Combinação de Borracha para Senkoh 8

Boa tarde. Possuo uma Senkoh 8. Estou afastado da modalidade há anos, porém acompanho um pouco as mudanças e percebi agora que há muitos tipos de borracha. Jogo próximo a mesa e gostaria de uma indicação de borracha, que combine boa velocidade, spin e controle. Pensei numa Tenergy 05. Alguém poderia me indicar algo equivalente e menos oneroso?

De fato, tenergy hoje em dia está bem caro…
Mas ser de fato igual a Tenergy é impossível (Tenergy é Tenergy, né hahaha)
Hoje em dia todos os fabricantes tem suas borrachas tensionadas mas nenhuma até hoje se mostrou exatamente as mesmas caraterísticas da T05. Já para a 64 tem mais opções…

As possíveis borrachas que se equivalem a 05 são:

  • Xiom Vega Pro
  • Xiom Vega Asia
  • Xiom Vega Europe
  • Andro Rasanter R47
  • Andro Hexer HD
  • Donic Baracuda
  • Donic Bluefire M1
  • Tibhar MX-P
  • Cornilleau Target Pro GT H47

Se você pesquisar um pouco, até mesmo aqui no fórum, em postagens bem antigas, vai encontrar tópicos com recomendações da linha Xiom…
A Tenergy foi laçada em 2008 e Xiom linha Vega em 2010, então elas nasceram praticamente para serem concorrentes
Depois veio, em ordem de lançamento e alternativas (se não me engano - talvez Andro e Cornilleau tenham sido aprovadas ITTF no mesmo LARC semestral da época, mas não tenho certeza)
-MX-P
-Linha Andro
-Cornilleau
-Donic

Fazendo um resumo geral de recomendações por velocidade, spin e controle, como você disse:

  • Andro Rasanter R47 / Cornilleau Target Pro GT H47 / Xiom Vega Pro / Andro Hexer HD
    (Velocidade e efeito similares - em ordem de controle + >> -)

  • Xiom Vega Asia

  • Xiom Vega Europe / Donic Baracuda
    (Velocidade e efeito similares - em ordem de controle + >> -)

  • Donic Bluefire M1 / Tibhar MX-P
    (Velocidade e efeito iguais - em ordem de controle + >> -)

Entre todas possibilidades citadas, eu recomendaria, em ordem:

  • Xiom Vega Pro
  • Tibhar MX-P
  • Andro R47
  • Donic Baracuda

Recomendaria essa ordem, mesmo não estando na ordem de especificações, por questão da construção, que mais se assemelharia “de imediato” com a 05, tanto pelo toque como arco; além de já se ter inúmeros relatos de aprovação… Andro e Donic (a não ser que seja linha Acuda, mas não tem nada de semelhante com Tenergy), eu particularmente não aconselho para caneta, a não ser que seja para teste rápido; acho o topsheet meio “estranho” para BH caneta…

Abs

EDITADO
Não comentei no texto, mas já levei em consideração sua madeira

1 Curtida

Uau!!! Muito obrigado Guilherme!!! Foi extremamente esclarecedor!!! Agora é só fazer a busca!!! Pra quem começou a jogar qdo os sets tinham 21 pontos, a coisa mudou muito. Kkkkkk. Mas qdo parei, já eram de 11 pontos, mas ainda eram as bolinhas menores. Exatamente entre 1982 e 1989. Kkkk

1 Curtida

Boa tarde @paulogomes70,

Bom ter mais um colega do tempo dos 21 pontos para ajudar a botar respeito nessa molecada hahahahahahah. Entendi que vc jogou entre 1982 e 1989, mas a alteração da regra para 11 pontos passou a vigorar em 2002.

De qualquer forma, em termos de materiais, isso não muda muito o seu cenário (as borrachas em si incrivelmente não mudaram tanto assim de 1989 para 2002 hahahahahah). Mas o que mudou mesmo foi o esporte propriamente dito, que se tornou muito mais dinâmico, o que levou os materiais a irem caminhando cada vez mais para mais velocidade, tb grandemente influenciados pelos delírios de grandeza do mercado consumidor amador (que no final é quem paga os seus materiais e dos seus ídolos hahahhaahha).

Eu diria que tudo depende de como vc costumava praticar. Se vc tinha fundamentos bastante sólidos e praticava regularmente, rapidamente vc vai “lembrar como andar de bicicleta”, e neste caso, não acredito que uma borracha similares a uma Tenergy te atrapalhe (acredite, é importante pensar nisso). Neste caso, descomplicando, uma alternativa bem comum (que em muitos casos viraram preferências, mesmo entre os profissionais) e disponível no mercado é a Evolution MX-P. Caso contrário, eu recomendaria que vc use uma Donic Baracuda (bem diferente de uma Tenergy).

Enfim, tênis de mesa antes de tudo é um esporte, e não uma ciência de materiais. Então, procure ao máximo “se entender” antes e com isso usar o material como ferramenta, sem necessidade de “sobrepensar” as coisas.

Abraços!!!

Olá companheiro das antigas!!! Sim!! Parei em 89, mas joguei poucas vezes após 2002. Após as sugestões do amigo Guilherme 21, pensei realmente na MX-P, apesar de ser uma borracha totalmente diferente das que eu utilizei. Sempre usei borrachas de espessura Média, treinava uma vez na semana, mas consegui absorver bastante coisas. Meu jogo era de muita batida forte, gostava das borrachas chinesas, com esponja mais firme. Cheguei a usar madeira com fibra de carbono e borracha chinesa, mas quero colocar mais efeito em meu jogo. Sou paciente :grin:, e quero o desafio de me adaptar a um novo estilo de jogo, acho que vai ser bom.

1 Curtida

A SENKOH 8 É BOA RAQUETE CANETA QUADRADA JAPONESA COM BOM ATAQUE MAS “É MAIS DE CONTROLE” EM COMPARAÇÃO A OUTRAS COMO POR EXEMPLO A SENKOH 1 OU A CYPRESS G MAX ETC… PARA VOCÊ QUE JOGA MAIS PERTO DA MESA A TENERGY 05 MENSIONADA NÃO É A MELHOR ALTERNATIVA A BOLADA MAIS FORTE ATINGINDO A MADEIRA SERÁ COMO FREIAR UMA CATAPULTA FAZENDO A BOLA IR TORTA MESMO QUE EM PEQUENAS PROPORÇÕES. ALGO QUE É MAIS NOTÁVEL EM MADEIRAS DE DEFESA OU BARATINHAS COM BORRACHA DE ATAQUE. PREFIRO A TENERGY 80 POIS TERÁ MAIOR CONTROLE E SPIN COM VELOCIDADE.