Como os que costumam competir se sentiam nas primeiras?

Vai fazer três meses que eu “treino”. Me disseram pra participar de umas competições que acontecerão agora nas férias. As pessoas que me disseram pra participar incluem: a treinadora, outro mestenista mais experiente do clube, uns pivetes que disseram que já se “acostumaram”.
Tenho me sentido bastante desestimulado ultimamente, por uma infinidade de fatores. Mas num tô nem aí, vou na raça mesmo.

Só queria saber:
Como vocês se sentiram na primeira(s) vez(es)?
O que fazer, para manter o foco (concentração)?

bem… eu tenho 2 anos e meio de treino… por isso num posso falar muita coisa!
mas nos meus primeiros campeonatos, me lembro muito bem, eu comecei a treinar muito tarde (14 anos) entaum pegava um pessoal ja “experiente”, entrava muito nervoso na mesa, mal me movimentava, sentia muita pressao ( parecia q todos estavam olhando seu jogo!), muitas vezes, acabava entregando o jogo.
Com o “tempo” e participações em campeonatos, esse nevosismo ainda existe ( sempre vai existir) mas é uma coisa legal de sentir, e acabei consiliando, antes uma coisa q me atrapalhava, hj, consigo superar.
luto em todos os pontos, e mesmo perdendo, sei q estou evoluindo.
Por isso falo, campeonato eh totalmente diferente de treino, vc joga com pessoas diferentes, estilos diferentes. eh uma sensação otima, o clima eh muito diferente de treino, vc evolui muito a partir do momento q vc começa a participar de campeonatos!!!

concentração eh algo q vc adquire com o tempo… uns conseguem mais facilmente, outros naum.
o negocio eh esquecer o pessoal q esta de fora do jogo… e se focar no jogo.
o q tento agora eh dar o melhor de mim em cada partida, pois mesmo se perder, saberei q fiz o meu melhor, sempre procurando melhorar!!!

nas primeiras vezes que comecei a competir, nao conseguia fechar partidas…nao sei pq… nao ficava nervoso… mas pra comecar a fechar partidas em campeonato comecei a ser mais frio, fiquei nervoso mesmo apenas uma vez, quando estava comecando…mas isso era por causa da pressao, era um jogo pau-a-pau, tava 2x2 com8 a 8 no ultimo set, num catrinense… e acabei perdendo esse jogo…
hj, com essa frieza, tenho muita tranquilidade…nem percebo esses gritos desses cara ai…yo, isso…ehe…nem grito tambem…prefiro ficar frio nao esquentar a cabeça…assim tenho facilidade agora em partidas nervosas e em jogos dificeis…

faz um pouo mais de 1ano q treino. Não sei se isso acontece com muita gente aqui mas ate hoje ainda não consegui controlar meu nervossismo na hora dos campeonatos. Qdo eu fico nervoso a 1 coisa q acontece é minha mão ficar meio mole, por isso eu seguro um pouco mais firme na raquete e isso atrapalha muito os meus movimentos. Espero que eu consiga vencer esse defeito algum dia e poder jogar pelo menos metade do que eu desenvolvo nos treinos.

Se alguém tiver alguma dica de como se concetrar melhor nos campeonatos e vencer o nervossismo eu agradeço. :oops:

Uma vez eu vi a seguinte frase: “Se você teme perder já está derrotado”

Acho que eu entro no jogo com medo de perder. Gostei muito qdo o Fábio disse em entrar no jogo pensado em dar o melhor e jogar bem, se preocupar-se muito com o resutado. Vou lembrar disso nos próximos campeonatos. :wink:

cara… uma coisa q ajuda bastamte nos jogos eh gritar, assim vc solta todo aquele nervo preso. Jogue por cada ponto, nunca desista, naum fique pensando no ponto q passou, cada ponto eh cada ponto, jogue o q esta sendo disputado, sempre dando o seu melhor!!!
nunca desista…

O pessoal do fórum já deve ter lido a notícia sobre o técnico espanhol que veio ministrar clínicas aqui no Brasil

Participei de uma delas, e me lembro de um dos exercícios, o qual achei muito interessante:

A princípio o treinador apenas defende enquanto o atleta ataca, e depois de um período de aquecimento o treinador propõem um “castigo” q se acumula a cada erro do atleta

Se o atleta erra, por exemplo, 10 “bolas” seu castigo é dar 10 pulos sobre o “aparador”

Num treino é impossível simular uma situação perfeita de campeonato, porém é uma forma de pressionar o mesatenista, exigindo o acerto dele em cada jogada

Da mesma forma q acontece num campeonato, onde há a pressão sobre o erro

Este exercício tb pode trazer outros benefícios, mas nesse caso o foco é a concentração