Como Jogar Com PINO LONGO ???

Gostaria de experimentar esse tipo de borracha em combinação com uma lisa…

O que devo mudar no modo de bater na bolinha ?

E no Saque ?

E na Recepção ?

E na Batida ?

No Forehand ou no Backhand ?

Agradeço a todos que possam ajudar…

Isso eh uma coisa que eu gostaria de saber tb pois nunca usei pino…

PS : Desculpe naum ajudar considere um UP… :wink:

https://mesatenista.net/modules.p … opic&t=617
Olá, neste tópico do link acima, tem uma resposta do nosso mestre Mazinho que vai ajudar quem gosta do estilo defensivo.

Um backhand pra vc.
Tarcisio

Bem…
Creio q o tópico q o Tarcisio postou vai ajudar muito, mas se gostar de respostas mais direcionadas a suas perguntas tentarei ajudá-lo:

Suas dúvidas foram as seguintes:
O que devo mudar no modo de bater na bolinha ?
E no Saque ?
E na Recepção ?
E na Batida ?
No Forehand ou no Backhand ?

BEm…
No q vc muda ao bater na bolinha a melhor forma de perceber é vc msm batendo. Mas na minha opinião o q muda é q se vc atacar suas bolas vão com pouquissimo giro(spin) devido ao spin reduzido do pino em relação à borracha… para defender o pino é bem mais fácil, pois tem pouca velocidade e mais controle o q facilita bastante.
No saque, acho q vc não deve mudar nada, continue sacando com a borracha, e de preferença com efeito por baixo e curto. Se quiser sacar com o pino a bola irá com bem menos efeito.
Na recepção vc escolhe se vai bater com a borracha normalmente ou vai usar o pino, a grande facilidade do pino é q ele tem o poder de retirar (absorver) o efeito, facilitando assim a devolução do saque. O fato de como devo deixar a raquete (quanto à inclinãção) acho melhor vc msm testar.
Quanto à batida acho q já respondi anteriormente, contudo existe um fato interessante quanto batemos: Na maioria das vezes aquele q está do outro lado da mesa não está preparado para recebe-la e conseguir travá-la, isso ajuda muito caso ele defender a batido a bola provavelmente volta alta, ai vc mete a mão. E a bola, quando vc ataca com o pino, como vai com pouquissimo giro, ela vai meio morta (estranha), o q dificulta a devolução do bolinha.
AConselho a usar o pino no backhand por ser mais comum, e vc ter mais chance para atacar com a direita (pois geralmente a direita é o seu forte), pois vc colocará mais potencia em seu ataque (e tmbm mais giro) se atacar com uma borracha lisa. O no back vc usa o pino para katar*.

*Apesar de algumas bolas, principalmente altas, vc tmbm poderá atacar com o backhand, como tmbm travar alguns drives , em cima da mesa, pegando o adversário de surpresa, etc…

Bem, grande parte dessas dicas q hj escrevo aprendi com o Mazinho, e a outra parte aprendi assistindo videos e jogando…
Acho de grande valor ver o q o meu amigo Mazinho escreveu no tópico citado. E o melhor jeito para vc saber como é msm, é jogando com um, ou melhor jogando e treinando com um pino longo.

Espero ter ajudado,
Até uma próxima oportunidade
Abraços,
Luiz Paulo