Comemorar seus pontos? [Sério/Brincalhão]

Vejo em muitos tópicos que o pessoal fica nervoso com comemorações do adversário, até mesmo levantam questões de éticas no jogo.
Vejo que o que mais irrita o pessoal aqui é quando a pessoa joga por diversão e o outro se dedica como se fosse uma batalha de vida ou morte.
Eu sou muito brincalhão, gosto de zuar e dar risada dos erros(quando tenho intimidade para tal claro). E tem pessoas que vejo aqui que realmente leva a sério um jogo e quando perde para um cara que se diverte, quase tem um ataque cárdiaco!

Acredito que exista etiquetas em torneios, para se comemorar um ponto não utilizar palavras, não provocar seu adversário, etc etc…

De certa forma acredito eu que o tênis de mesa herdou alguns costumes do tênis de campo, que era jogado por uma nobreza que não podia expressar muito seus sentimentos…
Enfim, levanto a questão:
É errado você comemorar seus pontos e se divertir enquando joga?
Por favor não confunda, vc jogar com um desconhecido e ficar vibrando com os pontos, pq tal intimidade não permite, e isso já é coisas de pessoas sem noção, o que não vem ao caso.

Que é claro e evidente que é melhor praticar esse esporte tendo prazer e se divertindo com ele, isso é inquestionável.

No entanto mais uma vez a expressão que faz a diferença aqui é o famigerado “bom senso” ou “equilíbrio”.

Porque mesmo pra pessoas que treinam juntos há meses, podem haver dias em que o outro está mais/menos estressado, e num lance em que normalmente se comemoraria de forma mais intensa, em prol da boa convivência às vezes o melhor é conter-se.

[]´s

Realmente é uma questão difícil de se levantar.
Mas quando eu erro meus pontos, não fico gritando comigo mesmo, eu dou risada do meu erro, acho engraçado ainda mais quando é um erro por costume (alguma maneira errada de bater na bola).
99% das pessoas que eu joguei brincando ou não comemoraram os pontos, não é o meu tipo de gênio comemorar ponto, só faço realmente quando to feliz(demais) ou por brinacdeira.
Mas no contexto geral acredito que tem hora para se comemorar ponto e tudo mais.
É isso ai…

. Eu não acho errado comemorar os pontos.

. Acho errado comemorar pontos de sorte, redes, quinas, etc.

. Eu reparei que entre os profissionais, quando o adversário erra o saque, o outro não comemora. Mas não vi nenhum vídeo que isso tenha ocorrido em pontos finais, pra saber se o atleta vai ter esse respeito realmente.

. Quando são partidas amistosas, sem valer nada, eu não comemoro quase, depende do adversário e ainda assim só em alguns pontos. Mas se for torneio, tiver validade, eu comemoro quase todos os pontos, é a única forma que encontrei em que consigo elevar um pouco minha confiança pros pontos seguintes.

. Se erro bobeira, ou não falo nada, ou fico rindo de mim mesmo pela besteira que fiz, mas tento evitar tb.

. Se são jogos amistosos, me preocupo mais em tentar acertar golpes diferentes, jogadas novas, em vez de vibrar.

Costumo comemorar apenas os “pontos memoráveis”, mas mesmo assim com todo respeito ao adversário, viro de costas, cerro o punho e grito o famoso “TCHÔ”. Assim como acho falta de ética o cara vibrar na sua cara com o intuito único de te desestabilizar.

não sei no caso de vocês, mas no meu, no auge da concentração, acabo dando umas comemoradas, meio que automatico, isso ocorre na maioria das vezes, em pontos extremamente disputados, como se fosse um desabafo depois da jogada.

acho normal comemorar, mas como o colega disse, é nescessário respeitar o adversário, cpmemorar erros de saque ou casquinha, só na brincadeira, em jogo sério jamais!

Bom, aqui no Acre, por sempre estarmos juntos nos treinos e nas peladas e por sabermos o estilo de jogo de cada um, comemoramos até o ponto roubado, aquele que passa bem rente a casquinha da mesa e mesmo sabendo que foi fora gritamos aquele memorável " IISSSOOOOO"
as vezes da certo, outras não e como todos são muito amigos e roubam da mesma forma, tudo acaba em grandes risadas.
Mas no serio, quando vamos a alguma disputa orientamos os meninos a comemorar olhando pra gente, nunca pro adversario, ai vale os erros do adversário, redinhas e casquinhas, tudo é claro, dentro do respeito que o esporte requer.
Speed

A espera de uma Primorac Carbom para os devidos testes
For: a insubstituível 999t3
Back: a espera da Catapult pra rever meus conceitos a respeito dela

Prá mim um bom aprendizado prá isso é olhar caras como Samsonov , Schlager e o Persson , só prá citar alguns , que na minha opinioão dão uma aula de educação. Jamais comemorar um ponto de casquinha ou rede , nunca berrar olhando na cara do adversário( ele pode querer esperar você lá fora do ginásio depois!!), e de preferência dar as costas prá vibrar, faz parte do TM.

AUHAHUAHUAHUHUA

Só de pensar já cago de rir!

Eu gosto de comemorar bastante pontos disputados ou pontos bonitos. Os mais normais eu não berro tanto assim não.

Mas uma coisa que eu estou fazendo ultimamente é comemorar pontos em que o adversário erra. Mas comemorar sem berrar, só de leve. Isso vai deixando o adversário irritado aos poucos. :lol:

Eu acho que tem que comemorar sim os pontos importantes.
Se der casquinha num ponto final, desculpe, amém pro cara, é grito na certa!

Gente, sorte sempre vai estar envolvida em qualquer modalidade esportiva.

E se você perceber que suas comemorações estão afetando o lado psicológico do adversário, aí é que tem que usar mesmo. Deixar o cara descontrolado.

Eu acredito que controlar o lado psicológico também é uma necessidade de qualquer esportista. Toda fraqueza deve ser explorada. Se o jogador fica irritado ou não tem controle de suas ações então ele deve treinar isso também e procurar melhorar esse lado.

Vamos analisar matematicamente uma casquinha. Se vc dividir a mesa em 1milhao de pontos, a chance de sua bola bater e qualquer um desses pontos vai ser de 1 em 1milhão. Portanto o ponto da casquinha, tem a mesma probabilidade de acerto do que o ponto do meio da mesa. Por isso a sorte acompanha o vencedor. As Probabilidades dele superaram as do perdedor portanto não existe diferença na bola que pega na casquinha, se o cara se ofender, manda ele jogar na mega sena, ele pode passar a vida inteira jogando e não ganhar ou acertar na primeira. As chances são as mesmas. O QUE MANDA É A SORTE!

Panzer, não vou entrar em detalhes mas tua noção de matemática e física são tão boas quanto sua educação enquanto jogador de tm.

abraços amigo

[quote=“bubux”:vngp7hd8]Panzer, não vou entrar em detalhes mas tua noção de matemática e física são tão boas quanto sua educação enquanto jogador de tm.

abraços amigo[/quote]

Bubux,

infeliz ou não a argumentação do outro usuário, não se deve julgar a pessoa em si, muito menos ofendê-la, mesmo que de forma indireta.

Paz.

Caros,

Comemorar é a coisa mais natural e evidente quando se tem sucesso numa disputa. O viés que faz a diferença é o respeito com que a comemoração é feita. Respeito consigo próprio, respeito com o adversário, respeito com a audiência (público, árbitros, técnicos, coordenadores, atletas etc) … isso faz a grande diferença entre os grandes e os medíocres.

[quote=“Kyo”:17kj6661][quote=“bubux”:17kj6661]Panzer, não vou entrar em detalhes mas tua noção de matemática e física são tão boas quanto sua educação enquanto jogador de tm.

abraços amigo[/quote]

Bubux,

infeliz ou não a argumentação do outro usuário, não se deve julgar a pessoa em si, muito menos ofendê-la, mesmo que de forma indireta.

Paz.[/quote]

Desculpe-me, não quiz ofender. Me excedi um pouco pois considero isso aqui falta de respeito:

“…E se você perceber que suas comemorações estão afetando o lado psicológico do adversário, aí é que tem que usar mesmo. Deixar o cara descontrolado.”

Sussa gente,
Tranquilo, eu entendo as opiniões de todos.

Cada pessoa é de um geito mesmo. Graças a deus pq senão o mundo ia ser uma porcaria, hehehehehe.

Abraços!!!

Gosto muito de comemorar um ponto vencedor! Me dá confiança, acho q dá pra qualquer um! Vibro principalmente se percebo q estou deixando o adversário instável, mas sem desrespeito, dentro dos limites!

Realmente temos exemplos de cavalheiros com Sansonov, Waldner e outros; mas já assistí jogos em q liu guoliang só faltava morder o adversário após acertar aqueles ataks destruidores!!!

vibro como se cada ponto fosse uma final de olimpiada em jogo decisivo, MAS só se eu estiver jogando em casa ou campo neutro, pq na casa do adversário e se tiver torcida ainda (pessoas comuns e ate mesatenistas) não eh mt recomendável não.

Sou um jogador muito calmo, quase uma pedra jogando (infelizmente)…

…mas o ponto que costumo comemorar e que vibro muiiiiito é aquele que em uma última tentativa de pegar a bola eu troco de mão e dou um drive ou mesmo aquele que eu passo a jogar defensivo pra variar o jogo só pra quebrar o ritimo do adversário e o mesmo erra ou faz a famosa deixadinha e eu subo pra bater de BH e consigo fazer o ponto…aí sim eu grito UOLLL (meio parecido com TCHOU!) etende?

como todos ja responderam, acho q o ja citado “equilibrio” e “bom senso” sao fundamentais! qundo jogo c/ um adversario q nao conheço principalmente em campeonatos fora da minha cidade, evito comemoraçoes exageradas, vibro sim, c/ “parcimonia” é claro.

Para ilustrar a situaçao, tem um jogo entre Ma Long x Samsonov, acho q em 2005, em q o chines - mto jovem ainda, pouco experiente digamos - vibra mto seu ptos na kra do Samsonov e em certa comemoraçao do china, o grande :smiley: , Samsonov aplaude ironicamente o pto, encarando o china.

Ma Long entao conteve seu entusiasmo e Samsonov vence por 4x3, e nem por isso vibra exageradamente na kra do china.

Cara…

Eu procuro comemorar os pontos que consigo através de cortadas ou jogadas técnicas. Evito ao máximo comemorar qualquer erro do adversário, penso que se fosse comigo gostaria que ele também evitasse, visto que sou um pouco rígido comigo mesmo. Mas isso aí já vai de cada um… Lógico que tem que ter o fair play, se não você não vai estar ganhando por ser melhor no esporte e sim por ser um mestre de Yoga :stuck_out_tongue: Quem não fica irado com aquela bola fácil que acaba errando?