala.
discordo com isso de q classistas não gstam de se movimentar…eu sou classista e treino perna acho q até mais forte q o tenis de mesa propriamente dito…
Olá povo!!
Então, pra começar vou comentar um pouco essa “coisa”, de que classista não gosta de se movimentar.
Eu acho que, os clasisa não se movimentaum tanto quanto os caneteiros, pois eles tem o back hand, e por isso, não são “obrigados” a sairem de fore em todas as bolas… E ponto.
Então eu colega “Crap”, a devolução de qualquer saque eh complicada!! Óbviamente, pessoas dizem que saque “corrido” (saque com efeito para cima rápido, longo ou lento curto) eh um saque garantido, que sempre eh saque em que se pode fechar o ponto na segunda bola… uma GRANDE mentira… pois o saque “corrido” e como se fosse um bate-bola, mas… em um bate bola, vc sabe onde a bola vai vir! E no jogo?? Se o saque for rápido na barriga, os classistas podem usar o back… já os caneteiros, aff… TEMOS que sair de fore, isso já nos leva a treinar mais perna… E em um saque curto, “morto” (sem efeito)… Dai temos que usar o Haral… ou flik, peteleco… como queiram… e haral eh uma coisa q eu não sei fazer mesmo!! hehe… neh SALIN?? HUAHAuH… mas mesmo em saques com efeito para cima… temos que prestar atenção… pois sempre deemos fazer amesma força ou mais forte do que seu adversário!!
Agora nos ourtos saques… como vc eh classista… em saques longos… sendo eles katos, ou corridos… vc pode escolher em cozinhar ou sair… eu saques kato MUIIITTTO pesados, eu aconselho vc a cozinhar… bola curta!! pois se vc jogar longa, provavelmente seu adversario ira atacar (isso se vc colokar menos efeito, ou colokar a bola na mão dele, e tambem depende do seu adversario, pois se ele for um def ele não vai atacar…) ja em saques katos, curtos: se a bola curta sem muitu efeito, use o haral… deslocando seu oponente, mas se vier pesado… cozinhe… sempre observando a colocação do seu adversario… e tambem procure incurtar a devolução…
Hmm… agora nos saques laterais… Bem… eu, como caneteiro atacante… em saques laterais, sendo para a direita ou esquerda… eu ataco sempre… usando mais força q meu adversario!! se for pra direita, da pra entrar a favor do efeito (isso se estiver com muito efeito) fechando mais o angulo da raquete em qnt vc faz o movimento… mas se nao estiver com muito efeito (ou giro, como nós falamos aki, pelo menos no thalia, local onde eu treino) aí vc pode abrir o angulo e fintar o adversário… mas isso depende de muitu treino… bom… acho q eh soh issu, vou me indo jah…
Abraços,