Coladores: Comemorem!

Pelo que parece o uso de cola rápida não será proibido tão cedo. A seguinte notícia foi publicada na página de notícias da Butterfly: http://www.butterfly.co.jp/news/n200604/20060429.html

A tradução de japonês para inglês ficou muito pobre, mas os pontos principais são esclarescidos (marquei de vermelho). Pelo babelfish/altavista ficou assim:

"Global ban of adhesive on 2008 September 1st in postponement - ITTF board of directors adoption -
Global ban of the adhesive being postponed on 2008 September 1st decided. International Table Tennis Federation (ITTF), board of directors it did on April 28th.
Among those, concerning the postponement of the adhesive prohibition schedule which is proposed from athlete commission it voted, proposition was voted at approval large number.
It means that because of this, the prohibition start time limit of the adhesive on is postponed “2007 September 1st” empty “2008 September 1st”. Plain gauze LARA chairman of ITTF very much is regrettable "from viewpoint of health concern concerning the latest vote. As for ITTF being to be the world of democracy there is no manner. If the alternative step which is superior in the players is shown, perhaps, you can do opposite decision in the next ITTF board of directors of 2007 April, "that you commented
Furthermore, as soon as detailed information to enter concerning regarding the execution of rule, the schedule which we convey.
International Table Tennis Federation formality HP: Http://www.ittf.com "

Apesar da notícia, nada foi anunciado oficialmente no site da ITTF.
Na minha opinião deve ter havido muita pressão por parte dos fabricantes, que há algum tempo vinham alegando não estar conseguindo fabricar colas com o padrão exigido pela ITTF. Mas a questão pode ser financeira, pois os fabricantes deixariam de faturar muito $$$. Vejam a lista de colas aprovadas até a data anunciada. Mas que pode muito bem ser alterada a qualquer momento.

"ITTF authorized Glues - The following list is valid until 31st December 2006
Distributer Trademark / Brand Name / Country

A. Kienzle / Victoria Spin / Germany
andro / andro future / Germany
andro / andro universal / Germany
andro / JMS Performance / Germany
Beijing Champions Sports Co. Ltd. / Sanding / China
Champion Co. Ltd. / Super I / Korea
Champion Co. Ltd. / Super II / Korea
Champion Co. Ltd. / Duramax / China
Chemos Slovakia s.r.o. / Elo Spin / Slovakia
Contra Table Tennis Service / Contra Ultra Speed / Germany
Dauphin - TT / Proma / France
Decathlon Production / Decathlon / France
Decathlon Production / Decathlon Colle normale / France
Donic Sportartikel / Donic Persson Speed Light / Germany
Donic Sportartikel / Donic Coppa Light / Germany
Donic Sportartikel / Donic Waldner Speed Master / Germany
Donic Sportartikel / Donic Enduro / Germany
Double Happiness / Power Speed / China
G. H. Produkter / Spinny Top / Sweden
G. K. Industries / Jumbo-Speed / India
Jet Line Trading / Jet / Taiwan
Joba Sport / BT High Energy Speed / Sweden
Joola Tischtennis / Joola Rossi Plus 100 / Germany
Joola Tischtennis / Joola Overdrive / Germany
Juic Co. / Aqua Effect / Japan
Juic Co. Ltd. / Juic Pure Effect / Japan
Juic Co. Ltd. / Juic Ecolo Effect / Japan
Juic Co. Ltd. / Juic Ultra Effect II / Japan
Juic Co. Ltd. / Aqua Stick / Japan
Killerspin / Power / USA
Killerspin / Propel / USA
Killerspin Co. / Torque / USA
Kokutaku Co. / Spark Glue / Japan
LDS Sports Diffusion SA / Propulsion / Belgium
Lear / Vulkan Champion / Czech R.
Nippon Takkyu / Nittaku Rubber Dine / Japan
Nippon Takkyu / J. O. Flash Glue 1000 / Japan
Nippon Takkyu / Nittaku Rubber Dine for Moristo / Japan
Nippon Takkyu / Nittaku Sound / Japan
Nippon Takkyu / Rubber Dine / Japan
Posno Sport / Posno Spin Speed / Netherlands
Prasidha (Hong Kong) Ltd / Prasidha Power / Hong Kong
Pyung Hwa Ind. Co. Ltd. / Peace / Korea
Stag / Stag Explosive / India
Stag / Thunder Spin Long Lasting / India
Sweden Table Tennis AB / Carbon Energy / Sweden
Sweden Table Tennis AB / Stiga Energy / Sweden
Sweden Table Tennis AB / Stiga Victory / Sweden
Sziko KKT / Premium Speed / Hungary
Tamasu Co. Ltd / Butterfly Clean Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd / Butterfly Fair Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd / Butterfly Super Long Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd (EUR) / Butterfly Millennium Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd.(EUR) / Butterfly Basic Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd.(EUR) / Butterfly Fair Chack Light / Japan
Thule Sport / Super Chesp / Spain
Tianjin Golden Friendship / Special 729 / China
Tibhar GmbH / Tibhar Rapid Clean / Germany
Tibhar GmbH / Tibhar Individual / Germany
Tibhar GmbH / RAPID CLEAN de Luxe / Germany
Vroco Sport / Nova Super Speed / Netherlands
Woodhouse AB / Yasaka Masterfix / Sweden
Woodhouse AB / Yasaka Super Speed / Sweden
Woodhouse AB / Yasaka Pro Life / Sweden
Yamato Takkyu / TSP Speed Glue / Japan
Yamato Takkyu / TSP Rubber Glue / Japan
Yamato Takkyu / Eco-Jet / Japan
Yamato Takkyu / TSP Noriko Clean / Japan
Yasaka Co. Ltd. / Yasaka Gatien Speed Clean / Sweden"

fonte: ITTF

Tamasu Co. Ltd / Butterfly Clean Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd / Butterfly Fair Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd / Butterfly Super Long Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd (EUR) / Butterfly Millennium Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd.(EUR) / Butterfly Basic Chack / Japan
Tamasu Co. Ltd.(EUR) / Butterfly Fair Chack Light / Japan

Você conhece ou já usou umas destas colas ? Elas podem ser consideradas rápidas ? Elas são menos prejudiciais a saúde na colagem?
Eu tenho uma Bty Fair Chack e mesmo tomando cuidado acabo inalando alguma coisa, acho eu.

saudações mesatenista

Já houve “rebatida” por parte de gente q entende de saúde…

Saúde não pode esperar…
http://www.ittf.com/stories/full_story1.asp?ID=8832

O mais complicado é que, opinar sobre usar cola ou não agora é dificil. E pra um técnico orientar um novo atleta? É complicado você tirar a cola do seu atleta já que a cola iria ajudá-lo muito a jogar.

Além da pressão dos fabricantes, também tem o lado da fiscalização. Seria muuuuuuuuuuito difícil de se fiscalizar quem usa ou não cola rápida, principalmente aquelas que tem efeito mais duradouro.

acho q tem + um fator q n vi ng comentar sobre a proibicao da cola: o cenario mundial poderia mudar. Provavelmente alguns jogadores iriam se adaptar + q outros ao n uso da cola. Se, p ex, o Kreanga se adaptasse melhor q os demais, ele subiria facilmente no Ranking mundial, e Liqin n conseguisse se adaptar de maneira alguma, ele poderia ter uma queda gigantesca. E creio q isso deve estar perturbando os patrocinadores/jogadores, pois eles podem acabar sendo mto afetados.

Isso provavelmente vai acontecer. Mas sinceramente acho q o Kreanga seráum dos mais prejudicados pelo estilo meio louco. Outro q deve cair bastante é o Werner Schlager que usa uma raquete incrivelmente rapida.

Eupoderia dizer a mesma coisa de chineses emgeral, mas sinceramente acho q eles já tem uma solução na manga.

Cara, todos os atletas tops sem cola vão se dar mal , todos.
Kreanga quando for fazer um back , a bola vai cair no pé dele.
Schlager a mesma coisa.
Todos vão ter problemas sem cola, timo boll, todos chineses, samsonov, e até ele, waldner, terá problemas tb. todos os coreanos terão problemas.
O que eu imagino que pode ter menos problemas é o oh sang que tem um jogo de bloqueio e contra ataque.

Resumindo: a cola é o doping autorizado dos jogadores de TM, e somente sem ela saberemos realmente quem são os caras bons.

Os que mais sentirão falta de cola certamente serão os chineses.
As borrachas chinesas são lentas demais.
Com a proibição da cola, eles devem voltar a usar madeiras com 7 folhas e usar madeiras carbonadas.

Acho que quem ganhará com isso são os Coreanos, pois tem um jogo mais batido e de bloqueio.

Os europeus tb sentirão dificuldades, mas acho que muito menos que os chineses, pois os europeus já usam material muito rápido e a perda de velocidade e controle será muito mais fácil de ser compensada do que com as borrachas chinesas.

Tomara que proibam a cola rápida a partir de janeiro de 2007, como estava previsto.

Sem dúvida todos jogadores irão sair perdendo, ainda tenho minhas dúvidas que a cola será totalmente danida.É muita perda para os jogadores e principalmente para os fabricantes.

A questão dos bons serem aqueles que conseguem “bater” sem cola é muito relativa, para um Kreanga, Schlager, Liqin, é fá cil seguram na mesa diversas bolas, mas para eu, você ou seja, “mortais” é mais fácil controlar uma madeira carbonada com uma Bryce MAX com cola ou sem??

Axo que sem neh :wink:

Discordo de você, os bons jogadores também precisam de cola…
Jadson, o fim da cola era previsto pra setembro de 2007, e não pra janeiro.
Eu não quero que proibam a cola, quero que deixem vendendo colas até várias marcas produzirem produtos similares não-tóxicos.