Olá pessoal, tenho conversando e lido bastante a respeito das mudanças causadas pela utilização das bolas de plástico, em especial em relação às mudanças de estratégia de jogo e adequações de estilo.
Parei de jogar em meados de 2013 e voltei no final de 2016, então não passei por um período de transição, pois ao voltar tive que reaprender muita coisa e já com as bolas de plástico. Mas hoje, cerca de 10 meses após ter retornado, consegui avaliar um pouco as mudanças em relação ao meu próprio jogo.
Venho utilizando principalmente a Nittaku 40+ 3***, a DHS D40+, a Tibhar 3 e a Xushaofa 3***, todas elas apresentam algumas diferenças entre si, principalmente as duas primeiras em relação às últimas.
Meu jogo foi sempre baseado em bloqueios e contra-ataques rápidos, muitas trocas de bola e eventualmente terceiras bolas rápidas para tentar surpreender o adversário, valendo-me de movimentação rápida na mesa.
Com as bolas plásticas sinto, por um lado, mais facilidade em bloquear ativamente e por outro, que os bloqueios ativos não são mais tão efetivos, pois o retorno da bola é mais lento e com um quique mais alto, o que facilita a chegada do adversário. Senti então a necessidade de adaptar meu estilo para ser mais ofensivo e tomar mais riscos nos contra-ataques para conseguir manter o jogo efetivo.
Percebi que receber saques se tornou mais fácil, pois com as bolas plásticas recebem menos giro e também tem o quique é mais alto. Imagino que os jogadores que tem como ponto forte o saque e a 3ª bola tenham observados dificuldades nessa área.
A maior dificuldade que observei com as bolas plásticas foi em impor efeito à bola. A forma que costumava executar os golpes geravam um spin OK, mas com as bolas novas, realmente não estava sendo efetivo nesse quesito. Então mudei a forma de segurar a raquete para ficar com o pulso mais “livre” e estou tendo que jogar mais abaixado para poder usar a força das pernas de maneira mais efetiva, o que causa mais desgaste físico. Além disso não consegui encontrar uma estratégia efetiva para jogar contra two-wing loopers, pois sinto que as bolas de efeito quicam de forma muito diferente.
E vocês precisaram mudar a forma de jogar? Sentiram diferenças para melhor ou pior?
Jogadores que usam pinos longos foram afetando pela diminuição do giro?
Eu sei que no nível profissional a mudança é bem visível, mas gostaria de saber o que mudou para nós, meros mortais.