como se faz o saque c/ efeito p/ cima e suas combinações

a dúvida eh como se faz o saque c/ efeito p/ cima?
onde se pega na bola p/ proporcionar tal efeito?
e se dah p/ combinar aos efeitos laterais?
:?

Bom sou novo no esporte jogo a um ano e me corrijam se estiver errado para fazer esse efeito a raquete deve estar nessa posiçao | e move-lá para cima e para combinar com o efeito lateral a raquete deve estar nessa posiçao /e move-lá para a direita.

[quote=“Cortador”:zaapek4x]Bom sou novo no esporte jogo a um ano e me corrijam se estiver errado para fazer esse efeito a raquete deve estar nessa posiçao | e move-lá para cima e para combinar com o efeito lateral a raquete deve estar nessa posiçao /e move-lá para a direita.[/quote] :oops: bem como assim | ?a raquete reta?

Eu conseguo sacar com efeito topspin e lateral tentando imitar o saque invertido do Schlager. Mas sem levantar o cotovelo e com um movimento muito rápido, o que faz com que o efeito seja diferente. A bola vai com efeito lateral e para cima. E por incrivel que pareça eu só golpeio na parte debaixo da bola, o que faz muitos iniciantes pensarem que é saque para baixo.

e o movimento mais fácil?raquete reta?
me explique por favor

Outras formas que conheço é sacar corrido, mas de friccionando nas costas da bola tal que o movimento da raquete vai para cima, ou lateral puxando a raquete para cima. É meio difícil explicar assim é mais facil com bolinha e raquete.

Eu consigo botar efeito pra levantar a bola dando saque com as costas da raquete igual a Zhang Yinning.
:o

[b]kara se vc kiser ter um saque bom de efeito
por cima vc tem q treina viu féra ?

eu particularmente treino uma hora soh de saques por dia !

se vc tiver um bom saque lateral curto vc vai dificultar muito o jogo
dos adversarios x))

tente colokar a rakete num agulo de 90 graus de acordo com a mesa…

para um saque eficiente tente raspar a bolinha bem na ponta dela

no meio eh um lugar de menos inpacto em saque