Opa pessoal, tudo bem? Queria compartilhar um pouco da minha trajetória no tênis de mesa e pedir a opinião de pessoas mais experientes. Tenho 14 anos e comecei a jogar ano passado na escola, só no horário do intervalo, e com o tempo fui pegando gosto pelo esporte, ainda mais depois do Hugo Calderano conquistar a Copa do Mundo ITTF do ano passado. No começo, eu perdia bastante para o pessoal no intervalo, mas desde o meio do ano passado pra cá, eu, meu professor de Ed. Física, e alguns colegas, já percebemos uma evolução bem clara no meu jogo desde que comecei. Hoje já tenho uma boa base dos fundamentos, e venho tentando evoluir cada vez mais, tanto jogando quanto estudando sobre o esporte. Atualmente, eu não tenho acesso a um treinador profissional, nem a um clube de tênis de mesa, então acabo treinando com colegas da escola e com meu professor de Ed. Física. Inclusive, estou ajudando um amigo meu do colégio a aprender o básico, e isso também tem me ajudado a evoluir, porque acabo reforçando os fundamentos junto com eles. A gente já consegue manter rallys consistentes (drive x drive, por exemplo), e estou começando a tentar treinos um pouco mais focados do jeito que dá (no horário de entrada do colégio e nos horários de Ed. Física). Recentemente, também comprei um setup (raquete) de entrada para evoluir mais: a madeira sendo a Sanwei T5000, com borrachas Loki Rxton 5 no forehand e Rxton 3 no backhand. Infelizmente, por motivos pessoais, não consigo entrar em um clube esse ano, mas existe a possibilidade de conseguir isso no ano que vem. Mesmo sem muita estrutura, eu tento treinar com frequência e melhorar aos poucos, sempre buscando aprender mais. Meu objetivo é crescer no esporte e, se possível, tentar chegar a um nível competitivo mais alto, quem sabe até profissional no futuro.
Dito isso, queria perguntar pra vocês:
-
O que vocês acham que é essencial eu focar nesse momento?
-
O que mais faz diferença pra sair de um nível amador e ir pra um nível competitivo de verdade?
-
Alguém aqui já passou por uma situação parecida, começando com pouca estrutura?
Agradeço muito qualquer dica ou conselho!