Como mudar de empunhadura e qual material escolher

Boa Noite!

Faz muito tempo que não jogo o tênis de mesa, sempre fui caneta japonesa mas agora com meus filhos treinando eu tento acompanhar um pouco até pra sair do sedentarismo, não tenho a mesma agilidade de antes e pra recomeçar o que vocês me indicariam, sair de Caneta para Classineta ou Classico mesmo, quero mudar, a transição da caneta ficaria mais fácil pra qual estilo?

E qual material para uma nova raquete seria o ideal, tenho alguma experiência mas nada relevante.

Obrigado pela ajuda!

Leandro, seu caso é parecido com o meu, também joguei com caneta japonesa no passado quando havia tentado uma transição para o clássico devido uma contusão e voltando recentemente estou treinando apenas com clássico e também avaliando qual material será mais adequado para minha idade porque não sei se aguento ficar atacando como fazia antes.

O clássico é menos cansativo e mais natural, creio que a adaptação seja realmente uma questão de treino e se você tiver a oportunidade de treinar em algum clube melhor ainda pois o instrutor irá te orientar melhor sobre essa transição do backhand que é a diferença mais significativa.

Eu havia jogado por quase 4 anos antes de parar, então já estava acostumado com material rápido, mas se não for o seu caso eu acho que algo como uma Yasaka Extra pode ser uma boa pedida, é o que recomendam para o pessoal lá no clube e achei muito fácil de controlar quando bati bola com uma.

Leandro,

já joguei nos três estilos e acho que posso te ajudar, acho que o mais versátil de todos, sem dúvida, é o clássico.

O caneteiro Jpen seria o mais agressivo, exigindo um trabalho de pernas fenomenal. Quem acha que para reduzir a movimentação é só colocar um pino curto para ficar parado bloqueando, se engana! Já testei também. Funciona no começo, depois os adversários se acostumam e você tem que se movimentar e desenvolver seu jogo do mesmo jeito (He zhi Wen, jogador caneteiro que usa pino e tem mais de 50 anos, parece que veio de outro planeta.). Além de não ser muito eficiente contra outros jogadores caneteiros e contra jogadores clássicos que usam mais a batida chapada.

O classineta também achei muito voltado para o ataque, achei mais eficiente que o caneteiro para um jogo ofensivo perto da mesa, principalmente com borracha chinesa no forehand e euro/jap no back. Tentei usar borracha euro/jap no fore, mas pelo princípio da ação e reação, a bola que vai rápido, volta rápido também. Cai no jogo tradicional do caneteiro com a opção do backhand classineta.

Resumo: se você quiser um jogo mais versátil, que te permita equilibrar ataque e defesa (allround) acho o clássico mais adequado. Se você quiser ser mais ofensivo (fechar o ponto na 3ª ou 4ª bola) acho o classineta mais adequado (principalmente com borracha chinesa no fore).

Bom Dia Nasche e Luiz!

Obrigado por responderem meu tópico.

Então, minha dúvida principal é qual estilo de jogo é mais fácil se adaptar, e como já jogo caneta pensei que classineta a adaptação fosse menos sofrida!

Eu gosto de ser mais ofensivo e acho o estilo classineta mais divertido e bonito.

Poderiam me indicar algum material? Algo que não fosse um absurdo de caro agora de início mas com qualidade ! Acho que uma borracha rápida no fore e uma mais controle no back seria o ideal, o que acham?

Olá Leandro,

Tendo em vista essas duas coisas que você falou:

e

Acho que o melhor seria você ser classineta. Realmente uma borracha mais rápida no fore e uma mais de controle no back pode realmente ser o ideal.

Como sugestão de materal não absurdamente caro e novo:
Raquete: DONIC PERSSON SEVEN CANETA
Forehand: DONIC ACUDA S1
Backhand: DONIC BLUES T1

Qualidade para o início da sua transição é garantida com esse conjunto.

Att.,

Leandro,

o que eu quis dizer indiretamente foi que a adaptação é relativa. Não depende só de você! Depende de uma série de fatores.
Você vai apenas se divertir com seus filhos em casa, no clube recreativo?
Vai disputar campeonatos?
Vai treinar em clubes específicos de TM?
O único motivo de mudar de empunhadura é a falta de preparo físico? Se a resposta for sim, não seria mais prático (e saudável) adicionar um pouco de atividade física a sua rotina.
A mudança de empunhadura pode ser até mais trabalhosa que a prática de alguma atividade física para fortalecer a musculatura e desenvolver a resistência. Além de que a mudança de empunhadura não dispensa a necessidade de movimentação. Como você disse seus filhos estão treinando e, provavelmente, vão evoluir rapidamente.

Se você acha o estilo classineta mais divertido, concerteza você vai ter mais motivação para jogar. Recomendo uma raquete de 5 lâminas de madeira: Donic Persson Exclusive Off, com duas borrachas com alto controle: Donic Vario no forehand e Donic Vario Soft no backhand, ou Yasaka Mark V no fore e Mark V AD no backhand, ou Butterfly Sriver no fore e Sriver FX no backhand.

Obrigado Julio, achei muito boa sua sugestão!

Luiz, Entendi o que você salientou, seria mais prático reforçar meu condicionamento do que mudar de empunhadura.
Aqui temos um clube que eu pretendo treinar e disputar os torneios internos . O motivo da troca é realmente evoluir no sentido técnico, claro que o condicionamento influência, mas não estou tão ruim assim, apesar dos pesares ainda jogo futebol e isso ajuda.

A questão é que o TM evoluiu bastante desde a época que praticava, e seria um novo incentivo treinar algo diferente, acho que o classinet vai me ajudar nesse aspecto, diminuir um pouco a necessidade física já que não precisa sair tanto com o corpo da bolinha (por favor não entendo, nada estou falando sem conhecimento na base do “achismo”), agora se o classineta for muito complicado de pegar e a movimentação não tem diferença do caneta, aí eu optaria pelo classico!

Leandro,

não se preocupe, o fórum é pra tirar dúvidas e discutir o TM mesmo. Também não sou um “expert”, só estou tentando ampliar o ponto de vista da questão.
O classineta tem vários pontos em comum com o caneteiro sim, depende da combinação de borrachas e do estilo de jogo. Se você utilizar borrachas euro/jap tensionadas no fore, o jogo pode ficar bem semelhante ao caneteiro e dá a opção de shotar com a borracha de fore ou fazer drive de back. A questão de desenvolver o backhand classineta, também chamado de “RPB: Reverse Penholder Backhand”, é só treino.
O RPB não é um “bicho de sete cabeças”. Quando comecei a treinar o RPB parecia coisa de ET, não é um movimento natural como o back clássico. Achei que nunca iria aprender, mas com o tempo me acostumei e mesmo jogando no estilo clássico hoje, quando pego uma raquete classineta para brincar, o RPB sai fácil.

Tem a alternativa para defesa também, que é usar pino longo ou borracha anti-spin no back. Aqui em BH muitos classinetas usam, e até alguns que se dizem caneteiros usam só para responder saque. Geralmente um pino longo sem esponja.

Abraço.

Vou iniciar uma campanha a nível mundial. Para o bem do esporte não indiquem pino longo, vamos preservar o tênis de mesa :lol:

Opa, falou comigo? :whistle:

Quanto ao autor do tópico, se era caneteiro e quer mudar de empunhadura o mais natural é tentar o estilo classineta.
Se mudar para clássico pode ter alguma dificuldade principalmente no backhand. Lembre-se que quem joga clássico normalmente tem a vantagem no backhand sobre caneteiros, logo não pode ser algo deficiente.
Mas não pense também que o RPB é algo fácil de aprender. Não é. Tem que ter uma munheca muito azeitada para conseguir um RPB consistente.

O estilo mais natural realmente depende da condição de cada indivíduo.

Quem segura a raquete do modo caneta certamente considera natural assim proceder.

O estilo clássico é o mais “natural” no sentido de um leigo entender a mecânica dos golpes e mesmo assim manuseando a raquete shake hand há quem tenha facilidade para o fore hand ou para o back hand.

Quanto a questão proposta pelo autor do tópico, podemos evoluir vários aspectos no Tênis de Mesa: Técnico, físico, tático e psicológico.

Ajustes em um ou mais destes fatores certamente irão refletir em seu desempenho futuro, seja ele lazer ou competição.

No quesito técnico que seria a mudança da empunhadura ou acréscimo de uma borracha para RPB, o início seria estipular um período de treinos regulares para avaliar juntamente com um técnico seu desempenho e possibilidades: índice de acerto, adequação de movimentos, conforto, características individuais, colocação de efeito na bola, tempo dos golpes…

De uma forma ampla e geral, o estilo caneta com apenas uma borracha exige maior movimentação e especialização de golpes, o estilo caneta com duas borrachas serve para ampliar este repertório de golpes, mas não substitui um bom controle de choto ou bloqueio assim como apresenta um ponto fraco do clássico, bolas no meio do corpo (se o jogador defien apenas usar RPB ou mesmo bloquear com ele).

Um erro comum é utilizar RPB como bola primordial na estratégia de jogo, além de um bom controle de fore, choto e entendimento de efeitos, alguns requisitos básicos para evoluir, ele é um recurso de ataque no lado esquerdo do corpo, apenas isto, não deveria ser o foco.

Quantitativamente há maior número de jogadores classistas destros, pode se jogar bem ou mal em qualquer estilo, com qualquer material, com ou sem movimentação, todas estas variáveis formam os diversos níveis de praticantes.

Eu tive exatamente este problema jogando com RPB. Se por um lado eu tive um recurso de ataque a mais, por outro eu perdi muito em controle de bolas colocadas e de bloqueio. E quando digo bloqueio é bloqueio normal mesmo, sem ser com o RPB. Isso porque a raquete fica mais pesada e disparando mais do que com apenas uma borracha.
Além disso achei muito desconfortável apoiar os dedos na borracha de trás, quando suava nas mãos ficava horrível para jogar. Jogando com apenas uma borracha, ou com borracha de pino seco atrás é muito mais confortável.

Vou tentar a caneta chinesa como um recurso de ataque a mais, conforme nosso amigo Hinoki comentou. Eu jogo próximo da mesa, mais ofensivo, acho que o estilo vai se ajustar melhor que o clássico, vou tentar uma raquete rápida, mais do que não dar certo não acontece.

Ainda estou aberto a sugestões de material caso alguém possa compartilhar mais alguma coisa.

Obrigado por todos os retornos que recebi, excelente fórum!!!