Comecei no intervalo da escola e evoluí bastante, o que fazer para competir de verdade?

Opa pessoal, tudo bem? Queria compartilhar um pouco da minha trajetória no tênis de mesa e pedir a opinião de pessoas mais experientes. Tenho 14 anos e comecei a jogar ano passado na escola, só no horário do intervalo, e com o tempo fui pegando gosto pelo esporte, ainda mais depois do Hugo Calderano conquistar a Copa do Mundo ITTF do ano passado. No começo, eu perdia bastante para o pessoal no intervalo, mas desde o meio do ano passado pra cá, eu, meu professor de Ed. Física, e alguns colegas, já percebemos uma evolução bem clara no meu jogo desde que comecei. Hoje já tenho uma boa base dos fundamentos, e venho tentando evoluir cada vez mais, tanto jogando quanto estudando sobre o esporte. Atualmente, eu não tenho acesso a um treinador profissional, nem a um clube de tênis de mesa, então acabo treinando com colegas da escola e com meu professor de Ed. Física. Inclusive, estou ajudando um amigo meu do colégio a aprender o básico, e isso também tem me ajudado a evoluir, porque acabo reforçando os fundamentos junto com eles. A gente já consegue manter rallys consistentes (drive x drive, por exemplo), e estou começando a tentar treinos um pouco mais focados do jeito que dá (no horário de entrada do colégio e nos horários de Ed. Física). Recentemente, também comprei um setup (raquete) de entrada para evoluir mais: a madeira sendo a Sanwei T5000, com borrachas Loki Rxton 5 no forehand e Rxton 3 no backhand. Infelizmente, por motivos pessoais, não consigo entrar em um clube esse ano, mas existe a possibilidade de conseguir isso no ano que vem. Mesmo sem muita estrutura, eu tento treinar com frequência e melhorar aos poucos, sempre buscando aprender mais. Meu objetivo é crescer no esporte e, se possível, tentar chegar a um nível competitivo mais alto, quem sabe até profissional no futuro.

Dito isso, queria perguntar pra vocês:

• O que vocês acham que é essencial eu focar nesse momento?

• O que mais faz diferença pra sair de um nível amador e ir pra um nível competitivo de verdade?

• Alguém aqui já passou por uma situação parecida, começando com pouca estrutura?

Agradeço muito qualquer dica ou conselho!

Olha, o principal agora é se identificar no tênis de mesa, saber se seu estilo é ofensivo ou defensivo. se for Ofensivo, treine muito leitura de efeito de saque (vale pra defensivo também), saber atacar e contra-atacar e principalmente treinar saque, porque o mesmo movimento pode ter efeito leve, pesado ou médio, dependendo de como a bola vai na borracha.

pra sair do amador e ir pro competitivo de verdade é, principalmente, treinar muito, nem que for numa parede de casa ou com um parceiro, como amigo que saiba jogar ou um familiar.

passei por uma situação parecida, pra vc ver, comecei com EVA ao invés de borracha, e quando fui pra borracha, era aquelas compradas em lojas de esportes, mas que não vende profissional, fui só ter uma profissional de verdade tendo quase 1 ano de tenis de mesa, estou com 1 ano e 4 meses de tenis de mesa.

olha, espero ter ajudado, claro que no começo é difícil, mas assim, não desanima, evolua do seu jeito.

abs

1 curtida

Valeu mesmo pelas dicas! Isso de identificar o estilo e treinar leitura de efeito abriu minha mente, vou focar mais nisso e treinar sempre que der, suas experiências e seus conselhos estão ajudando bastante!