Como saber se meu saque está pesado?

Olá, queria saber como eu posso descobrir se o meu saque está saindo realmente pesado. Eu treinei saque para baixo hoje, e percebi que conforme eu mudava minimamente a maneira do saque, a bolinha agia de uma maneira, e outra vez de outra maneira. Imagine o cenário onde não é um jogo, e a pessoa irá fazer o mesmo saque duas vezes, e ninguém irá interagir com a bolinha após o saque. 1- O jogador tenta sacar muito pesado para baixo, ele saca e, quando a bolinha pinga na mesa do adversário, a bolinha vai gradualmente perdendo a velocidade de giro, então ela para de girar e não cai da mesa. 2- O jogador tenta sacar muito pesado para baixo, ele saca e, quando a bolinha pinga na mesa do adversário, ela continua o percurso girando, e cai para fora da mesa. Em qual das duas situações o saque está realmente pesado?
Uma pergunta bônus: Lançar a bolinha alto ou baixo, interfere na qualidade do saque? Lançar mais alto pode dar mais efeito do que lançando mais baixo?

Na verdade vc está comparando saques de profundidades diferentes. PROVAVELMENTE o segundo está mais pesado que o primeiro. Vc mesmo está descrevendo o giro, então já sabe qual está mais pesado, pq é simplesmente o que tem mais rotação.

Agora, para julgar pela trajetória da bola, vc precisa sacar curto, para assim a bola ficar na mesa e te demonstrar se o saque está mais ou menos pesado. Neste caso, se ela retornar na sua direção, está mais pesado, e quanto mais rápido isso acontecer, mais pesado está. É bem simples. Mas se vc tiver dificuldade de sacar curto, vai ter que sentir pelo toque mesmo ou observar a rotação.

Quanto ao lançamento, quanto mais alto, com mais energia a bola desce POSSIBILITANDO (não necessariamente determinando, pq depende da qualidade do sacador) que se imprima mais rotação. Mas claro, é necessário muito treino para não ter mais risco de perder do que de ganhar pontos com isso.

1 Curtida