é q esse ano é ano é uma ano muito decisivo para mim para mim e o tenis de mesa é um esporte q eu gosto muito,gosto tanto q estou deixando os estudos sempre para ultima hora e peço-lhes e vc’s uma solução para resolver esse problema
abraço
é q esse ano é ano é uma ano muito decisivo para mim para mim e o tenis de mesa é um esporte q eu gosto muito,gosto tanto q estou deixando os estudos sempre para ultima hora e peço-lhes e vc’s uma solução para resolver esse problema
abraço
Marcos,
Acho que deixar os estudos em segundo plano é a pior decisão que você possa tomar. Casos em que as pessoas vivem de TM são raríssimos (acho que não dá 5% do número de praticantes).
Agora parece que parar de treinar, ou treinar menos, é como se o mundo estivesse acabando, mas não é bem assim…
Infelizmente esse é a realidade da vida, o normal é conseguir treinar até o segundo ano do ensino médio, depois vem cursinho, faculdade, trabalho… e depois que vc termina a facul consegue voltar a treinar. Se vc tiver PAItrocínio dá p/ começar a trabalhar só depois de terminar a facul, mas eu pessoalmente não aconselho isso, não só pela parte financeira, mas começar a trabalhar cedo faz a pessoa amadurecer muito, é uma baita experiência de vida.
Falando por experiência própria, vale muito a pena dedicar-se aos estudos, uma boa dedicação nos estudos te dá a porta de entrada para uma vida profissional que vai te permitir um futuro tranquilo… te dando a po$$ibilidade de experimentar tudo quanto é material.
Abs
Luciano
Kra se vc é vestiba, depende aonde vc quer prestar o vestibular e qual curso.Óbvio tbm depende do nível de conhecimento que vc ja adquiriu no ensino médio.Agora respondendo em geral, acho que é possível sim conciliar os dois.
-Primeiro seja “disciplinado” na hora de estudar.
-Preste atenção na aula, para quando chegar em casa e for resolver exercícios não ter q ficar revisando.
-Se vc tem 6 aulas por dia, guarde 50min(em ksa) para resolver exercícios de cada aula q vc teve.Estude todas as matérias independente da tuas específicas!!!Primeira fase é importante, se foca soh tua específica vc pode ateh passa, mas geralmente vai ser no sufoco.Nos exercícios tente fazer todos se n conseguir nos 50min passe de matéria (deixe os mais dificeis por último).Se for da tua específica faça todos ateh os mais dificeis.
-Pergunte pros professores o q eles acham o q vc deve fazer pra passa no vestibular.
-Bem uma coisa pessoal q eu fazia, minha meta todo dia era fazer os 120exercicios diários q eu recebia.Pra não leva muita coisa pra ksa, bem como eu ja tava no cursinho e tal, enquanto o professor resolvia um exemplo na sala eu ja fazia na frente e ia fazendo os otros e tbm fazia na troca dos professores geralmente n levava mais de 60 exercícios para.Mas isso depende da sua meta diária, e eu soh fazia exercicios paralelo ao professor nas matérias q eu realmente ia bem, nas outras eu prestava atenção.
Com isso vc tem umas 2 horas por dia pra vc gasta com o q quiser, e um sábado livre.Domingo guarde para descansar, mas se quiser faça uma redação ou leia uma revista sobre atualidades.
Levando em consideração a forma como você escreve, sugiro que deixe o tênis de mesa em quinto plano e se dedique mais aos estudos.
E eu sugiro que o colega anterior leve em consideração diversos fatores sem julgar o criador do tópico.
Em relação aos treinamentos vs estudos:
Como foi falado, ano de vestibular,cursinho, início de faculdade, processos de adaptação, exigem bastante esforço e normalmente as pessoas acreditam que precisam parar totalmente um esporte ou um hábito.
Existem muitas pesquisas creditando atividade física como um potencializador do processo cognitivo, ou seja, a atividade física produz mecanismos que te ajudam a entender melhor as informações, favorecem raciocínio, etc.
Eu acreditava que após ingressar na universidade teria terminado meu período de estudos de grande esforço. Muita gente acredita que a preparação pro vestibular ou para passar em concurso público é o período que você mais se dedica aos estudos. Eu acreditava nisso mas percebi que atualmente estudo muito mais do que no ensino médio, levando em consideração que hoje eu estudo assuntos que me interessam, sem sentir obrigação de passar em prova, etc.
Normalmente existem períodos na vida em que você se dedica mais a uma coisa e menos a outra. Eu acredito que exceto para jogadores adultos profissionais ou jogadores de categorias menores com muitas possibilidades de profissionalismo, a maior parte das outras pessoas deveriam colocar estudo e trabalho a frente do esporte.
Acredito que é bem possível você se dedicar aos estudos mas praticar tênis de mesa pelo menos 4 horas semanais, basta planejamento, mesmo que esteja na época do pré-vestibular, pré-concurso, etc.
Agora, se você está no ensino fundamental, acredito que você não precisa parar com o esporte de maneira alguma.
Basta ter consciência de que deve cumprir as etapas de aprendizagem na escola, dedicar-se para ir preparando uma boa base pro vestibular e sim, dedicar horas pro esporte e lazer.
Eu sou contra qualquer método de preparação pra provas que a pessoa não possa simplesmente ter um dia pra fazer uma atividade física.
Converse com pessoas que já passaram pela adaptação de um pré-vestibular ou inicio de faculdade. Eu acredito que continuar jogando tênis de mesa não me atrapalhou em nada. Óbvio que, atualmente treino menos do que anos anteriores mas parar totalmente não vejo motivo.
Espero ter ajudado.
olha, dá para juntar os dois sim…
mas sempre com mais prioridade os estudos. eu estou fazendo cursinho pré-vestibular e também treino.
tenho aula de manhã de segunda à sábado, estudo mais 8 horas por dia, tirando nos dias que eu tenho treino, que são duas vezes por semana e deve dar umas 6 horas de estudo. é bom vc fazer alguma atividade física. quando voltei a treinar, notei uma melhora no meu rendimento durante os estudos, deu para aguentar mais tempo sentado sem bater aquele cansaço físico e mental. é, ficar muito tempo sentando tbm cansa… haha
eu só não estudo no domingo, que é quando eu não faço nada! hehe
abrs
Este é um assunto sempre polêmico. O problema é que este sim é um assunto MUITO sério, porque pode mexer com o futuro das pessoas, então há de se ter muita responsabilidade para tanto para falar disso quanto para interpretar.
Várias discussões destas já foram feitas aqui, direta ou indiretamente (inclusive te recomendo fazer uma pesquisa no fórum), e se percebe que existem diversas vertentes, o que é natural e positivo. Afinal, todos nós temos histórias de vida diferentes e coisas das quais nos arrependemos ou não de fazer.
Eu acho que se vc tem objetivos profissionais no esporte, é um outro assunto que tem gente melhor do que eu para opinar, mas caso contrário, se vc quer a minha opinião direta e reta, estude muito e treine/jogue se for possível, e mesmo assim coloque o descanso na frente. Só para te contar o meu caso, parei pouco mais de um ano depois de conhecer o esporte (aos 14 anos) para me dedicar integralmente aos estudos. A partir disso, por 10 anos dava para contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu jogava por ano. Como ainda é hoje, eu amava demais este esporte, então acho que dá para imaginar o quanto foi difícil né? Mas tomamos muitas decisões difíceis na vida, e desta eu não me arrependo nenhum pouco. Depois deste tempo todo, tive a oportunidade de voltar, muito mais maduro e ciente do que eu devo fazer para chegar onde eu quero e com condições de independência para definir meus horários e possibilidades financeiras de comprar os materiais que necessito e às vezes que quero. Mas o principal de tudo isto é que hoje eu tenho a minha profissão, que é algo em que eu sou definitivamente melhor do que no esporte (hahahahahahahahaha), podendo me realizar profissionalmente e me dar o retorno de tanto sacrifício (que ainda não acabou e nunca vai acabar).
Conforme eu ouvi muito sucintamente de um amigo, tênis de mesa é para a vida toda. Nada te impede de retomar depois e ser um bom atleta, que é exatamente o que eu estou tentando. Obviamente, vc vai ficar muito decepcionado às vezes por não conseguir ser melhor do que poderia ter sido, mas esta decepção é muito menor do que perceber que vc não conquistou o que deveria na vida por conta de uma escolha inconsequente.
Gosto de dar opiniões e não conselhos, mas se quiser saber algo em que eu errei em relação a isso, foi ter me afastado do pessoal do esporte neste meio tempo, o que faria o meu retorno muito mais natural. Portanto, se vc se afastar do esporte, tente pelo menos não se afastar das pessoas do esporte.
Espero ter ajudado.
Abraços!!!
Ano decisivo? For what?!
Experiência própria eu escolhi me sacrificar e deixar de lado o tênis de mesa durante alguns anos e me concentrar em estudar para conseguir uma boa faculdade pública/curso e consequentemente boas oportunidades de emprego surgiram, e não me arrependo 1 dia sequer de ter feito essa escolha…
Voltei a praticar na própria faculdade porquê existem os Inter´s (educação fisica, medicina, juridicos, computação, etc…) são campeonatos “animais” c/ torcida e tdo !
Por outro lado, tenho conhecidos também que conseguiram bolsas de estudo em faculdades privadas de alto nível graças ao tênis de mesa - mas como eu não era tão bom não conseguiria tal vaga… diga-se de passagem que para garantir sua bolsa vc precisa “se garantir” nos campeonatos… (veja que a maioria dos atletas “bolsistas” de faculdades sempre estão nos topos da federação você se encaixa neles?)
Estamos no país do futebol, infelizmente são a minoria que conseguem viver apenas do tênis de mesa e conseguir uma vida confortável…
[]´s
Bem, eu também estou partindo para essa fase de decisões, mas por incrível que pareça eu estou conseguindo adequar muito bem.
É claro que eu não treino tanto quanto antes, mas ainda dá pra bater uma bolinha durante a semana. Até ano passado eu treinava cerca de 10-12 hora/semana (tirando os dias de campeonatos e viagens) e atualmente treino no máximo 4 horas. No princípio o mais difícil é nas primeiras semanas você largar a raquete e colocar em mãos lápis, caneta e borracha e depois que começar a aparecer resultados na escola (e posteriormente no vestibular) e você ter consciência que passar em uma faculdade/curso pública não é fácil, aí sim, você começa a separar muito bem ESTUDOS - …Tênis de Mesa.
Abraço.
Recomendo que procure pela Revista nº04 da TTPlayer ano 1999, que trás como tema principal “Escola x Esporte”.