Comecei a prática com 15 anos, ainda tenho chance de ter futuro?

Estou no primeiro ano do ensino médio, sonho mesmo em seguir carreira, está muito tarde ou não? Por enquanto não consigo treinar em um clube ainda. Tenho mesa em casa e um paredão. O que eu quero fazer é o seguinte todos os dias:
pela manhã 1 hora de corrida e
2 horas de físico
dps da escola: 30 minutos de ciclismo e 3 horas de treinamento na mesa no paredão, quando comprar as bolinhas fazer o treinamento com um parceiro, fazendo assim eu tenho chance ainda?

Olá davizoosk,

Depende… Quais eram suas ambições?

eu almejo jogar profissionalmente e evoluir minha carreira com o tempo, não desejo chegar no topo, nem ficar rico com o tm. amo esse esporte. fazer parte da seleção com o tempo e quem sabe um dia conquistar titulos importantes.

Estabeleça metas próximas e vá em busca delas. O TM vai te abrir outras portas além do esporte profissional. Várias universidades oferecem bolsa de estudos. O TM pode te ajudar bastante na parte profissional, mesmo que o destino não te torne um jogador de nível internacional.

Eu comecei a jogar TM também com 15 anos. Na minha juventude fiquei a maior parte do tempo como Rating B e C nacional (acho que meu melhor ranking foi 89º nacional geral). Mas a minha maior conquista que o TM me deu foi uma bolsa de estudos na principal universidade particular aqui de Pernambuco (que eu jamais chegaria perto se não fosse o tênis de mesa).

1 Curtida

Valeuu, não penso muito ainda nisso de seguir uma faculdade e universidade, vou pensar mais um pouco e estabelecer metas. Vou tentar buscar esse sonho.

Rapaz, tudo bem contigo?
Acho que o ponto não é esse. Comecei no tênis de mesa com 14 anos e pratiquei até os 24 diariamente e não consegui ser profissional por vários motivos. Muitos desses motivos, inclusive, fogem ao seu controle. Conheço um mesatenista muito bom que começou jogar com mais de 20 anos. O que eu te recomendo em primeiro lugar é estudar, tens que garantir seu futuro independente se vai ser profissional ou não do tênis de mesa. Depois, ache uma escolinha ou um clube onde jogar. Ficar fazendo paredão não vai te tornar um jogador bom. É só a experiência jogando com outros jogadores é que te faz melhorar. Por último, nunca desista do seu sonho. Independente se você começou agora, o que importa é você acreditar e seguir em frente. Se não der certo, pelo menos você não pode reclamar que não tentou. Blzura! Segue firme na raquetada.

Opa brigadao, tudo bem sim. Eu pesquisei muito e sei que não vou virar profissional com paredão, era um errado pensamento que tinha antes de começar mesmo na raquetada. Já separei minha rotina, acordar 6h30, começar o treino 6h50 até 9h de multibolinhas com meu tio. E depois de 10 até 12h30. (ele reza laudes cristã entre 9-10h). Nessa 1 hora q ele está rezando vou estudar algo. E vou pra escola 13h e 18h15 já saio arrumado da escola pro clube. Começo 19h lá e vai até 20h Nós dias que não tiver, treino de multi bolinhas de 18h30 até 20. Mantendo sempre uma hora de saque, uma de físico e uma de estudo de noite, nos dias de clube se tudo já tiver adiantado, só meia hora.
E sobre as multi bolinhas vou pedir pra o técnico fazer o cronograma pra mim, mesmo que precise pagar. Sobre o clube, vou 3 dias na semana por 1 hora. No sábado vou ir pra jogar, é liberado as mesas. Vou tentar até o fim, obrigado, e se não conseguir, eu realmente tentei.

E nesse período de pandemia, vou seguir o mesmo que nos dias comuns que não são de clube, vou ver se consigo falar com um técnico, qualquer coisa eu pergunto aqui ou vejo as sequências mais comuns. Tô só esperando as bolinhas chegarem.

amigão estou indo para os 50 e batendo um bolão, ainda sigo aprendendo, acabei de trocar de raquete… caneteiro japones raiz siga em frente