Como tornar sua raquete mais dura de forma simples e barata?

E aí gurizada? Sou novo na prática do tenis de mesa e como muitos comecei no ping pong onde não levanta-se a bolinha 16 centímetros no saque e não usa-se borracha no máximo EVA. Talvez seja porque não usava borracha mas considero as borrachas muito macias e procuro uma mais dura. Atualmente uso tenergy 05 e sriver fx g3 na caneta brisker light. Terei que usar a tenergy 05 hard, outra mais dura ou é a madeira? Legal se tivesse folha carbonada fininha para colar. “Meu sonho é comprar a raquete Butterfly Cipress Max ou até mesmo a TSP Hunter e tenergy 05 hard mas desempregado e com pandemia ficou distante.” Grato pela atenção…

Uma opção barata é usar um booster. No site da 360tt vende e custa pouco menos de R$50,00. O próprio produto vem com um manual de como usá-lo.
Uma opção mais cara seria trocar por uma madeira carbonada, a Yinhe tem boas opções com um bom custo.

1 Curtida

@Rodrigo_N_Escobar,

Essencialmente, não há como comparar os materiais que vc está usando com os de recreação que vc usava. É como um passo adiante que não há como voltar atrás, pq é totalmente diferente, então é necessário tirá-lo dos parâmetros. Quanto ao desejo de ter um toque mais firme, não há forma de tornar a borracha em si mais dura. A única alternativa com o mesmo material que conheço é passar mais selante na madeira (o que endurece a superfície), o que mesmo assim não vai apresentar diferença tão grande, e considerando que a madeira é possivelmente o mais importante nessa relação, é algo que eu não acho que valha a pena. E leve em consideração que borrachas e/ou madeiras rápidas e duras são bem difíceis de controlar.

Enfim, minha verdadeira sugestão, antes de tomar qualquer decisão, é refletir sobre o quanto precisa disso (uma vez que para isso, o caminho é mais compra de material). Inclusive, cada vez mais é necessário pensar bem a respeito do que quer vs. o que precisa. Entendo perfeitamente o “sonho” de usar material X ou Y (e não tem nada de errado nisso), mas na prática, ainda mais com tudo importado e o câmbio na situação que está, um erro pode custar muito caro tanto no literal quanto no prático.

@Daniel_Araujo,

Não sei onde vc verificou esta informação a respeito dos boosters, mas apenas para esclarecimento, ela não procede. Pelo contrário, boosters tendem a amaciar a esponja da borracha. No caso do booster da 360TT, ele altera minimamente ou de forma quase imperceptível a dureza da borracha, mas sempre para mais macia. Não há forma deles endurecerem a borracha.

Abraços!!!

Muitíssimo obrigado, aos amigos.

Boa noite Alcir.

Perdão pelo mal entendido.
A fonte que eu usei foi o manual que veio com o próprio booster mas eu creio que interpretei errado.
Nele dizia que quanto mais camadas de booster, mais veloz a borracha ficava.
Eu assimilei velocidade com dureza mas não acho que seja exatamente isso…

Por favor, desconsiderem a minha mensagem anterior.

Sugiro a borracha Xion Japan, extremamente rápida com tecnologia elastex, sai um tiro no shoto, e no drive também , conforme um amigo respondeu a marca de raquete yinhe tem modelos bons e baratos , eu comprei uma modelo Galaxy 982, caneta japonesa folha única de hinoki por um ótimo preço , tudo bem que não é hinoki japonês , e canadense , mas não senti diferença ! Um abraço