Como manter o controle

Exite algum tipo de treinamento que faça com que se tenha controle, de si mesmo durante uma partida tipo não ficar nervoso a ponto de errar tudo, se souberem por favor postem aqui;…

Eu nao sei com certeza mais e melhor vc tenta se concentrar apenas nas jogadas :smiley: e ignorar os problemas

O controle tem a ver com concentração, execução de estratégias treinadas durante a fase de preparação, regulação da ansiedade através de rituais próprios (distintos em cada jogador).

Jogar como se treina e treinar como se joga.

A finalização dos pontos é uma das formas de terminar a partida, é necessário estabelecer uma meta ponto a ponto, perceber a intenção do oponente.

Se necessário trocar mais bolas e preparar mais as bolas de definição para o índice de erros diminuir gradativamente.

Vc deve separar um tempo do seu treinamento não só para técnicas e táticas, vc deve se preparar para uma partida psicologicamente, estar preparado para não se importar com os erros, manter sempre a confiança em vc mesmo, e focalizar as jogas, deve se treinar a sua concentração a ponto de não escutar os sons externos a partida (raros são os jogadores que conseguem)…eh meio ortodoxo, mais tai-chi-chuan, yoga entre outras trazem esse tipo de treinamento mental para concentração…

O controle tem a ver com seu estilo de jogo, envolve também o tipo de material que vc utiliza.
Uma raquete ou borracha mais rapida ira proporcionar um controle mais dificil para a bolinha.
Uma raquete mais lenta ira melhorar este quesito, mas ira deixar seu ataque mais lento.
Então vc deve encontrar um equilibrio entre ataque e controle em relação ao seu jogo.
A partir daí vc irá treinar, uma coisa legal para se praticar no treino é marcar aonde vc irá colocar a bola no momento do treino.
Vc marca a mesa levemente com o giz, ou um copinho plastico com peso, e tenta acertar a marca ou o copinho em diversas situações, vindo da esquerda para direita, em drive, choto. Desta forma irá proporcionar um maior controle da bolinha, e maior chance de colocar o adversário em dificuldade, refinando o seu jogo. Mude a posição da marca ou do copinho, domine todo o espaço da mesa, desta forma vc poderá melhorar o seu jogo e surpreender o adversário. Ryu Seung Min nas Olímpiadas fez isso diversas vezes com os adversários, no momento em que eles iam atacar deslocava a bolinha do lado contrário, demonstrando um tremendo controle, e atacando aonde ele queria por diversas vezes. existe uma reportagem na ttplayer falando sobre isso.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons treinos.

[quote=“AldoSilva”:z1w7bzc6]O controle tem a ver com seu estilo de jogo, envolve também o tipo de material que vc utiliza.
Uma raquete ou borracha mais rapida ira proporcionar um controle mais dificil para a bolinha.
Uma raquete mais lenta ira melhorar este quesito, mas ira deixar seu ataque mais lento.
Então vc deve encontrar um equilibrio entre ataque e controle em relação ao seu jogo.
A partir daí vc irá treinar, uma coisa legal para se praticar no treino é marcar aonde vc irá colocar a bola no momento do treino.
Vc marca a mesa levemente com o giz, ou um copinho plastico com peso, e tenta acertar a marca ou o copinho em diversas situações, vindo da esquerda para direita, em drive, choto. Desta forma irá proporcionar um maior controle da bolinha, e maior chance de colocar o adversário em dificuldade, refinando o seu jogo. Mude a posição da marca ou do copinho, domine todo o espaço da mesa, desta forma vc poderá melhorar o seu jogo e surpreender o adversário. Ryu Seung Min nas Olímpiadas fez isso diversas vezes com os adversários, no momento em que eles iam atacar deslocava a bolinha do lado contrário, demonstrando um tremendo controle, e atacando aonde ele queria por diversas vezes. existe uma reportagem na ttplayer falando sobre isso.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons treinos.[/quote]

Aldo,

É uma boa diaca para se treinar o controle da raquete, mais acho que ele estava falando em se controlar a mente mesmo…o nervosismo…etc…

Tá ok

Isto tem a ver principalmente com seu temperamento diante das dificuldades durante o jogo.
Muitas vezes o nervosismo toma conta do jogador quando ele fica ansioso para terminar o jogo, ou por provocações externas.
Uma boa dica é ter alguém sempre dando apoio durante o jogo, fazendo a vez do técnico, ele enchergará os erros que vc não vê durante o jogo.
Um grande exemplo de autocontrole é o MaLin, em um jogo contra Timo Boll, que é totalmente o oposto, Timo Boll teve a vantagem de 2 sets a 0, e por diversas vezes teve a oportunidade de fechar o set e não conseguiu, todas as vezes que errava demonstrava grande nervosismo, não por falta de capacidade e sim por falta de auto controle, aonde Ma Lin tinha de sobra, e isto vem com a experiência e maturidade do atleta.
Uma boa dica é corrigir os seus principais defeitos com a ajuda de seu treinador, ou alguém com mais experiência, repetir nos treinos até sua correção, ai os defeitos se tornarão seu ponto forte, se concentrar no jogo em si para explorar os pontos fracos do adversário. Não ligar para provocações externas se concentrando apenas no jogo. Não ficar irritado consigo mesmo quando se erra, anote os erros para corrigi-los depois.
Tente durante os treinos se desligar daquilo que esta em volta, se concentrando apenas no treino ( mesa, bola, raquete, oponente ou parceiro). Existem varias técnicas para atenção concentrada e varios jogos para isso, procure aquele que mais te agrada, Eu gosto de jogos de memória ou Xadres. Asistir os jogos ou videos com treinamento também é uma boa, varias técnicas que eu uso durante o jogo aprendi assistindo os videos voltando o lance e repeti nos treinos, deu certo.
Boa sorte, e bons treinos grande.

Outra dica: treino e’ treino, e jogo e’ jogo. Todos temos tendencia para tentar corrigir movimentos que nao estao dando certo durante os jogos, e isto te leva a perder o controle facilmente: pois enquanto voce “treina”, o adversario marca pontos. Tente concentrar-se em identificar as situacoes que estao levando a pontos seus, e conduza o jogo para isto. Proverbio chines: a hora de afiar a espada e’ ANTES da batalha comecar.

Mesmo se voce estiver jogando com colegas ou adversarios mais fracos porem estiver contando pontos, leve o jogo a serio. Isto evita outra tendencia geral: a de amolecer o jogo quando estamos na frente do marcador. Muita gente perde jogos assim, vendo viradas impressionantes do adversario.

Sds,

Manwork

Teve uma frase que eu achei muito interessante, acho que foi o hinoki que escreveu: “Treinar como se joga e jogar como se treina.” Nada + verdadeiro. Durante os treinos a dedicação e seriedade devem ser absolutas, como se valesse um prêmio valioso, e na verdade vale mesmo: seu desenvolvimento. E durante os jogos procurar aplicar aquilo que foi treinado. Uma excessiva seriedade durante o jogo pode te travar na mesa por medo de errar.

um ótimo treinador me falou que nessas horas deve-se respirar fundo para mandar oxigênis em nosso sangue,tentar dar o melhor saque,forçar o ponto fraco do adversário e naum fikar colocando bola e sim tomar a iniciativa do ataque.além de td isso deve-se treinar essa parte psicológica no próprio treino concentrando para se fazer o melhor.bem pelo menos essas dicas melhoraram mt essa parte de nervosismo.flw

É realmente muito dificil. Eu me preparo psicologicamente no 1 set, tentando definir qual estilo de jogo devo adotar pra ganhar. Geralmente eu sempre perco o 1 set, mas aí eu consigo entrar nos proximos sets mais seguro e confiante. É uma artimanha minha, utilizar o 1 set pra entrar no ritmo, as vezes , vc acaba levando facil o jogo por ter encaixado tudo no 1 set. Isso me ajuda bastante, pq se eu forçar bastante no 1 set, os outros eu sempre jogo melhor, com menos medo.
Pior hora do jogo: 2x2, 9x10, saque de quem está com 9. Pelo menos comigo, sempre dá um branco, e eu tenho medo de qual saque dar…

Da Ilha da Madeira respondo:Físico(coração), mental(Intelecto-cognição), emocional(sentimentos-medo).Físico: diminua os seus batimentos cardíacos através de uma respiração adequada.Informe-se quanto a isto. Mental: ocupe sempre a sua mente com os procedimentos técnicos e tácticos do jogo. Isto não deixa espaço ao seus sentimentos negativos, seus inimigos internos. Emocional: esqueça. No ténis de mesa aquele que deixa de pensar, perde.

Exelente tópico!
Na minha opinião:
A concentração eh fundamental, não eh possivel superar qualquer dificuldade sem ela… e a irritação na hora do jogo na minha opinião, eh normal em pessoas “prodígio” que geralmente, tem muita facilidade de aprender elas geralmente se acostumam a ganhar bastante em um tempo abaixo do normal e esquecem que a vida não se vive somente pra vencer ou acertar; temos tbm aquelas pessoas “mimada” (ou que não tem muitas dificuldades em seu cotidiano) elas se esquecem como perder ou que eh possivel errar, tendem a culpar sua propria raquete, reflexo de luz, chão escorregadio mas nunca culpa a si mesmo ou admite um boa jogada do adversário. Existem diversas formas de superar esse problema.
Indico a filosofia de jogo que é identificar a falha ou admitir que o adversário usou uma tecnica boa o suficiente para te induzir ao erro e procurar saber qual foi essa tecnica ou falha, para evitar ser pego por ela posteriormente.
E em um momento de definição da partida eh mormal se irritar com fatores como rede ou casquinha mais eh um absurdo culpar alguem por issu.

Costumo… pensar em outras coisas ou não pensar em nada!

Preparar-se psicologicamente… confiança, foco no jogo… esquecer o fator externo … mesmo sendo uma competição - trabalhe para alcançar seus objetivos, suas metas. “Nem sempre o primeiro lugar, traz satisfação.”