Hoje, 4 de julho, as competições de tênis de mesa retornaram oficialmente na Coreia do Sul, que foi o segundo maior foco da Covid-19 no começo da pandemia, inclusive, provocando o adiamento do Campeonato Mundial por equipes que seria realizado no país em março, mas que foi transferido para 2021, ainda sem data definida.
O surto da Covid-19 no país foi completamente controlado em abril. Ao todo a Coreia do Sul teve 13.000 casos (o Brasil teve 42.000 novos só ontem). Desde então a média é de aproximadamente 40 novos casos diários e só agora as autoridades se sentiram seguras para voltar a maioria das modalidades.
Praticamente todo esporte profissional já retornou na Coreia do Sul, mas ainda sem público. Quanto ao tênis de mesa, o primeiro evento é o 58º Campeonato Escolar. A etapa que começou hoje estava prevista para fevereiro. As competições escolares são muito importantes naquele país, inclusive o evento será transmitida pela TV e internet (Canal 1 ou Canal 2). A primeira competição para maiores, será a etapa do Circuito Nacional e será realizada entre 11 e 16 de julho na cidade de Jecheon.
Quanto às regras de segurança, o que pudemos observar é:
Praxe como foi em outros países:
- Todos com temperatura medida;
- Acesso ao ginásio após passar por uma espécie de máquina “higienizadora”;
- Quem está fora da área de jogo tem que usar máscara (árbitros não estão usando).
- Não há cumprimentos físicos entre os jogadores;
Algumas diferenças:
- Mesmo sendo um campeonato escolar, apenas os atletas, técnicos e organizadores estão com acesso ao ginásio. Acompanhantes dos atletas não são permitidos;
- Jogos de duplas sendo realizados.
- Uso de apenas uma bola por mesa.