Como preparar sua raquete

Aos iniciantes no esporte sao recomendaveis algumas medidas simples antes da primeira “colagem” na raquete, sob o risco de danificar para sempre o seu material.
Alguns modelos de raquetes soltam fiapos de madeira quando descolamos a borracha. Com o uso constante (colar/descolar) tais fiapos vao se transformando em sulcos indesejaveis, interferindo ate mesmo nas batidas. Para que isto seja evitado e necessario que se aplique uma camada protetora nos dois lados da raquete (no caso dos modelos classicos). Essa camada protetora pode ser feita com diversos materiais: verniz, racket coat da TSP, etc. Ai vai a minha “receita”.
1 - Uma lixada(com uma lixa #120), bem de leve, em toda a superficie da madeira, inclusive nas bordas, para dar uma leve arredondada e evitar lascas.
2 - Passar esmalte de unha incolor da seguinte forma: ponha uma quantidade bem pequena em um dedo e espalhe fazendo circulos. Espalhe rapidamente, pois o esmalte seca muito depressa. Faca quantas espirais forem necessarias ate cobrir toda a superficie.
3 - Deixe secar (na sombra) por umas 2 horas.
4 - Mais uma lixada na superfixie, bem de leve.
5 - Aplicar spray de cabelo (laque) ate cobrir toda a superficie. Retirar o excesso rapidamente para deixar a face da raquete bem uniforme, lisa.
6 - Repetir o item 3.
7 - Um rapido polimento com um pano macio e pronto.
Pode nao ser tao simples assim, mas e muito melhor que ter a sua raquete se desmanchando a cada descolada de borracha.

Obs.: Algumas pessoas passam uma mao de verniz, mas, na minha opiniao, o verniz muda as caracteristicas do toque da raquete. Alem de impedir que a borracha cole firmemente na madeira.

Seguinte Nataka, sei q nao sou melhor q vc… sou um iniciante ainda :lol:

hj eu comprei uma butterfly modelo biriba 51, 5 estrelas
quando a borracha descolar ou estiver saindo. oq´posso fazer??

Até onde eu sei, não é recomendado trocar a borracha da Biriba… :roll:

Valew Oraculo… bem… eu tenhouma raquete nova comprada hj… hehehehe axo q vo fica um bom tempo sem precisar “comprar uma nova”

Joola Blade Sealing é muito bom também. Mas pelo que ouvi dizer, é um verniz pra madeira comum, embalado pra mesatenista.
Verniz em spray é bem fácil de aplicar e seca rápido. Mas é imprescindível uma boa lixada pra deixar a madeira bem lisa sem nenhum fiapo saltado, por q o verniz não faz milagre, só evita que a madeira grude na esponja e comece a puxar as fibras ou que a madeira rasgue a esponja ao tentar descolá-la. Outra coisa importante é limpar bem a madeira depois da lixada, pra que o pó da madeira não se misture com o verniz e impeça o contato do mesmo com a raquete, o que faria com que algumas partes da madeira ficassem bem seladas e outras continuassem a grudar, soltar fiapos etc…

Geralmente as raquetes pré-montadas, ou seja, as que vem já prontas, nunca é aconselhável retirar a borracha. Elas não foram feitas para isso, além do material se estragar facilmente.

eu tirei a borracha da minha mandarin, fico toda destruída, mas eh o q ela merece

vc realmente é um vândalo. não bastou ter destruido a borracha antiga, cortou a tackfire no meio
heiauheuiaheuiheu

[color=green]Olá, Pessoal!
Comprei meu PRIMEIRO material nessa semana e gostaria de saber se alguém trata ou tratou de forma semelhante como na “receita” descrita acima.
Pergunto, porque acho válido fazer um prévio tratamento na madeira antes de começar a colar para dar durabilidade no material.
Essa informação me ajudará a tomar uma decisão antes de realizar a primeira “colada” da minha vida.
Um forte abraço, Jorge
[/color]

Eu já viz em uma madeira que tinha antes desta da assinatura, porém aconselho a usar o esmalte incolor com um pouco de alcool, fica mais facil de manipular, e ajuda a secar mais rapido, deve-se lixar antes limpar com um pano pouco úmido, passar o esmalte deixar secar bem mesmo e depois lixar novamente e limpar com o pano novamente, a parte do laque de cabelo você esquece não tem necessidade nenhuma você mesmo vai ver isto além de proteger parece que tá uma melhorada no feeling da madeira, esta minha madeira que consta na assinatura não precisou pois, já vem envernizada.

Blz…

:smiley:

[color=green][i][b]Como estou aprendendo, fiz a colagem em uma raquete antiga, comprada pronta, após descolar as borrachas.
Vão as perguntas:

1. O resíduo de cola antigo que fica na madeira deve ser removido?
  2. Acho que a OTSUKA reagiu com o esmalte. Estou com receio de passar na minha madeira nova.
  3. Onde e qual o tipo de REDUCOLA comprar para diluir colas? VIPAL é para colar pneus de bikes?

Valeu![/b][/i][/color]

e agora com o teste do enez, q produtos poderemos passar para selar a raquete???

a tsp se nao me engano lançou um selante a base de agua

eh fui pesquisar sobre o racket coat e pela descrição agora eh feito a base de água.

Galera eu comprei uma shido da butterfly e depois de um tempo a borracha nao tinha mais efeito nenhum ai oq eu fiz tirei a borracha velha tive q raspa o resto da borracha q fico na madeira com muito cuidado pra nao estraga e depois lixei ela com uma lixa 180 fikou muito bom e colokei uma borracha nova uma tackiness tb da bty nao posso reclama fikou melhor q antes agora em biriba nao recomendo faze isso tb nao. Recomendo compra uma madeira melhor e uma borracha acaba saindo mais em conta. Eu comprei uma carbon furios kws e uma borracha da tsp a real fico show.

Acredito que nem todos fazem essas ‘arrumações’ antes de colar pela primeira vez. Eu certamente nunca fiz!
Mas assim, a cada troca de borracha eu tomo cuidado para remover todos os resíduos da madeira, cola velha, etc.

Não sei se influencia em algo, mas eu sempre passo cola na madeira e na borracha, e deixo secar bem, antes de prensar.

Para tirar a borracha, talvez por isso, elas saem com certa facilidade sem danificar nada.