Como devolve topspin???

Oi, sou novo aqui, queria saber como devolver topspin com bastante efeito, porque tenho uma dificuldade para devolver a bola desse tipo, normalmente eu rebato e a bolinha sai “voando”.

Agradeço quem puder ajudar.

Imagino que o topspin seja um pouco mais lento.
Na minha opinião:

  • perto da mesa, vc pega a bola assim que ela quicar, e contra-ataca, impondo mais velocidade, e tentando neutralizar o efeito no tempo certo. Usando um pouquinho de pulso pra acelerar mais ainda a velocidade da bola. No começo voce pode dar umas quinas, mas é o tipo de golpe perto da mesa bem eficiente, pq o cara dá 1 topspin e em seguida volta 1 bola mas rápida ainda. Se for um drive com muito efeito e muita velocidade, é dificil contra-atacar devido ao menor tempo que vc vai ter pra se posicionar.

  • perto da mesa, vc também pode tentar bloquear passivamente, apenas colocando a raquete e fechando o angulo pra bola não sair. Lembre-se de que pra efetuar esses golpes vc deve estar flexionado.

Ah… o waldner deixava a bola chegar no ponto mais alto, e chapava hehe :stuck_out_tongue:

  • longe da mesa, deixa a bola cair, e bota efeito e velocidade, dando um outro drive, movimento maior do que os de cima.

Pelo o que eu entendi é só dar um outro top em resposta, isto é , colocando o mesmo efeito(ou até mais forte) do adversário só que contra ele??? Alguém aí usa kato pra devolver???

Pois é, depende. É um golpe mais dificil do que somente bloquear.

Perto da mesa, vc pode contra-atacar, com movimento curtinho, só acelerando a bola.

Pra dar outro drive em cima de drive, vc tem que afastar um pouco, pois usar movimentos grandes como contra-ataque em cima da mesa é bem mais dificil do que movimentos curtos. O contra-ataque de movimento curtinho perto da mesa é bem eficiente também. O Kong , é um excelente jogador de contra-ataque média-distancia, principalmente no fore. Ele meio que “segura” a bola, e depois dispara. Ele começou a fazer isso depois que foi campeão olimpico. Contra o schlager em 2003, ele fez muito esse contra-ataque, quase colado na mesa.

kato perto da mesa, se vc tiver um pino longo, dá pra dar 1 kato bem pesadinho.

Longe da mesa, dá vi gente katar topspin usando borracha mesmo.
Tem aquele bloqueio do waldner e dos caneteiros, que vai lateral por baixo, de borracha, mas não é fácil de fazer qualquer hora.

Eu sugiro, vc flexionar, e deixar a raquete parada, fechando o ângulo, bloqueando passivamente. Pra que flexionar? Pra vc ficar na altura da rede e a bola não sair “vuando”. Depois que vc dominar esse fundamento, vc pode fazer a mesma coisa, só que usando um pouco de pulso, pra acelerar mais ainda. O posicionamento do contra-ataque perto da mesa é bem parecido com o de bloqueio passivo, vc só vai cobrir e acelerar pra frente, pra bola disparar.

Ou então, afasta da mesa, flexiona e contra-ataca ela no ponto mais alto, ou quando ela estiver caindo. Perto da mesa, é mais eficiente se for na ascendente.

Todos os tops contra-atacam bem, mas o samsonov de back, o oh sang eun de fore e back, o boll de back, liqin de back, kong de fore, são destaques nesse fundamento na minha opinião.

obrigado pelas respostas :smiley:

Claudio,

O conselho do Jornalista sobre “fechar o angulo” no bloqueio è importante. Para dar uma idèia, contra jogadores muito bons em loop, o bloqueio do top spin deve ser feito empurrando a raquete praticamente para baixo!

Incline bastante a raquete (borracha contra a mesa) e nao faca muita forca no inicio, pois, como voce mesmo observou, a tendencia è que a bola dispare.

Se estiver dificil de controlar, afaste-se um pouco para que a bola esteja menos viva na raquete.

[quote=“manwork”:1ronwzbu]Claudio,

O conselho do Jornalista sobre “fechar o angulo” no bloqueio è importante. Para dar uma idèia, contra jogadores muito bons em loop, o bloqueio do top spin deve ser feito empurrando a raquete praticamente para baixo!

Incline bastante a raquete (borracha contra a mesa) e nao faca muita forca no inicio, pois, como voce mesmo observou, a tendencia è que a bola dispare.

Se estiver dificil de controlar, afaste-se um pouco para que a bola esteja menos viva na raquete.[/quote]

vlw ai! Me deu uma idéia nova pra devolver o bendito top, antes eu não tinha entendido mto bem o lance de fechar o angulo, acho que já sei como faz, só falta tentar.