Começando o estilo "kato"

Estou conversando com meu técnico para começar a desenvolver o estilo mais defensivo de jogo, atualmente ainda estou treinando com o material que ele me forneceu para fazer o teste, mas já pensando no futuro gostaria de algumas dicas sobre o material e também quanto ao estilo de jogo, que eu já venho flertando a um tempo e essa semana tomei coragem de experimentar

Bem-vindo ao (nosso) lado negro da Força :slight_smile:

Qual é equipamento que você está usando?

1 Curtida

então na verdade estou usando ainda o material fornecido pelo meu técnico para me adaptar… fiz apenas alguns poucos treinos mas já gostei bastante e estou pretendendo montar a minha própria raquete, porém como sou novo nesse estilo não conheço nada sobre os pinos e nem qual o melhor para se iniciar.

quanto a borracha eu também não sei se é melhor uma mais rapida ou com mais controle, atualmente uso uma donic blue fire no FH, e o meu BH pretendo colocar o pino longo

@HenriqueRodrigues É bom você ser mais específico em relação à borracha. A bluefire tem a M1, M2, M3… e cada uma com “pequenas” diferenças. São detalhes, mas que talvez sejam importantes pro @mazinho, eu acho.

é a Bluefire M1 mesmo, eu estou bem confortável com ela atualmente para os meus golpes de FH, mas não sei se é boa para o estilo novo que estou começando, já que vou jogar mais a média e longa distancia da mesa

Depende. Se você não for katar de forehand (o que é bem característico dos defensivos mais modernos), a borracha de forehand quase não faz diferença. Se pretende katar de forehand, talvez a mesma M1, mas com espessura 2,0 já te traga mais facilidade para defender. Mas como você está começando agora no estilo, talvez seja melhor pegar uma borracha com mais controle.

Bom, mas e no backhand, está usando pino?

no backhand estou com uma DHS C8, na verdade estou esperando chegar e usando a raquete do meu técnico, que na época que treinava a seleção mexicana era kateiro, mas ele me recomendou bem ela, disse que da para começar bem a jogar

@HenriqueRodrigues Eu tenho a C8 e vou trocá-la. Achei o quique nela bem forte e não me agradou para o estilo de jogo defensivo. Analisando um tanto o que poderia ser, sinto que a causa está na esponja, que é bem dura. Inclusive, se o @mazinho puder dar umas dicas de pino longo, vou achar bom.

Faz tempo que não experimento novos produtos (e nem poderei testar, já que onde moro atualmente nem tem onde jogar). Mas sempre fui muito conservador quando o assunto é troca de borrachas. Em 30 anos de TM, só usei 5 pinos diferentes (BTY Feint Long, BTY Feint Long II, Nittaku Screw Soft e Donic Alligator).

Recentemente tenho trabalhado mais com a venda de produtos da Joola, e meus clientes têm trazido boas impressões do Joola CWX Joola CWX (Chen Weixing) - Loja do Mesatenista.

Minha recomendação de pino longo para iniciação sempre foram os chineses baratinhos. Eu era bastante fã do Double Fish 1615, relativamente macio, com bom controle e preço ridicularmente baixo. No AliExpress deve custar menos de R$ 40.

1 Curtida

E no forehand, @mazinho?
Vi que você usou a Nittaku Moristo DF. Já vi também a BTY Tackiness Chop. Essas parecem específicas para jogadores defensivos mesmo. Por que? O que fazem delas boas para a defesa? Teriam outras borrachas com características semelhantes que, em versões mais finas, atendem também?

Forehand já usei muita borracha. Se bem que será pouco comparado com o povo.

Hoje nem tem muito história de lisa específica pra jogador defensivo. Até existem alguns modelos como a Donic Slice, mas a maioria dos jogadores têm optado por modelos convencionais com espessura menor. Mas, basicamente, estas borrachas específicas pra kato são bem lentas e com bastante efeito. Katar de lisa é muito mais complicado que com pino longo. A variação também é bem menor, tanto que, na maioria das vezes quando eu catava de for, era com o pino também (sempre tive muita facilidade para girar a raquete).

Mas, sobre a Tackiness Chop, ela era extremamente macia e lenta (e nem tinha tanto efeito). Era muito fácil de defender com ela. Como eu atacava “bastante”, migrei para Drive.

O que eu me lembro:
1 - BTY Tackiness Chop
2 - BTY Tackiness Drive
3 - Nittaku Moristo DF (passei a vender Nittaku)
4 - Nittaku Moristo 2000 (época que tive melhores resultados)
5 - Desto F3 (passei a vender Donic)
6 - Donic Baracuda
7 - Acuda S3
8 - Bluefire M3
9 - Acuda Blue P3

Desde 2016 “parei” de treinar por problemas físicos, mas ainda testei:
10 - Bluestorm Z3
11 - Bluegrip V1
12 - Slice CD

Todas as borrachas que usei foi com espessura 2,0 (ou 2,1 no caso da Z3). Como se percebe, gostava bastante de borracha macia, um mal da minha geração, que adorava “som de cola rápida”.

1 Curtida