Como jogadores excelentes surgem da china?

Me deparei com uma conversa em meu CT recentemente, outrem discutiam sobre a elite que é o tênis de mesa na china, e a pereirinha que ocorre lá. Eram levantados pontos como, jogadores quase iguais, perfeccionismo técnico, e seletiva de atletas. Um dos pontos apontandos é: A técnica lá é concreta, e todos devem fazer a mesma coisa, todos devem ser iguais, não sei se isso é verdade, mas ao analisar atletas chineses, é aparente a patética semelhança técnica na execução dos movimentos, é praticamente a mesma pessoa em corpos diferentes, não sei se estou sendo ignorante, mas tenho essa impressão. Bom, se eles estiverem levantando pontos que fazem sentido, como atletas que começam com base, e se desenvolvem igualmente, como os atletas sobem para o alto nível? Como jogadores como Ma Long, Ma Lin, Wang Chuqin, Fan Zendong etc, conseguiram se destacar nesses meio onde supostamente os jogadores devem aprender técnicas “iguais”? Como ser diferente/gênio?

Cada um se adapta dentro da própria técnica “padrão”, criando um estilo totalmente único. Simples

Se assemelha muito a corridas de automobilismo: existe o traçado ideal, mas cada um pode encontrar o próprio; saber o momento de frenagem ideal para fazer a curva e saber dosar o acelerador na porcentagem correta para não destracionar, saber o momento de ultrapassar e saber procurar inconsistências nos adversários que estão a sua frente.

Por isso existem pilotos “bons” e “ruins”, basta que a equipe entregue um carro competitivo, seja em potência (embora tenha um padrão no regulamento), acerto de suspensão para curvas rápidas e letas e aerodinâmica, onde qualquer erro faz com que ele perca tempo por volta, aasssim os adversários que vem atrás não terão muita dificuldade em ultrapassa-lo; além de saber se defender também, não deixando o carro de trás pegar seu vácuo, diminuindo o arrasto aerodinâmico e permitindo com que ele se aproxime de você.

No TM, é saber usar as técnicas e fundamentos no momento certo e da maneira que o ritmo de jogo permite/pede.

Abs

2 Curtidas