como conservar a borracha?

bondia
alguem por aqui pode me encinar a concervar a borracha? como limpar? com que limpar? pode passar uma toalha umedecida em agua? eu sei q existe um produto propio pra limpesa mas quem naum tem, como faz? como ajente sabe que ja ta na hora de troca-la ? dica pra alguns cuidados que faça a borracha durar pelo menos uns 4 meses.

obrigado

caneteiro canhoto
OFF+
AELOUS-S BY
MARK V 2.0

Manoel, já teve uma quantidade enorme de tópicos aqui no fórum sobre esse assunto. Se você pesquisar você encontra. Mas eu vou te ajudar com as dicas de sempre.
Limpe a borracha com algodão úmido em água sempre que acabar de treinar/jogar. Limpe também a mesa antes de começar o treino. O chão também. Tal limpeza é importante p/ não grudar sujeira na bolinha e depois passar p/ sua borracha. Não deixe sua borracha exposta ao sol, nem mesmo ao calor. Guarde sua raquete sempre na raqueteira. E mais outras coisas que se eu lembrar depois eu escrevo aqui.
Mas por favor não crie outro tópico sobre esse mesmo assunto.

Olá, como solicitou o Nakata, dificilmente não haverá no fórum post’s sobre os assuntos mais básicos, basta procurar.

Cuidados de manutenção para as borrachas

A vida útil de uma borracha depende diretamente dos cuidados a ela dispensados. Devemos mantê-la sempre livre de poeira, evitando friccionar sua superfície contra outras que não sejam a da bola, mantendo-a seca, protegida da luz e do calor quando fora de uso.
Segundo os fabricantes, as borrachas lisas perdem suas características originais entre cinqüenta e noventa horas de uso. Jogadores profissionais, pela exigência do jogo e facilidade de adquiri-las (patrocínios), as substituem semanalmente. Borrachas de pinos (baixos ou longos), igualmente desgastam-se; a inspeção visual indica quando necessário trocar.
A variabilidade das condições de execução deve ser restrita, pois o treino estabelece precisão nos parâmetros dos golpes, os quais o desgaste do equipamento altera, ativando mecanismos de compensação, que resultam na diminuição de eficácia.
As impurezas aderem-se facilmente na topsheet (superfície que toca na bola e é responsável pelo efeito), então ao inspecionar durante o uso e constatar grande quantidade de detritos impossibilitando o contato da bola, devemos umedecer com algumas baforadas (recurso mais prático e barato) e remover a sujeira em uma peça de roupa (camisa).
Após o treino e antes de guardá-la na raqueteira, repetir o procedimento de remoção de impurezas, umedecendo a superfície e em seguida limpando suavemente com uma toalha limpa (pouca pressão).
Lenços umedecidos do tipo para higiene de bebês cumprem perfeitamente esta tarefa.
Existem espumas e líquidos desenvolvidos pelos fabricantes de equipamento esportivo especificamente para este fim (rubber cleaners) custando em torno de R$ 30,00.
Depois de limpar e secar a superfície, recolocar o filme plástico com auxílio de um rolo (cano com 20cm), eliminando bolhas de ar.
Conservar em um case ou estojo, evitando o calor e a colocação de objetos pesados sobre a estrutura da raquete.
Limpar constantemente ou de forma inadequada diminuem em muito a vida útil das borrachas.
A umidade, o suor, os solventes contidos nas colas, o calor e as quedas acidentais são extremamente danosos às laminas, diminuindo consideravelmente a rigidez, aparência e velocidade das mesmas.