Estou treinando em um centro esportivo. Não é bem um clube. Ouvi dizer que para disputar campeonatos tem que ser filiado à CBTM e isso deve ser feito por meio de um clube. Essa informação procede? Se não fizer parte de um clube, não posso disputar campeonatos, ou posso me filiar por conta própria?
Vorcegy, onde você mora? Procure a Federação do seu estado. De forma geral você precisa jogar num clube que esteja filiado a federação do seu estado. Depois vc se federa no seu estado. Estando filiado a federação local, o clube faz um cadastro simples na CBTM e depois vc faz o seu cadastro como atleta filiado ao clube. Não é muito complicado. O principal é achar o clube.
Eu moro em Maringá-PR. Aqui temos um clube, o ACEMA. Só que lá eles só aceitam jogadores japoneses. Então está fora de cogitação, no momento. Simplesmente me filiar na federação do Estado não pode?
Depende do TIPO de campeonato a que vc se refere…
Torneios abertos ou equivalentes, nao há necessidade da filiaçao.
Torneios oficiais como os Estaduais, claro que sim…
[]'s
Acho que a cota para não japoneses está esgotada na Acema. Foda.
Entre em contato com alguym outro clube do estado e se filie a ele. Depois vc vai poder se federar e participar de eventos da CBTM.
Se ajudar: https://mesatenista.net/onde-praticar/parana.html
O que??? 8O
Isso é preconceito racial! ::negativo:: Portanto, crime inafiançável…
Creio que não seja verdade…apenas alguma informação equivocada.
Se for, é lastimável…
Ricardo
O que??? 8O
Se for, é lastimável…
Ricardo[/quote]
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 … Tópico mudando de rumo para assunto polêmico!
Ricardo, de acordo com um amigo meu da Acema, o clube tem limite de vagas para não japonês e japonês. HOJE está sem vagas para não japoneses. Nem sei se tem vaga para japoneses tb agora.
Sou “japonês” e não entendo isso como preconceito, mas sim uma limitação administrativa, técnica.
Mas que isso dá muito pano pra manga isso dá.
Se nasceu aqui ou vive no Brasil e tem cidadania é brasileiro!
Já pensou se amanhã abrem um clube e dizem que só há vaga para brasileiros de origem!
O que??? 8O
Se for, é lastimável…
Ricardo[/quote]
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 … Tópico mudando de rumo para assunto polêmico!
Ricardo, de acordo com um amigo meu da Acema, o clube tem limite de vagas para não japonês e japonês. HOJE está sem vagas para não japoneses. Nem sei se tem vaga para japoneses tb agora.
Sou “japonês” e não entendo isso como preconceito, mas sim uma limitação administrativa, técnica.
Mas que isso dá muito pano pra manga isso dá.[/quote]
Me desculpem os moderadores se estamos fugindo do tópico, mas têm coisas que simplesmente devem ser faladas. Se quiserem deletar, fiquem à vontade.
Se não há vagas para ninguém, é uma coisa, mas se não há vagas para não japoneses, o negócio é preconceito, sim.
Duvido que ninguém iria “chiar” se tivéssemos um clube com a seguinte filosofia: “Aceitamos matrículas somente de não orientais”. Você não iria se sentir ofendido? Você não iria achar isso preconceito? Claro que sim, porque é.
Isso é ridículo!! A grande diferença do Brasil perante os outros países é a miscigenação que existe. Brancos, pretos, amarelos, pardos, etc, vivendo num mesmo território, com a mesma língua. Não sou hipócrita em achar que não exista preconceito na nossa sociedade, porém vivemos harmoniosamente, comparando-se com outros povos que vivem em franca guerra.
Continuo afirmando que essa informação que nosso amigo passou deva ser incorreta. Espero.
Ricardo
Ricardo, se trata de um tema muito delicado e concordo com quem não concorda comigo
O mesmo argumento que vcs utilizam foi utilizado “contra” o Intercolonial. Dizem: que estoria é essa de campeonato só pra japonês? Eu também quero jogar! Nascia a categoria “livre”.
[quote=“Yoshida”:fn87ghxo]Ricardo, se trata de um tema muito delicado e concordo com quem não concorda comigo
O mesmo argumento que vcs utilizam foi utilizado “contra” o Intercolonial. Dizem: que estoria é essa de campeonato só pra japonês? Eu também quero jogar! Nascia a categoria “livre”.[/quote]
Olha só, vou deixar bem claro que eu simpatizo muito com mulheres orientais rsrsrs, deve ter alguma coisa errada nessa história de não ter vagas p não orientais… isso seria deplorável para o esporte!!!
E o intercolonial eu quero jogarrrrrrrrr…mas quero joga no meio das orientais kkkkk
Saudações mesatenísticas!
Antes de qualquer alarde solicito a todos, que visitam este tópico deste fórum, pronunciar sobre algumas polêmicas (se é assim que se pode afirmar), de modo AMIGÁVEL E ESCLARECEDOR:
Considerando - afirmações fundamentadas e comprovadas através do Estatuto da ACEMA, site da ACEMA ( http://www.acema.com.br), site oficial da CBTM ( www. cbtm.org.br ):
- A ACEMA não é nome. É proveniente de Associação Cultural e Esportiva de Maringá.
- A ACEMA não é clube. A diferença é notada pelos títulos patrimoniais que pode ser adquirido pelos associados depois de alguns anos. Com o título patrimonial você pode votar e ser votado para algum cargo de diretor, vice ou até presidente. A natureza da Pessoa Jurídica é de sem fins lucrativos. Vale ressaltar que a associação é reconhecida como entidade pública municipal e estadual, ambas amparadas por suas respectivas leis. A mensalidade não é apenas para o uso, e sim para a manutenção do mesmo. Pense no que você tenha uma casa, além desta que você mora, com certeza haverá gastos para manter ambas (impostos, luz, água, limpeza…)
- A ACEMA possui e já possuiu diretores não nikkeys. Basta ver o quadro de diretores no site da ACEMA. Por volta de 2007/2008 o departamento de tênis de mesa tinha uma diretora não nikkey. ( http://www.acema.com.br/diretoria/index.htm )
- A ACEMA possui atletas não nikkeys no tênis de mesa confederados (CBTM), basta conferir no site da CBTM, e federados (FTMP).
- Existem formas de associar pela ACEMA: 1) a principal já citada é o título patrimonial, que é conseguida através de transferência (geralmente por parente) ou simplesmente por compra; 2) sócio-contribuinte, que depois de alguns anos (não me recordo o período), poderá requisitar o título patrimonial; 3) sócio-atleta, que pode apenas usufruir as instalações da modalidade. Para estas formas deve-se apresentar no mínimo duas apresentações de associados patrimoniais. Não sei se há outra forma de associar além destas três. Pode haver! É melhor consultar a secretaria da associação: (44) 3263-5433.
- Não há no Estatuto sobre limitação de cotas para não nikkeys. Isso com certeza seria crime!
- Vorcegy não sei quem te passou estas informações que citou neste tópico. Se souber quem, favor me comunique!
- O que pode acontecer é o seguinte: “ninguém deixa entrar na sua casa alguém que não conhece, não é verdade!?” O fato é: não é porque não quer ou querem, é porque não se conhece exatamente.
- A ACEMA não é a única entidade esportiva filiada a FTMP. Veja: http://www.ftmp.com.br/?q=node/8
- Em Maringá há a opção do Centro Esportivo do Borba Gato, veja na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer sobre os horários. Em breve haverá mais treinos em outros centros esportivos. Será retomada, se tudo der certo, numa escola estadual próxima a ACEMA.
Sobre o Intercolonial:
- É fato, que já viu, foi sabe disso! A grande maioria dos participantes do Intercolonial (refiro ao japonês) são brasileiros! Como!? Oras, nasceram no Brasil.
- Poderia haver um Intercolonial alemão, italiano…poderia?! Basta planejar, organizar, controlar e dirigir! É muito difícil, mas não impossível. E também aconteceria a mesma situação, a maioria dos participantes seriam brasileiros! Já ouviram falar do Intercolonial Chinês!?
- Haruo Mitida, em 1951, teve a idéia e lançou o desafio! Começou com um pequeno campeonato, poucos participantes…e hoje tem mais de 600! Descendentes de raças européias principalmente, se fizerem seus respectivos campeonatos, certamente, ultrapassaria o número do Intercolonial (japonês). Certamente! Basta comparar o número de descendentes de japoneses com as outras raças no país (confira números do IBGE).
- Imaginem então que houvesse todos estes intercoloniais! Sim! Dai aconteceria algo que obrigasse os organizadores destes eventos a “abrirem” vaga para quem não fosse descendente…Resultado: vários “campeonatos brasileiros” ou “copas Brasil” em paralelo…E se houvesse um campeonato que participasse apenas brasileiros. A grande maioria destes atletas participantes destes intercoloniais poderiam, por direito, participarem deste campeonato.
- O que acontece que o Intercolonial (japonês) tornou tão grandioso quanto a sua idade (vai para 61 anos em 2011), e é muito apreciado não apenas por estas razões que apresentei, mas também pela organização! Não parece, mas o campeonato já passou por grandes dificuldades…
- Acho que esta discussão deve considerar entre: ser brasileiro x ser descendente de tal raça
- O Brasil é considerado, queira ou não, um país novo (só comparar aos países da Ásia, Europa, África…) e a miscigenação ainda não foi consolidada aqui. Isso é questão de tempo. Daí que os “contrastes” (branco, negro e amarelo) ainda permanecem!
- Com certeza, o assunto é de muita discussão…é muito “pano pra manga”…(vou terminar o assunto por aqui…)
Realmente não gostaria de atrapalhar os comentários do caros colegas. ME DESCULPEM! (Afinal o assunto é: Re: Como faço para poder disputar campeonatos…). Mas fui requisitado para verificar o mesmo. E assim tive que tomar a frente.
Estou a disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos quanto ao assunto que relatei acima. Mesmo sendo de contrária
opinião (desde que fundamente e comprove, especulações não tem valor).
Grato a todos pela atenção, e desculpem novamente pela interrupção da sequência de idéias.
E mais uma vez, parabéns Mazinho pelo site! (venho o acompanhando a carreira pela internet desde quando a conta era no CJB.Net )…
(Moderadores e demais responsáveis pelo fórum/site podem deletar esta mensagem assim que acharem conveniente)
Já consultou a CBTM? A FTMP? Consulte. Ok?!
Depende do TIPO de campeonato a que vc se refere…
Torneios abertos ou equivalentes, nao há necessidade da filiaçao.
Torneios oficiais como os Estaduais, claro que sim…
[]'s[/quote]
É isso mesmo!
Em eventos oficiais deve ser federado e confederado.
Já em eventos amistosos ou qualquer coisa do tipo, não há a necessidade de federar e confederar. Em Maringá, todos os anos (não sei se em 2010 será diferente), há os Jogos Abertos de Maringá, que não precisa ser federado nem confederado, basta ser apenas estudar e/ou trabalhar e/ou morar e/ou nascer no município.
Para disputar torneios abertos não precisa ser federado. Hoje mesmo eu irei disputar um abertão que não tem premiação nem nada, mas com nível de jogo muito bom (para os meus padrões). Vale muito como treinamento. Sugiro a todos os clubes que promovam este tipo de torneio aberto nos fins de semana que não haja torneio oficial. Melhor ainda se for com chaves grandes (+4 jogadores) para poder se jogar/treinar bastante. Além de sair dos monótonos treinos de robô, tática, físico, incentiva o jogador com disputas internas.