Como definir o estilo de empunhadura?

Assistindo ao primeiro vídeo dos treinamentos chineses, observei que desde muito pequenos já existem grupos dos que jogam no estilo clássico, caneta ou classineta. Acredito que cada um possui uma determinada aptidão para se adequar a um determinado estilo, mas naquela idade (me parece torno de 4 anos), não creio que eles tenham discernimento suficiente para optar por uma empunhadura. Bom, então o técnico deve escolher por eles. Os questionamentos são: como o técnico os ajudam a definir o estilo? Quais são as técnicas aplicadas para se tomar esta decisão? O que deve ser observado?

4 anos ??? krca…Tipo acho que ele fala os tipos de empunhadura e o kra escolhe qual ele se adapta melhor qual ele gostou…

Eu presumo que toda criança tende a se espelhar em alguém, e a pessoa mais próxima para se espelhar é o pai ou um parente mais chegado a criança, e isso acaba sendo natural.
Um colega que treina comigo lá no Kaikan viajou a trabalho para China e percebeu que o estilo classineta domina entre os jovens chineses, mas talvez quando fiquem mais velhos eles modifiquem por orientação do técnico.

acho que nessa fase eh mais por conta do que a criança quer jogar…no geral quando o técnico fala em mudança de empunhadura para um jogador eh quando se percebe que o estilo de jogo e o porte físico não são muito adequados…por exemplo um caneteiro muito alto e lento que procura mais se defender…seu crescimento de jogo fica limitado…não que seja impossível atingir um bom nível…mais concerteza sera mais difícile o potencial vai ser menor…

quer dizer que é melhor pros baixos ser caneteiro??? (perguntando pq realmente eu naum sou alto… até Hj naum decidir se quando tiver $ suficiente eu mudar pra classista ou classineta… pq 2 lados de borracha é preço cruel d+, ou continuar como caneteiro… hehehheh)

acho q eh questão de gosto…mas q o estilo caneta tem sérias dificuldades pra defender isso eh inquestionável, mas sendo ofensivo, creio q fica questão de gosto.

Pelo q tenho visto, a questão eh se está disposto a aprender as tecnicas do uso do back classista (mais técnico, acho eu) do que ter q desenvolver o lado físico e velocidade pra abrir e bater de forehand.

Digo isso pq ja ouvi historia de q tentaram passar o Hugo Hoyama pra classista la na FranTT e ele n aceitou…“questao d gosto”

na minha opiniao, a criança escolhe o estilo que a maior parte das pessoas escolhem, ou um estilo que não machuque a mão. mas como ja falaram, tenta se espelhar em alguem forte, que ja sabe jogar pra escolher seu estilo.

galera, com sinceridade, eu vejo um jogo de classistas pela sua forma tecnica mto interessante… porem, parece joguinho de “cumadi”…
creio inclusive q os resultados positivos dos classistas, se dão pela afobação dos caneteiros, o caneteiro é um agressivo por natureza, sanguineos e colericos combinam com o estilo “paulera” dos canetas…
se vc for fleumatico ou melancolico, entre de cabeça no classico…
sanguineos e colericos sejam bem vindos aos caneteiros…hehehe

eu achu q eh valido td issu q vcs fallaram, uma vez veiu treina uns 20 moleque aqi em taubate(começo desse ano) mais como aqi naumtem mesa o suficiente nem raqete para utilizo deles o “bom” tecnico daqi xego foi chamanu uns nego ali cada um pra um ladu depois d um lado era classista e o outro era caneta
conclusaum desses 20 krinha so 2 continuaram a jogar ate hj

Imarks. Não acho que o jogo do do WLQ ou do ChenQi sejam malancólicos…

:roll: Humphrey, quero dizer q não me desfaço de nenhum classista, pelo contrario, acho um jogo tecnicamente lindo 8O … porem paulada mesmo… é caneta :wink:
abraço

Haaa tá… Soh faltava vc dizer que achava o Waldner melancólico… Pois ele eh classista…

Imarks…

Eu sempre fui agressivo…e saí do caneta para jogar clássico…me pergunte pq…

Pq eu tenho uma movimentação de corpo muito lenta o que prejudica muito um caneteiro …que necessita de muito mais Footwork para poder ser agressivo com seu forehand o jogo todo…meu backhand não é forte mais me ajuda a conseguir ser mais agressivo do que quando jogava caneta…meu bio tipo é de estatura média o que não me traria problemas com o estilo de jogo em relação ao biotipo…

Blink, eu tenho o msm problema que vc, sou muito parado na mesa. Mas por isso é que adotei o estilo classineta, assim mantenho o forehand mais forte do que classista, não tem como negar isso. E como classineta não tem segredo, foi na direita é forehand, veio no meio é shoto ou bloqueio. Foi um pouco pra esquerda é tapa de RPB. O único item a considerar é acertar a mesa. :lol:

Eu também acho que as crianças se espelham em alguém.
Digo isso porque como eu treino apenas uma vez por semana, costumo bater uma bolinha no clube, nos fins de semana.
Notei que teve lá uns quatro moleques que eram caneteiros, e mudaram para clássico. Acho que foi por influência minha.
Na verdade, eu não jogo nada, mas eles não sabem disso. hehehe.

E na Europa?
Por que não tem caneteiros?
Será pelo fato do europeu ser muito auto-suficiente, e não aceitar influência externa?

:? nakata e blink, não havia pensado no aspecto da movimentação, mas aos outros colegas do forum eu ainda digo, o jogo para classistas é diferente no aspecto de agressividade, vc até acha um ou outro classista agressivo… mas, vc acha algum caneteiro tranquilinho? de-me um nome e link pra eu baixar o jogo… me entendem?
valeu…

:? nakata e blink, não havia pensado no aspecto da movimentação, mas aos outros colegas do forum eu ainda digo, o jogo para classistas é diferente no aspecto de agressividade, vc até acha um ou outro classista agressivo… mas, vc acha algum caneteiro tranquilinho? de-me um nome e link pra eu baixar o jogo… me entendem?
valeu…[/quote]

Dois caneteiros Allround (se prefirir “tranquilinho”)

  • Qin Zhijian que já chegou a final individual de dois Abertos de 2002 (perdeu em uma das finais para o Ma Lin e outra para o Wang Liqin).
  • Claudio Kano, que já chegou a ganhar de um caneteiro agressivo na época que treinava na Suécia (esse caneteiro que já perdeu para o Claudio posteriormente viria a se tornar o 1º campeão Olímpico: Yoo Nam Kyu).

Agora quer o maior exemplo clássico de agressividade? Eu acho estranho ninguém ter lembrado do Kreanga.

Ah, e isso sem contar jogadores caneteiros e mais velhos (que são da época que nem existia topspin). Eles têm o jogo bem mais “tranquilinho” do que os jogadores de hoje, mas dão muito trabalho. Principalmente com as manhas do tipo cobrinha, etc.

Dois caneteiros Allround (se prefirir “tranquilinho”)

  • Qin Zhijian que já chegou a final individual de dois Abertos de 2002 (perdeu em uma das finais para o Ma Lin e outra para o Wang Liqin).
  • Claudio Kano, que já chegou a ganhar de um caneteiro agressivo na época que treinava na Suécia (esse caneteiro que já perdeu para o Claudio posteriormente viria a se tornar o 1º campeão Olímpico: Yoo Nam Kyu).

Agora quer o maior exemplo clássico de agressividade? Eu acho estranho ninguém ter lembrado do Kreanga.[/quote]

::ave:: SALVE! OH! MESTRE NAKATA ::ave::

::Paz:: MESTRE, SEUS CONHECIMENTOS SÃO MAGNIFICOS!!!
porem eu nao achava o kano assim tão tranquilinho, eu so vi um jogo(ao vivo) ele em SP num campeonato regional, contra o hugo hoyama, uma final… ele levou o titulo, era so paulada… pena ter morrido tão cedo,ele era fabuloso…
sobre kreanga, sou mais o Wang Liqin, porem aprecio Samsonov… como joga! aquela final entre ele e o Kim t. soo, que PINTURA!
reco nheço não saber nada…
obrigado pelas dicas…