Com Campeonato Escolar, Coreia do Sul realiza seu primeiro evento pós surto de Covid-19

TM Retorna na Coreia do Sul

Hoje, 4 de julho, as competições de tênis de mesa retornaram oficialmente na Coreia do Sul, que foi o segundo maior foco da Covid-19 no começo da pandemia, inclusive, provocando o adiamento do Campeonato Mundial por equipes que seria realizado no país em março, mas que foi transferido para 2021, ainda sem data definida.

Hobby-Automat-Forum-3

O surto da Covid-19 no país foi completamente controlado em abril. Ao todo a Coreia do Sul teve 13.000 casos (o Brasil teve 42.000 novos só ontem). Desde então a média é de aproximadamente 40 novos casos diários e só agora as autoridades se sentiram seguras para voltar a maioria das modalidades.

Praticamente todo esporte profissional já retornou na Coreia do Sul, mas ainda sem público. Quanto ao tênis de mesa, o primeiro evento é o 58º Campeonato Escolar. A etapa que começou hoje estava prevista para fevereiro. As competições escolares são muito importantes naquele país, inclusive o evento será transmitida pela TV e internet (Canal 1 ou Canal 2). A primeira competição para maiores, será a etapa do Circuito Nacional e será realizada entre 11 e 16 de julho na cidade de Jecheon.

TM Retorna na Coreia do Sul 2

Quanto às regras de segurança, o que pudemos observar é:

Praxe como foi em outros países:

  • Todos com temperatura medida;
  • Acesso ao ginásio após passar por uma espécie de máquina “higienizadora”;
  • Quem está fora da área de jogo tem que usar máscara (árbitros não estão usando).
  • Não há cumprimentos físicos entre os jogadores;

Algumas diferenças:

  • Mesmo sendo um campeonato escolar, apenas os atletas, técnicos e organizadores estão com acesso ao ginásio. Acompanhantes dos atletas não são permitidos;
  • Jogos de duplas sendo realizados.
  • Uso de apenas uma bola por mesa.
1 Curtida

Aqui no Brasil provavelmente não teremos torneios em 2020.
Primeiramente por decisão governamental, que determinou faixas para cada atividade ser liberada, e campeonatos com aglomeração estão somente na última faixa, ou nem isso, agora não lembro.
Além disso, quem arriscaria participar de um torneio onde algo entre 100 e 200 pessoas se concentram em um ginásio pequeno? Eu não iria, com certeza.
Qual a posição dos órgãos oficiais como CBTM e FPTM, alguém sabe? Já deram o ano por encerrado em relação a torneios em solo nacional?

Em live há uns 2 meses vi um dirigente da Federação Paulista dando a temporada praticamente por encerrada. A CBTM também me parece bastante prudente sobre o retorno. Ontem eles publicaram estas instruções: https://www.cbtm.org.br/upload/download/e4d559354d53400aba9680fb8bbcc4ec.pdf

Destaque para a parte do retorno de eventos:

Fase 4 - Retorno de Competições Regulares
Momento em que as restrições são mínimas e as competições esportivas voltam em sua plenitude. As instalações esportivas serão abertas e não haverá limitações no tamanho da competição. Os locais de competição devem manter um registro de todos os participantes, para fins de rastreamento novos casos.

Novos protocolos para eventos continuarão a ser desenvolvidos, à medida que fatos adicionais sobre prevenção de doenças e retorno a grupos maiores se tornem conhecidos. Práticas de higiene e medidas de prevenção devem ser implementadas em todos os eventos e atividades futuras. Ao retornar a eventos nacionais, todos os participantes podem precisar fazer o teste 7 dias antes da viagem e apresentar um certificado médico para liberação. Para fins de uma transição gradual, as medidas de distanciamento social estabelecidas precisarão ser observadas.

Principalmente pelo nosso atual estágio, onde a doença ainda está crescendo, acho que a temporada, que nem começou, já acabou. Torço para que apareça alguma vacina até outubro ou novembro, e que ela seja acessível pra toda população. Aí, vai dá para sonhar com alguma coisa: Campeonato Brasileiro e “Super” Estaduais em dezembro.

1 Curtida