Como limpar e quando limpar a borracha

Como, com o que e quando limpar a raquete de tenis de mesa?

Eu venho utilizando o tibhar grip no final de cada treino, mas o produto ja esta no fim.

E recentemente adquiri uma dignics 09c, é uma borracha de um custo elevado então quero “cuidar” da maneira certa dela.

Achei o butterfly spin refresh no site tmshop.com.br mas nao me pareceu muito confiavel.

De fato isso é um tema bem discutido.
Alguns dizem que é melhor não usar nada além de água, outros usam apenas uma esponja úmida, etc. A princípio, qualquer produto à base de água, sendo VOC Free pode ser usado.
Outras soluções “de marca” é o Spin Refresh da BTY, Donic Bio Clean e o Tibhar Grip.

Mas “eles” não querem que vocês saibam: (hahaha)

Na verdade, não passa de água desmineralizada - Ex: Cure Water da BTY
(que você pode comprar em auto peças por menos de R$5,00 o litro) com algum concentrado de detergente neutro e/ou alguma fragrancia.

Eu mesmo tenho um spray borrifador com água desmineralizada e um Donic Bio + esponja de micro fribra da Tibhar.
Uso a água para tirar a sujeira e algum possível suor após 2 partidas; e o Donic + água para armazenamento.

PASSO A PASSO

  • 1º - Borrife 2 vezes água desmineralizada durante partidas, e com uma esponja de microfbra, faça movimentos lineares suaves (baixo - cima | esquerda - direita). Vai retirar a sujeira do topsheet (poeira, suor, partículas, etc) e espere secar naturalmente; mas não deixe totalmente encharcada, apenas uma lâmina de água.

  • 2º - Ao final, quando não for jogar mais, faça os mesmos procedimentos e guarde com alguma proteção plástica, que pode ser os adesivos próprios de TM ou até memso um plástico de pasta de escritório recortado (Procure por “pasta L” para comprar). Sempre limpe periodicamente a superfície que vai ficar em contato com a borracha.

  • 2.1º - Se tiver algum produto especíco de TM, depois de borrifar a água desmineralizada, aplique o produto e espere secar (ou como definir as instruções) e armazene com alguma proteção.

  • 3º - Sempre limpe as bolinhas. Pegue um recipiente com água comum, coloque um pouco de sabão neutro, com um pano de microfibra ou com a parte amarela da esponja de louças vá esfregando suavemente até sair a sujeira (se já estiverem muito sujas - manchas pretas - aplique mais força, tomando cuidado para não amassar a bolinha; mas é provável que saiam os possíveis escritos/logotipos das bolinhas). Espere secar naturalmente ou seque com papel toalha ou panos que não soltem “fiapos”.

  • 4º - Verifique as condições do local em que joga (mesa, chão e paredes). Como é mais fácil de limpar a mesa do que o chão e paredes (hahaha); use a mesma água desmineralizada com um pouco de detergente neutro (para cada litro de água use 2 ou 3 colheres de café de sabão) e com um pano de microfibra ou esponja lava autos, limpe a mesa com movimentos circulares não deixando nenhum ponto com excesso para não estragar a madeira da mesa.
    Eu costumo usar um frasco pump (mesmo tipo do Spin Refresh da BTY que faz espuma - custa menos de R$10,00) para render mais e aplicar com menos trabalho e para evitar vazar na mochila.


Abs

Percebi no forum table tennis daily acho que tem uns 2,3 topicos por ano sobre isso.
Eu tenho a esponja da tibhar tambem, nao sei se é igual a sua, um lado azul outro bege/branco.

com relação a plastico de proteção, eu uso case, mesmo assim preciso do plastico?

E tem algumas pessoas onde eu treino que vem usando o Spinup Pro da 360tt, é 160ml e tem um preço interessante, nao sei se voce ja viu.

e com relação a limpeza das mesa minha academia é complicada kkk o dono dela se importa com o dinheiro e as tenergy em dia, os equipamentos da academia ta la kk

e com relação a agua desmineralizada vou ver se ja compro amanha.

Então temos a mesma esponja hahaha
Eu também uso case, so que é o duplo da Stiga, e com ele veio 3 pares de adesivo protetor; tem no Aliexpress para vender…

Eu sempre recomendo que use, nem que seja uma folha de papel ou cartolina sob as borrachas, mesmo com o case. Quando você abre ele, mesmo não percebendo, entra a poeira do ambiente; a borracha fica em contato com o revestimento interno que nunca vai estar 100% limpo…

Quando ao da 360tt eu comprei aquele de 60ml que é liquido, só para comprovar que era água mesmo… dizem para não beber, mas eu tomei e não morri hahahah

“Utiliza água purificada e ionizada sem partículas minerais. Limpa sem deixar resíduos na borracha, como acontece com o uso de água de torneira, mineral ou filtrada.”
O que é nada mais nada menos que água desmineralizada.

Eu acredito fielmente que seja apenas água e sabão neutro, talvez até, em algum caso, com algum desengordurante.
Eu não vejo como ser outra coisa (químico) além disso. Não acredito que não só a 360tt, mas qualquer outro que venda material de TM, tenha um laboratório de química no fundo da garagem para testar todos os detergentes em todas as borrachas existentes (hahahaha) se dizendo ser o melhor em eficiência, não passa de marketing se não as próprias marcas de borrachas recomendariam e/ou indicariam o uso e/ou viria com a borracha por um preço a mais.

Eu só vou me convencer do contrário se um dia, de forma presencial, eu vir sendo embalado algo a mais além de água a sabão.
Se você procurar em sites lá fora, vai ver que tudo que se diz limpador é algo muito simples (visualmente) e em nenhum caso no mundo você encontra a composição. Imagina o consumidor descobrir que é apenas água a sabão envasado por um preço de dezenas de dólares hahaha
Muitos não tem códigos de barras, não tem CNPJ, nem nada… só dizeres que favorecem a empresa criadora.

Qualquer coisa que de fato é um químico indistrial, vai interegir com o topsheet de alguma forma negativa. Vai retirar alguma propriedade da borracha; ficar esbranquiçada, etc…

E aí entramos num paradoxo:

  • Será que a marca fabricante da borracha, que depende das vendas das mesmas para sobreviver, está realmente preocupada com o que você passa ou deixa de passar nas borrachas?:thinking: :thinking:

  • Ela realmente se preocupa em gastar milhares ou milhões para desenvolver um produto para que sua própria borracha dure mais, e tenha menos vendas ou é um produto que diminui a vida útil para que você compre outra, entrando num ciclo infinito? :thinking: :thinking:**

Já vi relatos no Brasil, que há muitos anos atras, os atletas passavam cola diluida, refrigerante, óleo de cozinha, etc; quaquer coisa que depois de seca ficasse pegasoso… hahaha

Já como a 360tt, são meros revendedores, não vejo motivo para querem “prejudicar” o consumidor, afinal se trouxer prejuízo, não voltam a comprar com eles.
Mas não justifica o preço pelo produto, diferentemente de marcas internacionais, que precisam emitir nota, pagar importação, fábrica em escala, etc

-----------------------------------------------------CONCLUSÃO-----------------------------------------------------

  • Água desmineralizada é o suficiente para uma limpeza básica
  • Água com sabão neutro é bom para retirar a gordura, suor e poeiras ao final do dia
  • Um plástico protetor é sempre bem vindo
  • Sempre limpe com panos que não soltem fiapos ou que sejam muito grossos, o melhor é a microfibra ou algodão (aqueles de farmácia)
  • Não acredite em milagres, prometendo vida útil muito superior ou “repor” efeito ou velocidade
  • Desconfie de produtos que tenham cheiros de produtos de limpeza
  • Caso tenha alguma borracha velha, mas que o destino dela já seria o descarte permanente, experimente esses produtos e faça seu review pessoal
  • Aquela baforada e passada de mão resolve no meio da partida (hahaha)
  • Não deixe a raquete no sol, ambientes muitos frios (expostos)
  • Não use suor como água (haha)
  • Evite pegar diretamente nas borrachas
  • Não deixe ela apoida no chão, bancos, mesas, etc; sempre sob alguma coisa minimamente limpa
  • Não tente criar você mesmo produtos misturando químicos ou solventes (para sua própria segurança)
  • Há muitos anos, diziam que álcool 70º ajudava a limpar, porém as tecnologias avançaram, então não arisque

Acho que é isso hahaha

Abs

Boa tarde @Nikao,

Eu sempre me preocupei em não causar dano ao meu material, mas até um tempo atrás, era um tanto negligente com a conservação das borrachas, um tanto por preguiça, devo dizer. Basicamente, eu usava pelo tempo que tinha que usar, e no final da sessão, usava a boa e velha baforada antes de guardar e pronto.

Agora, a esta altura, já faz em torno de uns 5 anos que eu uso o limpador da 360TT. Comprei por oportunidade, para testar uma vez, e realmente me dei conta que o produto ajudava a preservar o máximo do material. E importante dizer: a palavra é PRESERVAR, ao possibilitar ao material que possa dar as melhores condições dentro do desgaste que possui, inclusive por ser usado com qualidade. Na verdade, com o tempo, vc se dá conta de que deve ficar mais preocupado se a sua borracha não estiver desgastando, pq jogar bem (evoluir) desgasta material. Simples assim. Mas bem, fato é que, com o limpador, que me rende bastante, de fato a borracha sempre rende o melhor que ela pode nas condições de desgaste natural que apresenta.

Portanto, na minha prática, o que eu recomendo é que o utilize (ou o que quer que seja) sempre ao final da sessão. Mais do que isso, transforma-se numa paranóia que tira o seu foco da prática. Durante o uso (sessão de treino, jogo), seja prático. Aí a boa e velha baforada é o suficiente, se necessário. E sobre a proteção da borracha, basicamente qualquer folha lisa que não corra o risco de transferir algo para a borracha são boas soluções, mas tb sem muita paranóia. Inclusive, não recomendo usar aquelas folhas adesivas que muitas marcas têm. Com o tempo, elas sujam mais do que protegem.

Abraços!!!

1 Curtida

EU USAVA POWER EFECT PARA LIMPAR E DAR EFEITO NA BORRACHA MAS NÃO É TÃO BOM COMO FALAM NA PROPAGANDA E PAREI. O SABÃO ALTERA OS PINOS INTERNOS DEIXANDO UNS MAIS MOLES DO QUE OUTROS CAUSANDO SPIN INVOLUNTÁRIOS. SÓ UM POUQUINHO DE ÁGUA É O QUE A MAIORIA FAZ E CLARO DEPOIS QUANDO NECESSÁRIO APÓS ALGUNS MESES SABONETE LÍQUIDO DE BEBÊ DILUÍDO EM ÁGUA SEM ESQUECER DE ENXAGUAR BASTANTE DEPOIS E SECAR A SOMBRA. EU USO TENERGY 80.

Guilherme e outros.

Há algum tempo, todo usuário do google e mais recentemente do Chat GPT se tornou especialista.
Incrível como escrever muito dá a sensação de saber das coisas pois eu testei e gostei ou mesmo bebi e não morri ou então entra poeira quando você abre o case, afinal, a raquete será usada dentro do case…

Quando citar polaridade(água, que é um solvente universal é polar, mas sujeira nem sempre, pode ser apolar.) e suas propriedades…
Quando citar tensoativo e não “detergente”, que é um dos compostos do “detergente”, e suas propriedades…
Quando citar desgaste por erosão por partículas ou pela bola…
Acho que poderíamos tentar conversar. Antes, posso dizer que é muito texto e vou esperar virar filme.

Apesar que não estou aqui pra ensinar como faço meus produtos, assim como a propriedade intelectual é protegida por lei, recomendo sempre a todos que testem e comparem meus produtos, ao invés de acreditar nas minhas palavras.
Afinal, shampoo também é só água com detergente e uma fragrância, mas não me serve pra nada, nem para o @Alcir…hahahaha

Gustavo Auad - 360TT

É um ácido que “desvulcaniza” a borracha. No processo de vulcanização é acrescentado enxofre pra aumentar sua resistência, o power effect remove o enxofre e deixa a borracha super frágil, por isso ela acaba tão rápido, fora o fedor…
Nem sei porque usam isso ainda.

Desde o início seu objetivo foi criar intrigas…

Informo que não é potável no rótulo pois só eu sei o que tem ali, mas como você não achou nada no google a respeito, resolveu beber. Genial!

Chame do que quiser, seja criativo a vontade, mas com isso demonstrou não ter ideia do que fala.

A ação do produto que prometo, entrego, por isso é o mais vendido do Brasil, já tem alguns anos. Inclusive encorajo os clientes a comparar com outros produtos , mesmo que seja as suas águas com detergente.

Como eu escrevi antes, você só queria tumultuar, essa sua mensagem prova isso.

Laudo, prova… Quanta bobagem. Pelo menos foi um texto pequeno.
Alias, tenho zero interesse em provar algo pra gente que só quer tumultuar ao invés de somar, zero mesmo. Seu caso.

Fispq é requerida para produtos químicos considerados perigosos, não é o caso do meu limpador, portanto não requer fispq. Mas como você é bom em usar o google, já deve saber disso.

Spinup normal ou o pro?
eu comprei a agua desmineralizada numa auto peça proximo de casa
eu saio de ferias esse mes 15 dias
estou acetando minha semana de treino durante as ferias, vai dar umas 12 hrs na semana entao vou judiar um pouco da dignics kkk

@Gustavo_Auad e @GUILHERME
cara eu so queria um norte, opinioes, o que voes fazem pq eu joguei tenis de mesa por 4 anos tratava minha raquete como trato meu chinelo.
Agora eu treino a um ano e meio e busco cuidar da melhor maneira do meu equipamento ate porque 1 dignics foi 545, eu sou pcd trabalho por conta isso é 30% do meu salario.
eu comprei a agua desmineralizada e quem sabe eu nao dou um voto de confiança pro spinup, eu ganhei o tibhar grip, 0 informações e uso :tipping_hand_man:

@Alcir me arruma um trabalho kkkkkkkk

Aí está uma boa pergunta. Eu nem sabia (ou lembrava) de uma segunda versão hahahahahahaha. Mas vou com 97% de probabilidade de ser “normal”, até porque realmente é até onde vou com isso.

E na falta de limpador (entendo, é um gasto a mais), para simplificar, eu iria (e ia mesmo, antes de começar a usar o limpador) de água limpa mesmo: umas poucas gotinhas espalhadas com pano macio (ou até o dedo livre de gordura / suor). Mas agora que vc comprou a água desmineralizada, espero que conclua que valha a pena.

Deixe a complexidade para o esporte em si. Ali já vai ter muita para lidar.

Mais um caso de uma raquete que escapa e atinge o coitado na mesa do lado hahahahhahahah.

Abraços!!!

Se não me engano, ele usa o SpinUp.

Água desmineralizada pra uso em bateria pode ter PH inadequado, se quer limpar de forma econômica sem correr riscos, não invente moda, água filtrada e uma toalhinha. Não vai gastar nada. Como sou suspeito pra recomendar usar limpador, deixo a recomendação do Alcir que é integro e independente.

Qualquer coisa, sem inventar moda, é melhor que não limpar.
Parei de jogar em 1995 e só limpava minhas borrachas com bafo e palma da mão, ou a toalhinha de enxugar o rosto com uma beiradinha molhada, mas as borrachas duravam bem menos. Minhas toalhas tinham a beiradinha sempre manchadas de sujeira, podia lavar mil vezes que não saía.

Usando meus limpadores, qualquer borracha dura mais, mas não acredite em mim, comprove você mesmo.

Foi mal Alcir, pegou na quina…rs