Eu fui "fabricante de cola rápida em tubos com pincel. Vendi para a Dona Rosa, Yasaka e amigos…
Então aqui vai a receita que eu usava PARA MIM (a receita pra revenda era mais leve), usando COla de Contato VIPAL e Solvente Fórmica (que era usado tb nas famosas colas do MÁRCIO):
- Use uma parte de cola para 4, 5 ou 6 partes de SOLVENTE. (se não conseguir da Marca Fórmica - a melhor - pode usar reducola tb!
Mas a regra para se usá-la é a seguinte:
-
ela funciona quando a esponja das suas borrachas estão bem impregnadas com cola. Portanto quando comprar borracha nova use colas mais puras (grossas).
-
Quando passar cola na borracha esfregue bem a cola nas esponjas, passando umas 2 mãos… deixe secar bem e cole (USAR prensa…rs)
-
ATENÇÂO - Quando a esponja fica cheia de cola grossa o pessoal sempre tende a retirar a cola… eu prefiria (antes de chegar nesse ponto) assim que eu visse que ela tava ficando com cola da seguinte forma:
- apenas jogar solvente puro e ficar esfregando até que a cola de baixo se reativasse
- o excesso volta pra latinha (por isso que nunca acaba!)
- quando perceber que o meio está ficando sem a camada de cola passar levemente uma camada de cola da lata, assim:
a) Vc não gasta comprando cola
b) Usa apenas o que realmente expande a esponja
c) vai deixar sua borracha “muito louca”.
ADVERTENCIAS
Usei cola rápida por mais de 2 décadas e nunca me fez mal, mas acho que todo jogo deve ser justo… por isso parei de fazer ou usar cola…
Uso borracha TIBHAR NIMBUS SOUND (de última geração) que é rápida e dá mais efeito que as normais e que FAZ BARULHO COMO SE FOSSE COLADA.
Vc pode passar cola rápida para esticar a borracha tensionando ela mais ainda e deixar o efeito passar com o tempo… mas tem o perigo dela começar a rasgar, conforme foi seu treino…
Se vc joga apenas por aí, pode usar a cola rápida, mas se for a algum campeonato, pode ser barrado pelo adversário que não usa e convenhamos, ficaria chato para vc ter que passar por isso.
Os tempos mudaram, as regras tb… então vamos nos adequar à elas!
E convenhamos, se vc gasta R$ 50-60 reais em uma borracha comum, pode pagar 40 em uma tencionada (se for chinesa) ou 80 em uma Européia (se comprar de um site belga famoso aqui dentro do mesatenista… rs aonde eu compro sempre em par pois não paga taxa de envio)