Como se jogar com PINO curto de ataque

Oi Anthony, fiquei meio surpreso com o fato de vc jogar classineta com pino no back. Já experimentei isso mas não gostei muito. Acho que a surpresa de um classineta é exatamente a falta de costume que a moçada tem em responder a bola batida na lateral.
Também experimentei a Yasaka Large Pro com muita cola, conforme me indicaram aqui, e o resultado realmente foi bem melhor que sem ela; porém cada vez mais “tiro da cabeça” o uso do pino, pois a movimentação, o jogo de pernas, tem que ser bem mais forte devido a correria sempre muito mais precisa atrás da bola.

pinorongo,

1-Deng Yaping jogava com uma madeira da DHS (não sei a especificação), no forehand usava a DHS PF4 com 2.0 mm e no backhand usava a Friendship RITC 755 com 1.7mm de espessura.

2-A velocidade depende da elasticidade da esponja, não precisamente da dureza da esponja. Existem esponjas duras e elásticas, também existem esponjas duras que não são elásticas. A colagem com cola rápida faz com que durante algumas horas a esponja fique elástica e consequentemente ela vai disparar mais. As esponjas mais duras são indicadas para smash e bloqueio, as esponjas mais macias são indicadas para topspins e drives.

CADUPA, interessante e muito boa a sua colocação sobre o uso de pino, devido ao intenso jogo de pernas. O jogo com pino você tem que estar sempre “no tempo” da bola, e pra estar nesse “tempo” você tem que estar com as pernas em dia.
Eu estou sofrendo um pouco com isso, pois fiquei um bom tempo sem treinar. Mas já sinto que no momento já estou com 70% do que eu tinha antes.
O blink182-pnd comentou que ele viu pino no máximo 2.1 … eu uso um 2.2, e posso garantir que ele é bem rápidinho… :smiley:

Jadson, vc como um excelente jogador que usa pino curto e que já usou vários, o que vc poderia me dizer do RITC 802…???

Eu estou com o Jadson, já usei vários pinos, estou usando agora o Super Spin Pips.
Já usei o Large Pro da Yasaka e não gostei

Eu não uso mais Pino Curto , já usei e tenho um ótimo SPEED PO SOFT troquei a esponja dele por uma de FEINT LONG 3, ficou pouco mais lento mas com melhor controle, foi por curiosidade gosto dele mas usar 2 pinos não estava dando.

Eu estava vendo este video ( link abaixo ) do DR NEUBAUER sobre tecnicas do uso de Pino Longo e tem uma tecnica de ataque com Pino Curto, espero que seja útil para voces, o Video tem 10 minutos e é no último minuto que ele mostra essa tecnica, por isso não me mandem para aquele lugar …, se voces não gostarem.

http://www.youtube.com/watch?v=4NVmoJY2UMY

Um abraço a todos…

Bombeiro, não sou um excelente jogador. Jogo razoavelmente, porém tenho um bom conhecimento de materiais pq já testei muitos.
O RITC 802 é um pino com excelente efeito, no entanto a esponja dele é dura. Se vc joga chapando a bola é uma ótima opção. Porém se vc for classista e usa pino no back, eu sugiro o TSP Super Spinpips ou o BTY Chalenger Atack.

Se vc já sabe fazer topspin de back de borracha e tem dificuldade de adaptação com pino, eu sugiro q vc use o tsp tyrano mps ou o o spinpips indicado pelo jadson pq pegam mais efeito. se vc se adaptar bem e quiser velocidade sugiro o raystorm da bty. mas o tyrano pega efeito legal.

Ninguém aí me acompanha no Raystorm não???

A RAYSTORM consta na lista de borrachas banidas em 2008.
No Forum Pino e Cia, tem o Link das borrachas que serão banidas em 2008.

Um abraço a todos.

É triste mas é verdade…

Alguém aí pode me recomendar um pino semelhante ao Raystorm??

A RAYSTORM consta na lista de borrachas banidas em 2008.
No Forum Pino e Cia, tem o Link das borrachas que serão banidas em 2008.

Um abraço a todos.[/quote]
Não consta da lista das que provavelmente serão banidas, não. Veja a informação no começo:

LEGEND
† - Warning: these brands are likely to be removed from the List from 1.7.2008. The final information will be provided in the List to be published in April 2008.

Eu li este texto do MITIDIERI ( mais abaixo ) no outro Forum e como está escrito :
Na lista esta marcado os pinos que provavelmente serão proibidos…

Eu não li o texto acima da lista, FUI DIRETO NA LISTA onde vi os Pinos de DR Neubauer com a palavra OUT, e vi na Lista da BTY: RAYSTORM OUT, " comi bola "

de qualquer forma é mera especulação até abril…

[quote=“Mitidieri”:v6u5xomu]Saiu a lista de borrachas aprovadas entre 1 de outubro de 2007 e 31 de marco de 2008.
Na lista estão marcadas os pinos liso que provavelmente serão proibidos a partir de julhjo de 2008. A lista definitiva sai em abril de 2008.

http://www.ittf.com/ittf_equipment/pdf/List28B.pdf

Da Dr. Neubauer, não se salva nenhum pino longo.[/quote]

E esse pino da DHS vendido aqui no site, alguem sabe falar se ele é bom para classistas usarem no back?

Bom Jadson e Jornalista até tenho vontade de comprar esses pinos que vcs citaram porém a aquisição desses materiais no meu estado é um pouco precário, e comprar em sites como dandoy, iruiru, zeropong é complicado pois meu inglês é péssimo e fico um pouco receoso em comprar, já tentei de várias formas adquirir material dessa qualidade, no entanto em sites nacionais é difícil. Também conversei com alguém que tenha usado esses materiais para tentar comprar usado mesmo, mas sem sucesso. Adquiri essa semana um RITC 802 vamos ver no que vai dar espero não ter jogado meu dinheiro fora. E também pinos como Spinpips e Raystorm são para pessoas com um ótimo nível e que participem em competições, o que não é meu caso, agradeço as sugestões.

[]'s

Alguns Anjos usam asas outros usam fardas, entre o fogo e a água, entre a vida e a morte…HERÓIS POR OPÇÃO…!!!

NationalKid,

Na lista do link que o Matidiere postou, as palavras OUT, IN, LONG referem-se ao tipo de borracha (Pino, Lisa e Pino longo respectivamente).
As borrachas marcadas com uma cruz, após o tipo da borracha, deverão ser removidas da lista de borrachas aprovadas pela ITTF à partir de julho de 2008 (Conforme postado pelo MTN). A informação final para a saída destas borrachas deverá sair na lista de abril de 2008.
A Butterfly não tem nenhuma borracha que deverá ser excluída da lista aprovadas pela ITTF.

[quote=“SandroRJ”:gmokz96a]NationalKid,

Na lista do link que o Matidiere postou, as palavras OUT, IN, LONG referem-se ao tipo de borracha (Pino, Lisa e Pino longo respectivamente).
As borrachas marcadas com uma cruz, após o tipo da borracha, deverão ser removidas da lista de borrachas aprovadas pela ITTF à partir de julho de 2008 (Conforme postado pelo MTN). A informação final para a saída destas borrachas deverá sair na lista de abril de 2008.
A Butterfly não tem nenhuma borracha que deverá ser excluída da lista aprovadas pela ITTF.[/quote]
Como já comentei anteriormente, eu não li o texto antes de ir para a listagem.

Bombeiro, não sou um excelente jogador. Jogo razoavelmente, porém tenho um bom conhecimento de materiais pq já testei muitos.
O RITC 802 é um pino com excelente efeito, no entanto a esponja dele é dura. Se vc joga chapando a bola é uma ótima opção. Porém se vc for classista e usa pino no back, eu sugiro o TSP Super Spinpips ou o BTY Chalenger Atack.[/quote]
joguei com um 563 máx… o pino é ótimo, mas eu tenho uma dificuldade imensa com borrachas grossas, desde que me conheço no mundo do tenis de mesa usei só 1.8… enfim… eu tenho o 802-1 (acho que é outra versão do 802) ele dá realmente uma quantia boa de efeito, bem superior a um 563 da vida, dá pra dar uns drivezinhos, mas não presta se for jogar dando drive, é mais pra abrir a bola ou uma jogada “diferente”, e a esponja dele é bem macia, se for comparar a dureza deve ser ± a de uma sriver, a versão que comprei é com a “famosa” hrs sponge, achei beeeeem controlada a esponja coloco bem mais bolas na mesa do que com o 563, só que em compensação a bola do 802-1 não cai tanto quanto a do 563 que lembra bastante um longo, mas é um bom pino, dá pra encurtar bem as bolas com ele, e dependendo da forma com que você dá o choto (sou caneteiro) a bola morre bastaaaaaaaaante… só que acho que todo mundo que tá iniciando em pino eu to cuma dificuldade IMENSA de acertar o tempo de bola no jogo, no treino tá indo até, mas no jogo tá difícil… sem contar que alguns vícios de lisa aparecem no pino e prejudica o desempenho

Depois de alguns meses usando pino curto no back posso dizer realmente sobre as vantagens e desvantagens que percebi.

Vantagens:

• É muito mais fácil bloquear ativo em drives que vem com efeito ou com velocidade do que com borracha.
  • É mais fácil dar harau em saque curto (morto ou p/baixo).
  • E o pino que eu uso não perde muito em eficiência com bolas cavadas. Dá pra colocar bastante peso mesmo com ele.
  • Dá pra realizar diversos golpes aproveitando a energia que o adversário já colocou na bola.

Desvantagens:

• Muito mais difícil gerar efeito do que com uma borracha
  • Quando um atleta saca bem longo e pesado, é dificil abrir de top usando o pino, o atleta tem que desenvolver footwork pra sair de forehand.
  • Em termo de tomar a iniciativa, o pino é mais complicado, se o adversário não atacou e você tem que atacar de pino, é mais dificil do que quando a bola já tem energia pra você aproveitar.

Boa tarde Jadson.
Qual pino vc usa?