Cola rápida Otsuka é boa ou ruim?

Estou disposto a comprar uma cola rápida para as minhas borrachas Donic F1, e estava pensando na Cola Otsuka vendida na Frantt, porém gostaria de saber de quem as usou se é boa ou ruim, se é difícil de removê-la, se diminui a vida útil ou danifica a borracha…,ou seja, perguntas desta natureza. Gostaria também de solicitar aos amigos que me indicassem colas de qualidade que proporciona muito efeito e velocidade e de fácil remoção da borracha.

é péssima! um lixo! uma porcaria! não compra isso não cara! ::negativo::

já testei esta porcaria e minha borracha não colava de jeito nenhum. parece mais água este lixo que fran vende.

Hamtaro

sem querer meter o pau no fabricante, mas esta cola eh igual a cola caseira…e eu prefiro a q eu faço do q essa…

Cara, eu nao gostei da otsuka. Colas que eu mesmo faço ficam boas, ou então uma fair chack , ou então aquela GIRO , cujo email do fabricante se nao me engano é [email protected].
Mas a cola que eu faço fica show. Nao compra otsuka, é melhor comprar uma agua na padaria que é melhor :wink:
A fair chack é boa.

com certeza, a fair chack é uma das melhores colas. O único problema é seu custo.

Pra quem nao tem grana como eu, faça sua cola. Mistura de Vipal e Reducola. Ou vipal e Tolueno.

vipal 1/3 do pote
complete com reducola
a solucao pra quem n tem grana pra gasta em cola.

A cola rápida da Yasaka Nacional, a SAGA, é muito boa. Oferece muito efeito e velocidade, custa cerca de 20 ou 25 reais e descola com facilidade e sem resíduos. Pode confiar. :slight_smile:

sim, estas caseiras dão um bom resultado, mas nada comparada as colas da Butterfly, que são muito caras, por sinal

Nao sei quanto pode sair um tratamento para CANCER, mas deve ser bem mais caro do que qualquer cola aprovada pela ittf

abracos e saude

tipo…essa Otsuca pro Off eh aprovada pela ITTF???

no dia q ela for aprovada, eu serei Deus

Legal é comprar borracha pouco usada de gente que abarrota de cola rápida boa.

Tenho umas Sriver FX criadas à Fair Chack e Millenium Chack. Elas já tão “viciadas”, passo um solventezinho básico e BOOM! Parece que deu vida à borracha. Se exagerar no solvente elas podem rasgar literalmente.
Nunca passe mais de duas mãos de solvente nessas borrachas soft, elas ficam uma geléia!
Aliás em nenhuma borracha é bom usar solvente demais. O solvente já é bastante destrutivo em qualquer quantidade.

Tênis de Mesa, Colas, Solventes e Saúde. Existe relação entre eles?

Na prática do tênis de mesa os jogadores utilizam colas e solventes. As colas podem ser basicamente fixas e rápidas sendo de diversas origens desde as colas importadas, nacionais e as perigosas caseiras.
Alguns jogadores utilizam solventes para diluir a cola, preparar colas caseiras e remover a cola existente nas borrachas (sendo que alguns jogadores nem se preocupam se o ambiente esta bem ventilado).
Se você faz parte de um dos grupos acima cuidado! se esta usando solvente toxico você pode estar prejudicando sua saúde; principalmente se esta usando solvente orgânico aromático.

O que são as colas rápidas ?
São colas orgânicas dissolvidas em solvente orgânico aromático estes por sua vez são compostos com baixa razão entre hidrogênio e carbono e “odorosos”. (com cheiro).
A série dos compostos aromáticos foi iniciada pela classificação do benzeno. Hoje, já se conhece inúmeros compostos aromáticos derivados do benzeno, tais como : o tolueno, a anilina, o fenol, o naftaleno, o antraceno entre vários outros, e os não derivados do benzeno tais como: o pirrol, o tiofeno e outros.

Asim uma cola caseira é feita misturando-se cola de consertar pneu de bicicleta com o solvente reducola, benzina ou xileno, etc.
Como as colas normalmente são caras utiliza-se também o solvente orgânico como forma de diluição (para se conseguir mais cola)

Como saber se o solvente é toxico?
Basta olhar na embalagem normalmente existe a indicação de : produto toxico, cancerígeno ou solvente orgânico aromático. Caso não exista consulte o fabricante. Se ainda não tiver informação ou certeza da toxidade do produto abandone-o.

O que é um solvente orgânico aromático?
No final do século XIX, a teoria da valência de Kekulé-Couper foi aplicada a todos os compostos orgânicos que até então se conhecia. Essa aplicação levou a separação dos compostos em duas categorias: os compostos alifáticos e os aromáticos, sendo incluídos na categoria dos alifáticos, os compostos que tinham comportamento semelhantes ao das gorduras, (do grego aleiphar, graxa). À categoria dos aromáticos seriam inseridos os compostos com baixa razão entre hidrogênio e carbono e que fossem também “odoroso”.
A série dos compostos aromáticos foi iniciada pela classificação do benzeno como um composto do tipo aromático, sendo esta nova série classificada como aromática, mas não só pelos odores, mas posteriormente esta classificação tomou um caráter puramente químico.
Hoje, já se conhece inúmeros compostos aromáticos, entre eles, compostos derivados do benzeno, tal como o tolueno, a anilina, o fenol, o naftaleno, o antraceno entre vários outros existentes, mas no entanto, não só existem compostos derivados do benzeno que são aromáticos, existem outros, tal como o pirrol, o tiofeno e outros.
Ë importante ressaltar que a maioria dos componentes orgânicos voláteis , especialmente os fabricados pelo homem, são tóxicos, com efeitos agudos em grandes quantidades e crônicos em pequenas. Sintomas por exposição a estes produtos incluem náuseas, tonturas, tremores e cegueira

Qual a opinião da ITTF –entidade mundial que regulamenta o tenis de mesa ?
Em 30 de junho e 1º de julho de 2001 foi efetuado uma aula teórica em São Paulo pelo Sr Sr.Paul Schiltz ITTF – comitê de eqipamentos. Esta aula foi traduzida pela CBTM e anexada ao seu site. Vejamos alguns trechos:

“…A ITTF proíbe os solventes orgânicos muito tóxicos”

“… Devido aos vapores solventes serem mais densos, “mais pesados” que o ar, eles não sobem imediatamente, podem permanecer e se acumular no nível de trabalho ou no nível da colagem. Isto aumenta o perigo e concentra os vapores sob o nariz dos atletas.
A evidência de possíveis perigos biológicos, carcinogênicos, mutagênicos e tóxicos depois da aspiração, penetração na pele ou ingestão de solventes orgânicos são enfatizados por numerosa informação científica e tem induzido o mundo todo a restringir regulamentos referentes à composição, empacotamento, rotulação, venda e uso de solventes orgânicos líquidos…”

“…A ITTF proíbe os aromáticos (tolueno, xyleno) e hidrocarbonetos de cloro como o neurótico n-hexano, alguns solventes nem devem ser apresentados para a aprovação de colas pela ITTF…”

“…As primeiras colas de tênis de mesa continham aromáticos e solventes a base de cloro. Era a melhor droga cheirada que havia gratuitamente disponível no mercado. Em 1992, a polícia de Osaka fez uma incursão e confiscou as colas de tênis de mesa. Um escândalo, uma vergonha para o nosso esporte declarado prejudicial à saúde e perigoso. Em seu encontro do Manchester, a ITTF proibiu todos os aromáticos (benzeno, tolueno, xileno, etil-benzeno, etc.) e todos os solventes a base de cloro (tri-cloro-etileno, etc). Esta proibição seletiva foi exclusivamente baseada nas considerações saudáveis e em 1993/94 a ITTF decide proibir colas líquidas baseadas em qualquer solvente orgânico volátil e repor eles por uma lâmina de cola própria. Esta proibição total de cola, exclusivamente baseada na prioridade à saúde, segurança, reputação e considerações práticas,… “

Como pode ser absorvido um solvente orgânico aromático pelo organismo (por exemplo o benzeno) ?
A absorção ocorre no homem principalmente pela inalação do vapor e secundariamente pela pele, pelo contato com sua forma líquida. O solvente absorvido, é eliminado pelo ar, sendo exalado em quantidades que variam entre 10 a 50% do total inalado. O que não for exalado penetra na circulação sangüínea, ocorrendo a sua metabolização através do fígado ou dos órgão que contenham grandes quantidades de gordura como, por exemplo, a medula óssea.
A biotransformação do benzeno retido realiza-se pela via enzimática ou não. O fenol é o produto mais abundantemente formado e é encontrado na urina sob a forma de sulfo ou glicuro conjugados. A toxicidade medular do benzeno deve-se à sua capacidade de ligação de um ou mais metabólitos formados na biotransformação a macromoléculas, tais como o DNA e proteínas. Esta propriedade confere ao benzeno uma ação radiomimética, que é a responsável pela interferência nas células progenitoras da medula óssea e de dano ao microambiente medular.
A ação do benzeno sobre a medula óssea determina lesão central que é a responsável pelas alterações hematológicas periféricas que se instalam e que são tardias e inespecíficas.

Riscos à Saúde ?
Os solvente orgânicos aromáticos são comprovadamente carcinogênico (causa câncer), teratogênico (causa malformações estruturais no feto, baixo peso e/ou disfunções metabólicas e biológicas) e tóxico para o sistema reprodutivo (causa disfunções sexuais, abortos e infertilidade). Também pode provocar deficiências imunológicas e disfunções neurológicas.
Doenças causalmente relacionadas com o Benzeno e seus homólogos tóxicos segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS)
• Leucemias
• Síndromes Mielodisplásicas
• Anemia Aplástica devida a outros agentes externos
• Hipoplasia Medular
• Púrpura e outras manifestações hemorrágicas
• Agranulocitose (Neutropenia tóxica)
• Outros transtornos especificados dos glóbulos brancos: Leucocitose, Reação Leucemóide
• Outros transtornos mentais decorrentes de lesão e disfunção cerebrais e de doença física (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e de disfunção de personalidade (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático não especificado (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Episódios depressivos (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Neurastenia (Inclui “Síndrome de Fadiga”) (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Encefalopatia Tóxica Crônica
• Hipoacusia Ototóxica (Tolueno e Xileno)
• Dermatite de Contato por Irritantes
• Efeitos Tóxicos Agudos
• Doenças respiratórias

Conclusão

  • As doenças causadas por solventes orgânicos aromáticos são sérias e podem custar a vida.
  • Vale dizer também, que algumas pessoas tem maior pré-disposição para adquirir tais doenças.
  • O imortante não é se preocupar com o risco / efeito que o solvente causa em sua borracha mas sim com o risco que ele pode causar a sua vida e ela certamente é mais importante que sua borracha que seu jogo porque ela é única perdeu perdeu não tem outra vida outra chance ou proximo jogo.
  • Claro que existem duas componentes importantes para se contrair uma doença a predisposição própria de cada individuo e o tempo de exposição
  • O tratamentos de certas doenças é caro por exemplo de uma leucemia em um bom hospital usando procedimentos internacionais custa algo em torno de R$ 500.000,00 e demora alguns meses (anos)

Ao chegar neste ponto alguns de vocês podem dizer : coitado, enloqueceu, cheirou muita cola…o bom mesmo é cola caseira. Mesmo que você não acredite no risco descrito acima ele não deixará de existir e a sua predisposição para contrair uma doença você só conhecerá após ter contraído !! e um bom desempenho não vem so da tensão da borracha e nem do efeito da cola, mas sim da técnica, da inteligência, do preparo físico e acima de tudo da vontade do jogador
Então não vale a pena correr o risco…

Como saber mais sobre este assunto?
• consultar um médico “hematologista”
• efetuar pesquisa na internet em qualquer site de busca usando como chave doenças provocadas pelo benzeno, solventes orgânicos aromáticos, benzina, leucemia, vila parise, etc.
e ficarão surpresos.

concordo com td q foi dito
mas mesmo assim continuo n tendo alternativas
visto q se fosse comprar uma cola sairia uns 70 reais(fair chack 250ml)
pra durar 2 meses no max, sendo q n trabalho e o dinheiro q gasto pro TM são dos meus pais( q ja axam um absurdo eu gasta 80 pila num “pedaço de borracha” como eles chamam. e 200 conto num pedaco de madera)

Ajato, nunca vi o assunto “cola” ser tratado com tanta profundidade. Obrigado pelas super-bem-fundamentadas informacoes.

Chindts, jah pensou em parar de colar? Sera que a cola realmente faz difernca no nosso nivel?

eh mesmo
n sei se realmente faz diferenca
mas eu gosto eh dakela explosão q o efeito da cola da.

Amigo Ajato,

Vc realmente deu show! Parabens! ::aplausos::

Mas soh me ficaram umas duvidas:

E se a pessoa colar a borracha num lugar bem arejado;

Se a pessoa fizer um esforco pra nao ‘cheirar’ a cola, ateh quem sabe prendendo a respiracao por segundos, saindo de perto e depois retornando pra continuar (parece brincadeira + toh falando serio!);

E tb nao ‘tocar’ na cola pra ela nao ser absorvidade pela pele;

E ainda sim, estiver usando colas ‘autorizadas’ pela ITTF?

Um abraco, ::perfeito::

Adriano,
Veja, todas essas medidas ajudam por que? Porque elas visam diminuir o tempo e a forma de exposição. Principalmente o lugar bem arejado

Eu não quero polemizar sobre o uso colas rápidas caseiras, pois para se contrair uma doença existem vários fatores!

Mas podemos olhar este assunto por um angulo muito simples com apenas duas variáveis:
1)Tempo de exposição
2) Pré-disposição de se contrair uma doença

E sendo “p” a probabilidade de se contrair a doença podemos ter :

Tempo de exposição alto P1 P3
baixo P P2
baixa alta
Pré-disposição

Onde p <p1<<p2 <<<<p3 :evil: 8O

Ou seja, um jogador pode ter baixa pré-disposição para contrair uma doença e um tempo de exposição alto então terá uma probabilidade p1 de contrair uma doença. (existe um ditado que diz: o pote tanto vai a fonte que um dia fica por lá)

Como não temos como medir a pré-disposição de contrair a doença sobra então minimizar o tempo de exposição. O caso mais crítico seria quando se tem alta pré-disposição e um tempo de exposição alto. Mas tudo isso pode parecer muito teórico ou empírico! Então veja por exemplo: o uso de benzina em hospitais há alguns anos atrás era comum para se retirar esparadrapos mas se observou um alto índice de doenças hematológicas nas pessoas que mantinham contato com a benzina. Hoje não se encontra mais a benzina em hospitais e farmácias. Doenças hematológicas também são freqüentes em frentistas de postos de gasolina e motoristas de caminhão tanque, por que? Porque também mantém contato com substâncias tóxicas.

O fato é que nenhum fabricante de cola esta realmente preocupado com a saúde dos jogadores e se isso não fosse importante (a saúde) a ITTF em campeonatos mundiais não estaria controlando as raquetes (em termos de solventes usados) e o caso piora muito quando se usa solventes para se fazer colas caseiras !!

Outro ponto é que ao se usar cola rápida às vezes os jogadores estão acertando tudo, uma ou duas horas depois ou em outros dias não acertam nada. Será que não é o efeito da própria cola que introduz uma variação no equipamento e que os jogadores não conseguem controlar ou entender?

Então por que não usar cola fixa?É mais barato, diminui o tempo de exposição e a qualidade do jogo não altera tanto.
Será que a cola rápida não é uma muleta para os jogadores ? Que pensam que jogam bem por causa dela e que não fazem idéia do risco que correm!
[/img]

tentando corrigindo a tabela de probabilidade

Tempo de exposição alto… P1…P3
…baixo… P…P2
…baixa…alta
…Pré-disposição