Comecei muito tarde, ainda tenho chance?

Ola tenho 14 anos, estou afeiçoado pelo esporte, entrei na escola de tênis de mesa da minha cidade, mas minhas expectativas abaixam quando olho para os mesa tenistas como a Bruna Takahashi e Hugo Calderano dizendo que começaram a treinar aos 5, 8 anos de idade… desejo muito participar profissionalmente do esporte, dedico o que for preciso para chegar la… se tiverem alguma dica ficarei muito grato…

O Gustavo Tsuboi começou mais ou menos nessa idade, mas claro que ele é uma excessão, provavelmente talentoso e esforçado.

Tem um monte de mlk com menos de 14 voando!

Eu acho que no mínimo você tem que tentar, no final o tm só te proverá experiências positivas que tu levará pra vida!

Se eu fosse você e quisesse levar isso a sério a um nível profissional eu teria a mentalidade “eu estou muito atrás desses mlks que treinam a mais tempo então eu tenho que treinar e me dedicar muito mais que eles pra buscar o tempo perdido”

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Obg, estou em busca de equipamentos para treinar em casa, pq a escola aqui da minha cidade além de ser de graça o professor não ensina muito.

Audax, sendo sincero, entendo que um impedimento maior do que sua idade é a falta de estrutura de treinamento se o objetivo for se profissionalizar.

O Calderano esta semana perdeu para um garoto de 14 anos que já vem jogando contra profissionais há algum tempo, então mais do que a questão de estar atrasado pela sua idade, entendo que se você não tiver condições de treinar umas 5 horas por dia com uma excelente orientação fica praticamente impossível tirar a diferença, porque pode ter certeza que esse é o nível de treinamento que dispõe os atletas que se destacam. Preparação física, técnica e psicológica top, além de adversários variados e de altíssimo nível para que você possa progredir.

Isso é um problema hehe, não existe tal tipo de treinamento na minha cidade… talvez se eu ir para o segundo horario de treino onde a galera é mais experiente…

Poderia explicar melhor?
Você deseja ser professional que vive do esporte? Deseja chegar à seleção brasileira? Ou deseja apenas competir entre os profissionais tendo outra fonte de renda paralela?

Boa questão… não imagino que tenha alguma maneira de seguir carreira profissional e ter uma profissão paralela, se eu desenvolver tais habilidades que compõem um profissional provavelmente irei viver disso, mesmo assim para viver do tênis de mesa tem que demonstrar talento e ter um bom patrocínio não? pelo que o brasil investe em esporte (com exceção do futebol) parece bem difícil viver disso.

Acredito que chance, ou probabilidade, realmente é o termo certo para este tipo de questionamento. Chance é algo que tudo ou praticamente tudo no universo tem de acontecer, mas considerá-las adequadamente é o melhor que vc pode fazer.

Muitos jovens nas mesmas condições que vc já fizeram a mesma pergunta por aqui, e no final das contas, a resposta não muda tanto de caso para caso. Exemplos de casos similares:
https://mesatenista.net/forum/1-geral/97623-o-tenis-de-mesa-prejudica-a-coluna.html#106551
https://mesatenista.net/forum/9-tecnicas-e-treinamentos/97612-treinamento-sozinho.html#106524
https://mesatenista.net/forum/1-geral/97024-da-para-ficar-rico-com-tm.html#102462

Mas em suma, acima de tudo, garanta que, para começar, vc tenha noção de tudo o que significa ser um profissional de tênis de mesa, em qualquer nível. Tenho a honra de ser próximo a alguns e acredite, não é fácil. Portanto, garanta que a visão que vc tem disso não é apenas a sua fascinação a respeito de tudo. Pense em todo este custo (não apenas financeiro) e na recompensa (não apenas financeira) que isso vai te trazer. Depois disso, faça seu plano, e falta de estrutura de treino na sua cidade não pode ser impeditivo (não existe maior exemplo disso que o Thiago Monteiro).

Espero ter ajudado!!!

Alcir, Thiago Monteiro e um guerreiro… saiu aqui de Fortaleza, que existem tão poucos bons locais para treinar e ainda são afastados. grande abraço a todos…

Sou suspeito para falar do Thiago, mas com isso quis tb recordar seu exemplo de ser um dos primeiros a buscar e estabelecer uma carreira internacional (indo buscar oportunidades não apenas em outras cidades), abrindo assim caminho para muitos colegas. Como eu sempre digo (e ele rejeita em sua humildade), um exemplo para qualquer profissional de qualquer área.

Abraços!!!

Cara comecei com 11 e agora com 13 ja sou semiprofissional,meu segredo treinei muito e não liguei se me chamavam de ruim e fracassado

Tenho um nome pra você: Werner Schlager. Lenda mundial, monstro austríaco… Com mais de 40 anos de idade, ganhou do Ho Kwan Kit no mundial do ano passado… E essa lenda meu amigo, se profissionalizou com 17 anos de idade e foi campeão mundial com 31 anos de idade, ganhando de Joo Saehyuk, Kong Linghui, Wang Liqin… E isso tudo, profissionalizando-se com 17 anos. Isso significa: não desista. Mas acima de tudo se divirta.

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk

Profissionalizar-se aos 17 é diferente de começar a jogar aos 17. Muita gente se profissionaliza nessa idade. Werner Schlager começou a jogar com 6 anos de idade. Tenha cuidado com as informações.

Abraços!!!