COMBATE a DENGUE ARMADILHA simples , facil e eficiente

Mosquiteca - Uma Idéia Duca!

Retirado do link de :

Sergio Miranda

Uma idéia tão simples, quanto brilhante

  A epidemia da Dengue já é uma realidade no Rio de Janeiro e uma das principais ações para sua erradicação é evitar-se a reprodução do mosquito transmissor da doença.

  O Prof. Maulori Cabral, da UFRJ, em parceria com pesquisadores da Fiocruz, criou uma armadilha para o Aedes aegypti, que ainda não está sendo comercializada, mas que é muito importante e baseada no seguinte fato:


  O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. 

  A temporada de chuva, complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias - um ano e dois meses - mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.

A Matemática da “Mosquitoeira”

  Faça como nós: construa dez armadilhas, espalhe 5 pelo seu quintal e dê as outras 5 aos vizinhos, amigos, parentes e peçaque cada um deles faça o mesmo. Vejam os números de armadilhas que teremos a cada ciclo:

  Se cada um fizer a sua parte, em 3 rodadas, apenas, teremos 1.560 armadilhas, enganando as fêmeas do mosquito. Em até 35 dias a fêmea do mosquito estará morta e se não tiver colocado os ovos em local onde se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos. 

O número é este mesmo: Mais de 1,5 milhões de mosquitos, considerando que cada armadilha engane pelo menos 10 fêmeas e que estas fêmeas coloquem ovos apenas 4 vezes na sua vida adulta.

  É muito fácil você fazer a Mosquiteca em sua casa, a partir de garrafas pet de refrigerantes. Clique aqui e veja, passo-a-passo, como produzi-la

http://www.jornalcarranca.com.br/jornal … uiteca.asp

Abraço a todos

A dengue vem sendo realmente preocupante.
A armadilha é fácil de montar e barata, todos podem fazer as suas.
Fiz uma aqui em casa, por enquanto nada de mosquitos, espero que não haja nenhum.
Mas se houver, tenho uma armadilha.
Grato pela dica, afinal é um risco imenso para a saúde.

Abraços.

Blz NationalKid;

Vamos cada um fazer a sua parte e teremos um meio dígno…