Como devo jogar contra um oponente de nível muito inferior?

Se eu vou jogar, por exemplo, contra alguem que sabe jogar ± mas não tem chance contra meu jogo. Como devo me portar?

Devo jogar mais lento, sem drivers nem topspins? Ou devo jogar meu jogo?

Claro que eu manero e muito contra ping-pongueros para não ofender.

Mesmo assim ainda me chamam de apelão. E olah que eu não jogo nada.

Qual seria a postura correta?

Eu diria…com respeito.
Speed

Bom se for em um jogo por ai, respeitando moderadamente, agora se você estiver jogando por treinar, penso que não tens razão para ser lento nem nada do tipo.

Isso ai…

Jogar com respeito. Lógico que se a pessoa nem conseguir responder o seu saque, dê uma maneirada no efeito.
NÃO HUMILHE, ou seja, nada de jogar bolas altas c/ efeito lateral pro cara furar o smash.

Não existe velocidade ou concentração definida p/ isso. Pq se o experiente joga sério, ele é mala. Se ele joga aliviando, ele é mala. Se ele joga zuando é mais mala ainda.

O importante é vc tentar se colocar na pessoa do outro lado e imaginar de acordo c/ a kra dele (ou personalidade se vc o conhecer) qual a forma forma q ele gostaria q vc jogasse?

O importante é o q um usuário disse: sempre c/ respeito, ou seja, nunk zuando.

Existe adv. q prefere q vc jogue p/ rachar msm p/ ele sentir q perdeu, mas p/ um kra impossível.
Tem outros q preferem q vc alivie um pouco, mas q “tenha jogo”.

Mas, eu num conheço ngm q gosta q vc zoe c/ ele, exceto algumas figuras em demonstrações ao público q gostam de desafiar a erguida de bola, a “cobrinha” e o saque q vai e volta.

Uma coisa mto importante é depois do jogo trocar idéias c/ seu adv menos experiente de forma amigável pq a gente já foi menos experiente e nós sabemos q mto do q aprendemos não foi de forma solitária, e sim através de conversas.

Quando eu pego um adversario muito mais fraco (akeles q eu tenho certeza q eu num perco) eu jogo, fazendo os movimentos mais fracos e dando mais efeito…

Mas eh dificil eu pegar um adversario mais fraco… eu so muito ruim… xD

[quote=“Alek_brience”:rrpo9ax6]Quando eu pego um adversario muito mais fraco (akeles q eu tenho certeza q eu num perco) eu jogo, fazendo os movimentos mais fracos e dando mais efeito…

Mas eh dificil eu pegar um adversario mais fraco… eu so muito ruim… xD[/quote]

Essa foi boa, tô nesse time também, mas acho muito legal quando alguém joga comigo sem mostrar muita superioridade, quem é bom esportista não precisa disso, é só jogar, ganhar e pronto, sem ficar fazendo graça, sem dar risadinhas quando erro, é questão de respeito mesmo…

Huahuahauhau! Isso me lembrou de uma piada que rola na internet. Se sua namorada te perguntar “Eu estou gorda?”, você tá F… , independente da resposta que der.
Se responder sim, tá F…!
Se responder “Está a mesma coisa”, tá F…!
Se responder não, ela vai achar que você está mentindo e tá F… do mesmo jeito. :lol:

Huahuahauhau! Isso me lembrou de uma piada que rola na internet. Se sua namorada te perguntar “Eu estou gorda?”, você tá F… , independente da resposta que der.
Se responder sim, tá F…!
Se responder “Está a mesma coisa”, tá F…!
Se responder não, ela vai achar que você está mentindo e tá F… do mesmo jeito. :lol: [/quote]

Eu responderia: “Isso lá é pergunta que se faça, amor?..”
ahuahuhauhuahuha

Qto ao tópico, é algo complicado mesmo…
Vai mto também do diferença de nível entre os 2 jogadores… Pq se o adv for mais fraco que vc, dá tranquilo pra o jogo ser interessante pros 2… Mas se for muuuuuuuuuuuuuuito mais fraco, aí cai no dilema citado pelo Kyo…

O que eu procuro fazer, qdo fica notório a diferença de nível, é encontrar uma jogada em que o adv responda bem, algo que ele seja bom, e baseado nisso, treino em cima dessa jogada.

[]´s

Hahaha!!!
Hoje joguei contra um cara muito mala… Ele não tinha jogo para me vencer.

Eu ja estava fazendo a quinta fila seguida no pessoal (eu não jogo bem, o pessoal é que joga mal) e ele chegou para jogar comigo pela primeira vêz.

Logo no aquecimento ele mandava as bolinhas nos cantos pra fazer eu correr. Logo pensei: “Esse cara é burro, quem vai aquecer aqui sou eu…”. Mas deixei quieto, fiz questão de pegar as bolas que eu pude.

Depois de 5 minutos de aquecimento (sem brincadeira) ele se tocou que tinha uns 4 cara olhando torto pra ele esperando pra jogar e pediu pra começar.

Logo no começo do jogo pensei comigo mesmo: “esse ai eu nçao vou ter dó, ele vem fazendo graça sem saber jogar”. Não deu outra, 11x2. E olha que a ignorância dele era tão grande que ele começou a ficar irritado e eu me segurando pra não rir da cara dele. Chegou ao ponto dele servir saque assim: esticar o braço perto da rede e bater a bola em diagonal bem fraquinha, pois fiz questão de buscar esse saque e mandei no outro canto bem fraquinha também, ele devolvel bem alta mandei um smash no peito dele. Acho que ele percebeu que foi proposital. Foi o primeiro e último jogo dele.

Sou muito paciente, realmente muito mesmo. Eu até invento dores musculares para sair e deixar o pessoal jogar quando estou a muito tempo jogando.

Novamente, eu não jogo nada, o pessoal é que é fraco mesmo.

Abraços.

Eu penso que um ótimo exemplo de como se deve proceder na situação tema deste tópico pôde ser observado no jogo realizado ontem pela primeira rodada do US Open (tênis), em que Maria Sharapova derrotou a italiana Roberta Vinci por 2 x 0, parciais de 6-0 e 6-1. A Sharapova jogou sério do início ao fim do jogo, e qualquer espectador podia perceber que a italiana não tinha a menor chance de vitória. Vinci tentava de tudo (jogo de fundo, slices, subir à rede, etc), mas raramente conseguira devolver os potentes golpes desferidos pela russa, que jogava como se o jogo estivesse “pau a pau” (equilibrado).

Após o placar de 6-0 no primeiro set, e quando estava 5-0 no segundo, com o serviço nas mãos da italiana, a Sharapova continuou batendo forte, porém errou algumas bolas por pouco, e Vinci terminou vencendo o sexto game. No game seguinte, o jogo chegou ao fim.

Em resumo: deve-se jogar sério, para ganhar de zero - mas não chegar a realizar ao pé da letra este placar.

Sds,

Paulo Cavendish

Como diria o experiente Sr Messias aqui da Bahia: “dar de 11x0 é sinal de respeito ao adversário”.
Eu tento evitar esse placar, mas não dou pontos graciosos.
Eu entro determinado a jogar normal contra atletas mais fracos, sem menosprezar o adversário, nem fico levantando bola. Jogo tão normal que alguns iniciantes me pedem: “alivia aí”. E eu falo que se eu aliviar, ele nunca vai evoluir.

Eu acho que jogo é uma competição. E deve ser saudável.
Se o oponente é muito inferior, primeiro, deve-se respeitá-lo em segundo lugar, se ele é seu oponente, deve ser tratado de forma igual a qualquer outro, ou seja, jogue para vencer nem que isso custe um 11x0.

Isso não é sinal de vergonha para ele, talvez até ajude a motivá-lo.

O ruim hoje pode ser o top10 amanha. Quem sabe?

Abraços.

[quote=“jadsonalmeida”:2kzuw20x]Como diria o experiente Sr Messias aqui da Bahia: “dar de 11x0 é sinal de respeito ao adversário”.
Eu tento evitar esse placar, mas não dou pontos graciosos.
Eu entro determinado a jogar normal contra atletas mais fracos, sem menosprezar o adversário, nem fico levantando bola. Jogo tão normal que alguns iniciantes me pedem: “alivia aí”. E eu falo que se eu aliviar, ele nunca vai evoluir.[/quote]

Podem encerrar o tópico.

Já foi respondido nas palavras de duas pessoas sabias, se o oponente é mais fraco não importa, vc deve fazer seu jogo, se ganhar de 3x0 tudo de 11x0 não tem importância, como uma pessoa evolui se sempre que for jogar com um mais forte esse relaxar?

Aqui em Minas tem um atleta Túlio Fagundes, o cara joga muito, e o mais interessante nele é que independe do adversário, sempre respeita e não relaxa, joga serio do inicio ao fim, quando começei isso foi uns dos fatos que mais me ajudou, o máximo até hoje depois de 4 anos +ou- de tm que consegui contra ele foi ganhar dois sets, sendo um em uma partida e outro em outra rsrsrs, isso me deixou muito feliz, agora se ele relaxa, não ficaria feliz por ter ganhado dele.

Abraços,

Bob

É por isso que sou fã do Bob. Ele não alivia, joga sério e ainda tem a maior paciência com “iniciantas” como eu. Sempre pronto pra ensinar e corrigir os nossos defeitos. Valeu, Bob.
Assim pude aprender um pouco e evoluir.
Abraços a todos.

ps: como eu nunca encontro ninguém mais fraco, sempre jogo no limite.

olá

vou pensar pelo lado do mais fraco: quando a gente perde feio fica meio chateado, mas se o oponente é muito melhor tento de tudo o q sei fazer e pronto.
O ruim e fico puto quando o cara vem tirar pra cima da gente (alguns no meio do jogo), comentários maldosos: o cara não joga nada, é panga e coisa e tal.
Mas tem nego q é humilde e faz comentário tipo: vc deveria ter feito isto ou aquilo e isto sim é super legal.