Como funciona uma federação?

Durante troca de postagens no tópico “Lucro dos clubes e etc” o Kalinikospanga me pediu para esclarecer como funciona uma federação. Então resolvi criar este tópico. Se voçês acham interessante, deem continuidade ao mesmo fazendo perguntas, que as responderei dentro do possível.

Por exemplo, no mesmo tópico mencionado acima, o Jornalista perguntou sobre taxas cobradas aos clubes pela CBTM, e que respondi que os clubes pagam taxas anuais as suas federações de origem. Esta cobrança depende de iniciativa das federações como um dos meios de levantar verbas para seu funcionamento. No RS por exemplo não cobramos taxas dos clubes e nem TRA estadual dos atletas (em compensação vivemos na penúria). Nos campeonatos rachamos as despesas, ou seja, se avalia o total da despesa do evento (arbitragem, bolas fretes etc.) e dividimos pelo número de inscritos.

Amigos mesatenistas

Um abraço bem gaúcho, e a sua disposição

João Irigoyen
FGTM

opa valew eim!!
mais so uma pergunta!
a cbtm naum ajuda vcs em nada???
abraço

Financeiramente não.

João Irigoyen

Oi João, eu tenho uma dúvida.

O que é necessário para se candidatar a um cargo em uma federação? Basta ser atleta associado, ou isto requer algum status especial?

Agradeço a resposta antecipadamente.

[quote=“joaocarlos”:1nxfoz6v]Financeiramente não.

João Irigoyen[/quote]
ata entendeu!!!
que tipo de ajuda??

abraço

[quote=“joaocarlos”:bcsvs3f9]Financeiramente não.
João Irigoyen[/quote]

Olá João,
Vcs tem alguma experiência com projetos de patrocínio? Tipo Correios, Banco do Brasil ou empresas privadas que possam utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte? Lei 11.438 de 29.12.2006. Decreto 6.180 de 03.08.2007.

Nota: A lei prevê que empresas que declaram o Imposto de Renda pelo lucro real (7% do total das companhias brasileiras) poderão aplicar até 4% do imposto devido em projetos esportivos.

Um forte abraço e até breve.

Respostas:

Kalinikospanga.

Assessoria jurídica, interferência política na esfera federal, já que isto está mais ao alcançe da Cbtm.

Mitidieri:

Para ser Presidente depende do estatuto de cada federação, que tem um parágrafo específico para isto. O nosso por exemplo, tem que ser brasileiro na forma da lei, maior de 18 anos, estar cadastrado na federação (dirigente, atleta, funcionário etc). Estar ativo no último ano. E alguns cuidados específicos que adotamos para tentar evitar o retorno de pessoas que se tornaram “nom gratas” quando exerceram este poder.

Jandir:

Não tenho experiência nesta área, já que a FGTM está impossibilitada de receber verbas públicas federais, por inadimplência decorrida de gestões desastradas no passado. Mas estamos dando um passo a frente para superar isto, em forma de captar estes recursos através de uma parceria com a SOGIPA que é nosso maior clube no estado. Mas é um recurso totalmente válido. Apesar de ser, ao meu ver, um elefante burocrático e muito difícil de ser montado sem a ajuda de uma empresa especializada nestes projetos, e que está previsto na lei, mediante pagamento de percentual de comissão sobre o montante do projeto.

João Irigoyen

E quem pode votar, João?

Mitidieri!

Quem vota são os clubes filiados a federação.

João Irigoyen

valew sr joão
pelas informaçoes

abraço