Como escolher a melhor HInoki caneteira japonesa??

Olá pessoal, esta é para o pessoal letrado em TM, o pessoal experiente e que entende tanto de material e de jogo. Gostaria de saber se é verdade q uma madeira do mesmo tipo (identica, por exemplo 2 kim taek soo) podem variar enormemente de qualidade, pois já vi muitas madeiras parecerem ser mais compactas (firmes) e mais pesadas do que outras. Por exemplo, um amigo meu, de nivel, possui uma cypress especial toda arreganhada que é um canhão; o mesmo possui mais outras 3 (que servem de reserva) que não são lá essas coisas e um outro amigo meu q tá no japão, escolheu uma chiangpeng lung que é mais canhão (rapida e firme) ainda. disse q elas estavam jogadas num cestão e que ele escolheu a mais pesada delas, colada ela faz um barulho ensurdecedor além de ser muito mais gostosa de bater. Bom, a minha duvida é a seguinte, como pode uma cypress especial custar tanto (cerca de R$ 600) e variar assim. Comprei e joguei com uma cjiang peng lung por 1, 5 anos e achei boa, mas xoxa contra a cypress especial do meu amigo, estou pensando em encomendar uma Nittaku Rorim ou Excellent A, ou ainda AAA, mas quero q a madeira seja a mais firme possivel, não importando o peso (penso q quanto mais grossa melhor). Ahh, A do Toshimi - Santa Catarina tb é muito boa e é pesada, acho q é uma Nittaku A ou Yasaka madeira queimada, não sei. E sem querer desmerecer o jogo do meu amigo, acho q muitas vezes a raquete faz o jogador, sem esta raquete meu amigo estaria f…, pois joguei com ela e é uma delicia, entra tudo e dá muito feeling e segurança (não vibra e espirra pra caramba com um som empolgante) o q faz gente jogar acima da media.

BOm, acho que é só, quem puder ajudar, por favor se habilite ou escreva pra mim, ok??

Olá Chineis. Você perguntou como escolher a melhor madeira de hinoki, mas você mesmo respondeu depois… :lol:
O ideal seria você ir numa loja onde tem vários exemplares da mesma madeira e escolher a dedo aquela que te parecer mais firme. O que eu posso fazer é te dar algumas dicas sobre o formato das madeiras, se bem que disso você já deve ter conhecimento. Mas vamos lá.
As hinoki caneteiras da Butterfly são mais “gordinhas” enquanto as da Nittaku são mais estreitas e alongadas. E estou me referindo apenas aos modelos squared e não rounded. As da Darker ficam num meio termo entre BTY e Nittaku. As da TSP são bem menores, inclusive no cabo, que chega a ter 1,0 cm a menos no comprimento. Uma madeira que eu achei interessante foi a hinoki da Joola Japan. Tem a Genesis (10mm) e Arrow (9mm). Mas elas tem uma fôrma bem maior que o normal, cerca de 5mm a mais na largura e no comprimento.
Eu tenho uma Nittaku Expert-H que usarei p/ jogar classineta. 8O Para o pessoal que perguntava se era possível jogar classineta com quadrada eu digo que sim, é possível mas não com madeiras de hinoki. Essa Expert-H me pareceu a melhor escolha para tal finalidade/maluquice. Ela tem o mesmo formato da Nittaku Excellent A, mas é bem mais fina, superleve e conta com 2 camadas de fibra de carbono. O Mazinho inclusive está vendendo esse modelo. Depois eu coloco uma foto da gambiarra que estou fazendo.

p.s.: Eu acho que o Toshimi jogaria bem até com uma Biriba…

Cara isso é muito complexo, pq estamos tratando de seres vivos
(arvores/madeira) e nesse caso 2+2 nunca será igual a 4. Isso é regra a vida toda. Veja por exemplo que o Nakata citou que as madeiras da BTY são mais gordinhas. “As hinoki caneteiras da Butterfly são mais “gordinhas” enquanto as da Nittaku são mais estreitas e alongadas. E estou me referindo apenas aos modelos squared e não rounded.”
A minha Cypress Special é um tiro e é mais estreita e alongada que as demais… talvez coisa da época que foi desenvolvida (1985) e a mesma raquete até hoje tem 21 anos de vida nenhum trincado ou coisa parecida sinto uma dor no peito so de pensar que poderá quebrar um dia. O cara que jogava com ela (E. Fumihiro) pelo que me disse escolheu-a com muito carinho talvez seja esse o segredo… escolhida por um top player da época. Mas voltando ao assunto vc deve testar, bater em cada madeira e ouvir o som de cada uma, sons parecidos madeiras parecidas. Tem que se observar calmamente as madeiras pegar olhar, olhar e olhar… com certeza vc acaba por conseguir a melhor, dai a dica que madeira não se compra pelo correio vc tem que pegar e ver pelo menos duas ou três da mesma nas mãos. Agora custa caro pq todo filé mignon é caro… com relação ao jogo Toshimi faço das palavras do Nakata as minhas até com Biriba ele jogaria bem.

estive com o Toshimi este mes e ele joga com a Tyotokussen A ou Simplesmente A.Mas como todos disseram eu tambem acho que ele jogaria bem com qualquer raquete.

Uma dica para uma boa escolha é observar bem as fibras da madeira. As hinoki mais compactas, velozes e estáveis têm fibras regulares, retas e muito próximas umas das outras. Nas bordas das raquetes, as marcas das fibras são bem verticais, sem inclinações.

Outra coisa q tambem conta e ja falaram eh o peso e o processo de secagem. A quantidade de anéis eh importante pq mostra a idade da arvore e quanto mais velha melhor.

As raquetes hinoki de uma folha tem diferenças até pelo lugar da arvore cortado, realmente a melhor opção eh olhar pessoalmente. Caso não seja possivel, lojas como a iruiru no Japão vc pode pedir para eles mandarem a mais pesada em estoque ou algo do tipo. Acho q o Mazinho tb não se importaria de fazer isso.

Pra quem tiver um ingles razoavel da uma olhada nisso:

A maior fonte de informações sobre hinoki da net q eu conheço:

http://mytabletennis.net/forum/search.a … art+Search

http://mytabletennis.net/forum/forum_po … &KW=hinoki

http://mytabletennis.net/forum/forum_po … &KW=hinoki

http://mytabletennis.net/forum/forum_po … &KW=hinoki

Nessa serie de topicos tem tanta informação q até hoje não li tudo mas são muito legais pra qm quer conhecer estas madeiras.

Ola amigos do TM, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos pela enorme ajuda, em especial a vc mola_samas que me indicou aqueles links que estão sendo muito uteis. Qto a escolha da raquete, sempre joguei com caneta japonesa, e principalmente com a Nittaku A, mas de uns tempos pra cá tentei mudar para o estilo classineta para tentar tornar o meu jogo mais agressivo, o que não aconteceu, já que meu ponto forte seu foi o drive de fore e o shoto forte. Assim, estou pensando em não voltar correndo para o cameta japonesa de novo, mas talvez treinar um pouco dos dois mundos, quem sabe não sigo o consekho do Nakata e adoto uma Expert-H, seria um novo estilo né amigo Nakata?? Bom, quanto ao Toshimi, sou amigo de muitos anos dele, e achop q como muito de vcs tb sou um fã dele, dos seus drives “no buraco” e a extrema facilidade de jogar, porém quis dizer que o Toshim , jogando com uma Biriba, ou mesmo uma Cypress, dificilmente faria pau com o Ricardinho Inokuchi, ou Tsuboi por exemplo, certo?? O que eu quis dizer, é que quando o nivel é alto, como o dele, as diferenças começam a ser minimas, tanto em material como em jogo, e assim eles olham para detalhes que os iniciantes não conhecem, como: como comprar a “melhor madeira”, ou como colar a borracha coretamente, ou ainda como dar overdrives. Bom, mas para finalizar quero dizer a vcs que eh sempre muito bom poder estar aqui discutindo com vcs sobre este esporte q todos amamos e me coloco a disposição para ajudar se precisarem de algo, ok?? um grande abraço. Ahh, aliás, sei q não posso fazer propaganda aqui, mas estou fechando uma representação para a minha região (Londrina-pr) com o Edson Fumihiro para a NIttaku e Donic, pois tá dificil de sobreviver neste Brasilsão, por isso pelo menos comprar material mais barato para a minha familia jogar eu acho que vou conseguir, hehe. Fui…

meu amigo c vc quer uma raquete que não vibre eu acho a AEOLUS-S da BTY, que é só o file eu tenho uma e meu jogo melhoro 100% .ok

Cara, desculpa mas num tem como comparar. O toque da madeira hinoki eh insuperavel por uma carbonada chapa de aço tipo a Aeolus. Quando ele disse pouca vibração ele quis dizer q queria uma madeira mais firme, ja q certas raquetes caneta vibram muito devido ao seu grande feeling. Soluções pro caso dele são madeiras mais grossas ou escolher pessoalmente a raquete e ver as fibras e peso.

No caso dele a Aeolus passa longe do q ele quer.

Ola amigos,

Obrigado pela grande ajuda de todos vcs, porém eu tenho que concordar com o mola_samas mais uma vez, já que tenho lido muito sobre hinoki nos ultimos dias em sites internacionais e de acordo com o meu jogo, tenho que tomar minhas decisões. Sendo assim, joguei quase que a minha vida inteira com hinoki e sinto muita diferença de feeling de um tipo para outro e como as caracteristicas do meu jogo são drives fortes (winners), e smashes, vou acabar adquirindo uma hinoki que vibra bem menos e diferentemente das carbonadas, tem um feeling mais gostoso que me da´mais segurança. Alguem pode dizer q uma aeolus é ais rapida, mas isso eu pretendo compensar com uma Hammond ou Bryce fx, não sei ainda. BOm, uma coisa interessante, é que jogando classineta eu estou podendo aprender novas tecnicas e desenvolver um jogo mais cadenciado (menos explosivo), o que me obriga a ter que pensar (estrategia) mais em como fazer o ponto. Sempre tive um jogo muito agressivo que não me permitia pensar muito, e sempre fui muito porraloka, mas com a idade e um material diferente estou podendo me segurar mais. Isso é a minha opinião, posso estar errado, mas em todo caso, deveriamos jogar e aprender varios estilos para que possamos formular as melhores estrategias de jogo e saber a fundo os pontos fracos de cada oponente.´Por exemplo, joga melhor contra pino, quem jogou com pino, pois vc sabe do que o pino é capaz, do giro de bola e etc.
um grandeabraço a todos.