Como manter a pegajosidade da borracha?

Eu sei que, infelizmente, as borrachas se desgastam com o tempo, mas como fazer para as borrachas pegajosas durarem por mais tempo?
Andei pesquisando sobre e encontrei duas informações e gostaria da opnião de vocês:

  • Faz muita diferença proteger a borracha com aqueles filmes adesivos ou os normais já bastam?
  • Passar booster no topsheet recupera as características de fábrica?

É basicamente isso mesmo. Limpar a cada uso com limpador ou com água mesmo e aplicar aquele plástico protetor.

Nunca passei booster booster mesmo, mas azeite e óleo mineral recuperaram a aderência de algumas borrachas aqui. Foram 2 camadas de azeite e uma de óleono intervalo de 30 minutos, passava a camada, colocava o plástico e esperava o tempo. Obviamente isso não é permitido nas regras da ITTF, porém não tem como detectar, vai de você. Tem gente que usa umas gotinhas de óleo como limpador por exemplo. Recuperar as características de fábrica não, mas dá uma salvada.

1 Curtida

Se a borracha for chinesa, o óleo Singer ajuda

1 Curtida

O plástico adesivo faz muito diferença ou aquele normalzinho que geralmente vem como brinde já basta?

Para evitar diminuir drasticamente a vida útil de qualquer borracha o procedimento não tem a ver exatamente com a borracha.
O principal é manter a mesa e o chão limpos. Uma mesa suja é o que mais desgasta a superfície da borracha.

2 Curtidas

Boa noite @Will,

Aqueles plásticos NÃO adesivos que vêm com as borrachas chinesas para mim são os melhores protetores de borracha que existem. Tanto é que eu ainda tenho alguns poucos sobrando em casa e guardo para uso em outras borrachas dependendo do “protetor” que vier com elas. Eles são de um plástico rígido o suficiente para não ficar enrolando ou dobrando, muito fáceis de colocar sobre a borracha, aderem bem e não acumulam sujeira. E é JUSTAMENTE por isso que não recomendo adesivos, pq no fim acabam muitas vezes grudando pó e impregnando-o ao invés de proteger.

Sobre recuperar características de fábrica de topsheet, NADA o faz. Alguns recursos de improviso existem, mas trazem mais risco que benefício, e lembre-se que estamos falando da parte mais importante da borracha, que toca a bola, portanto dependendo do estado dela ou do que vc fizer com ela, ela pode “jogar para o adversário”. O melhor caminho é cuidar preventivamente: limpar e proteger. Mesmo assim, ela vai desgastar, afinal nada que tenha a finalidade de causar atrito dura para sempre, mas com o cuidado, vc aproveita o máximo do material, seja em desempenho ou durabilidade. O booster pode sim ajudar a melhorar um pouco, mas é necessário muito cuidado e saber exatamente o que está fazendo (tanto se o booster é aplicável a topsheet, e poucos são, quando para o como fazer) para não fazer nenhuma besteira, afinal tb existe risco. Recomendo procurar informações diretamente com o fabricante.

A dica do @nakata é MUITO importante, pq é algo que damos sempre por garantido, mas que pode acelerar muito a degradação. E acrescento: adquira o cuidado de limpar bolas como parte da rotina, e sempre antes de colocar uma em jogo, esfrega-a na palma da mão, no bolso do shorts ou na camisa.

Abraços!!!

2 Curtidas

Obrigado, @Alcir, pelas dicas. Realmente como você disse não dura mesmo para sempre. A dica do plástico me economizou um dinheiro, vou ficar usando os que já vieram como brinde. O ruim do tênis de mesa é que o jogador sempre quer testar várias coisas para ver o que funciona e o que não funciona, mas infelizmente esse teste sai muito caro (20 reais em protetor adesivo, uma madeira nova é uns 400, tal borracha é mais 300 e por aí vai =)