Coloque minha mesa na parede, com segurança

Pessoal,
Comprei um tampo para a mesa de TM.
Quando em uso, a mesa ficará sobre a mesa da sala, com a lateral próxima à parede a uma distância de 50cm
Quando em repouso, ficará grudada na parede.
Peço dicas de como fazer isso. Abaixo demonstro a ideia que tive.
Engenheiros de fato, de direito e de pitaco, fiquem a vontade para sugerir. Pensem em dobradiças, corrimão vertical, pistão pneumático, travas, etc…

Attachments:

A minha sugestão é que você pense tambem em molduras com fotos da família ou pinturas bonitas para colocar no verso do tampo para que o pessoal aguente esse “trambolho na sala” rsrsrs… Eu vi um episódio do Decora na GNT em que o pessoal opta por colocar na vertical, preso por um estrutura que lembra a de prender tv na parede. Desta forma acho que deve ser mais prático. 4 furos na parede, 4 parafusos na mesa e uns 50 reais em uma loja de materias de construção.

Enviado de meu GT-I9295 usando Tapatalk

Olá Júlio
A ideia parece ser interessante mas não entendi direito como funcionária
Considerando que minha mesa da sala não pode sair do lugar, como seria este suporte?
Pode fazer um esboço?

Segue um croqui do que imaginei.

Abraços,

[url=http://postimage.org/]

Mas como a mesa ficaria na horizontal?
Onde seria o movimento de dobradiça pra ela ficar hora na vertical e hora na horizontal?

Já pensou em fazer um sistema de roldanas, e subir a mesa pro teto ao invés de coloca-la na parede?

Tipo varal suspenso mesmo.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

[quote=“louis_nerys” post=102623]Já pensou em fazer um sistema de roldanas, e subir a mesa pro teto ao invés de coloca-la na parede?

Tipo varal suspenso mesmo.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk[/quote]

Olá.
Obrigado pela dica.
Pensei sim.
Eu teria que mudar o esquema de iluminação da sala, mas este nem é o problema.
A questão é a segurança. Não confiaria em nenhum chumbamento para suportar a mesa, pois estas coisas vão afrouxando com o tempo, e eu não ficaria tranquilo com minha familia comendo debaixo deste peso.

[quote=“tripossante” post=102622]Mas como a mesa ficaria na horizontal?
Onde seria o movimento de dobradiça pra ela ficar hora na vertical e hora na horizontal?[/quote]

Eu pensei em uma idéia mais simples. Nao teria dobradiça, funcionaria como um quadro. Quando você utilizar, basta deitar sobre a mesa e quando for guardar, põe na parede como um quadro. Para evitar de movimentar na mesa, acho que um adesivo emborrachado, do tipo que põe na escada para evitar de escorregar, deve dar conta do recado. O único problema que eu vejo é que você terá de fazer 4 furos no tampo, mas acho que dá para cobrir com massa corrida.

Enviado de meu GT-I9295 usando Tapatalk

Olá, Julio
O problema é o peso do tampo que é inteiriço.
Não dá pra colocar sobre a mesa em apenas uma pessoa
E como eu comprei o robopong, muitas vezes vou querer usar quando estiver só em casa

Ainda aproveitando a ideia das roldanas, vc pode puxar a mesa pra parede fazendo menos força usando um sistema desses, e ainda ficaria presa com mais firmeza.

Qual sua ideia inicial para fixar a mesa na parede, sem cair?

Olá, Louis
Minha ideia inicial é a das figuras que coloquei no tópico.
Na primeira imagem, logo abaixo da foto da minha filha e esposa jogando, veja:
Em verde, na diagonal, há uma barra rígida metálica, com efeito dobradiça nas duas pontas, uma ligada no chão e outra na estrutura da mesa.
E na vertical, na parede, um corrimão fechado para as rodinhas do destaque da figura, ou seja, as rodinhas estão sempre dentro deste corrimão.

O esquema funciona como uma báscula de banheiro, só que de cabeça pra baixo.
Ao trazer o tampo da posição vertical (na parede) para a horizontal (sobre a mesa da sala), a rodinha (do destaque) vai subindo e a barra rígida vai inclinando para frente, até travar na posição horizontal.

Lembrando que na posição de descanso da mesa (vertical), a barra vai até acima do centro de gravidade da estrutura, e assim ela nunca cairá (da posição vertical para a horizontal) sem que seja puxada.

Outra coisa que pensei é colocar um pistão pneumático acima do corrimão com a haste grudada na estrutura da rodinha, tornando o movimento da rodinha ainda mais difícil e cadenciado.