Começando a praticar tenis de mesa

Olá,

estou começando no tenis de mesa. Joguei muito, mas de forma recreativa, a 10 - 12 anos atrás. Já procurei um clube e um professor para começar mais seriamente porém tenho algumas dúvidas:

  1. Quando criança eu sempre joguei caneteiro mas queria desenvolver o estilo classico, teria algum problema?
  2. Qual seria uma boa raquete para começar a prática do tenis de mesa. Lembrando que a minha pratica se resume a recreações durante meus 12 - 15 anos sem nenhuma orientação técnica.

[quote=“rodrigoswars” post=104314]Olá,

estou começando no tenis de mesa. Joguei muito, mas de forma recreativa, a 10 - 12 anos atrás. Já procurei um clube e um professor para começar mais seriamente porém tenho algumas dúvidas:

  1. Quando criança eu sempre joguei caneteiro mas queria desenvolver o estilo classico, teria algum problema?
  2. Qual seria uma boa raquete para começar a prática do tenis de mesa. Lembrando que a minha pratica se resume a recreações durante meus 12 - 15 anos sem nenhuma orientação técnica.[/quote]

Olá Rodrigo, seja bem vindo ao fórum.

Muito de nós começamos de forma recreativa, e muitos ainda permanecem nesta categoria. Eu incluso. Bom saber que já procurou um clube e um professor, sendo que este pode atuar como mediador para auxiliá-lo a desenvolver a parte técnica do seu jogo.

Sobre as suas dúvidas, segue a minha opinião.

  1. Não, eu também comecei como caneta quadrada (Biriba), depois fui pra classineta de uma lado (DHS 1000 e qualquer coisa) e quando comecei a treinar em um centro de treinamento fui direto para o clássico com uma Stiga carbonada (Carbokev) e borrachas com cola rápida. Disso tudo, só não recomendo começar com uma raquete carbonada e usar a cola rápida, que foi banida.

Eu particularmente acho o estilo clássico mais fácil de aprender, mas o gosto do atleta deve ser levado, e muito, em consideração. Se não tiver problema pessoal em jogar clássico, ter iniciado com caneta quadrada não lhe trará tantos problemas, considerando que tenha orientação. Claro que pode sentir um pouco de dificuldade no começo, porém o professor poderá lhe ajudar com isto.

  1. Uma raquete boa pra começar seria uma raquete mais barata. Tem duas opções mais frequentes: 1- comprar uma raquete usada em bom estado de um atleta mais velho do clube; 2- comprar um conjunto novo mais em conta. Geralmente, a primeira opção você terá acesso a um material bom, porém usado. A segunda, você comprará um conjunto um pouco mais caro, porém novo.

Conjunto novos com boa relação custo benefício para mim:
Raquete: Donic Persson Seven; Avalox P500 ou P700; DHS PG8 ou PG7; Xiom Extreme S ou Offensive S; Thibar Nimbus OFF; Yasaka Original Extra. Todas essas perto do valor de R$ 150,00.
Borrachas: Donic Acuda S1 ou S2 ou S3; Donic Barrucada ou Barracuda Big Slam; Xiom Vega Asia ou Elite ou Euro ou Pro; DHS Hurricane ou Skyline; Yasaka Mark V AD; Butterfly Sriver. Todas estas próximas ao valor de R$ 100,00.

A combinação padrão é escolher uma raquete mais de controle ou ofensiva e geralmente uma borracha média ou dura no forehand e macia no backhand. Agora, para te indicar um específico, acho melhor que teste vários de seus colegas e diga qual gostou mais. Caso seja muito caro, pode-se tentar encontrar outros conjuntos mais baratos com alguma semelhança.

Existe muito material e a diferença entre eles pode ser ajustada com a técnica certa. Agora, quanto ao gosto pessoal, este é mais díficil de lidar.

Abraços,

Depois do que o Julio disse, nada a comentar. Simplesmente isso!

Poderia sei lá acrescentar alguma coisa… No início dos meus treinamentos utilizei uma Madeira Tibhar Champ com duas Borrachas Desto F1, show de bola pra começar… Também indicaria borrachas Tibhar Sinus…Madeira Pg7… e por ai vai…

São muitas opções, o mais aconselhável é jogar com a raquete de alguém e testar na prática… pedir para seu treinador analisar seu jogo e lhe indicar boas opções.

Quanto a mudar o estilo sem problemas… depois que você pega a base você pode até mesmo jogar (de brincadeira ) de outros estilos… de vez em quando jogando com os amigos eu jogo classineta, ai começo a perder volto pro clássico que eu me garanto.

Abraço, boa sorte e seja bem vindo ao fórum.

Valeu pessoal, muito obrigado pelas dicas.

Entrei em contato com o professor e ele vai fazer uma avaliação.

Estou muito empolgado pra começar a praticar.

Abraços.

Rodrigo (belo nome), também passei por situação semelhante ficando muito tempo sem jogar e quando voltei resolvi mudar a empunhadura.

Comecei de cara com uma raquete carbonada e recentemente arrumei uma só madeira. Posso te falar que a só madeira o controle aumenta bem e estou gostando mais de jogar com ela e compensando a velocidade um pouco menor no braço.

O que te recomendaria é procurar uma raquete boa usada com bom preço e colocar borrachas novas (as que o Júlio indicou são excelentes. eu particularmente gosto bastante da Baracuda).

O resto é treino… :slight_smile: