Cola rápida caseira

olá a todos,

por favor , poderiam fornecer a quantidade exata de Reducola e vipal Para ser ter um cola rápida no mínimo razoável. Tentei uma combinação e não ficou boa.Obrigado

Astriba

[quote=“astriba”:3lmepizr]olá a todos,

por favor , poderiam fornecer a quantidade exata de Reducola e vipal Para ser ter um cola rápida no mínimo razoável. Tentei uma combinação e não ficou boa.Obrigado

Astriba[/quote]

TIPOW COLOK O TANTO Q ACHA MELHOR,TIPO SUA BORRACHA AINDA Ñ PEGOU COLA ,TEM Q PASSAR MAIS VIPAL ,MAIS C JA PEGOU VC NEM PRECISA COLOK VIPAL TIPO NA HORA Q FOR COLA COLOK SOH NA MADEIRA OU UM POUCO NA BORRACHA

Salve David

O esque do " olhometro " pode até funcionar , eu estava colocando uma base de mistura de 200 ml de Reducola pra 50 ml de Vipal… Ficou muito ruim. Vamos ver se pinta um receita viável, pois essa combinação não funcionou. mas vale pelo comentário. Obrigado

Astriba

Raquete: Senkoh 10
Borracha: Tackifire Special soft

Olá astriba, :smiley: :smiley:

Nunca utilizei cola caseira (aliás, não costumo colar muito a borracha) mas, pelo que foi dito você está usando uma proporção de 4 (solvente) para 1 (cola).

O pessoal que treina aqui utiliza uma proporção de 1 (solvente) para 1 (cola).

Já li neste fórum que utilizam a proporção de 3 (solvente) para 1 (cola).Li também uma proporção de 2 (solvente) para 1 (cola).

O caso seria experimentar para ver qual mistura vai lhe agradar.

Cuidado ao utilizar solventes !!! Não sei se você já leu mas, aqui vai um excelente post aqui do fórum sobre o tema (Autor: Ajato)

Tênis de Mesa, Colas, Solventes e Saúde. Existe relação entre eles?

Na prática do tênis de mesa os jogadores utilizam colas e solventes. As colas podem ser basicamente fixas e rápidas sendo de diversas origens desde as colas importadas, nacionais e as perigosas caseiras.
Alguns jogadores utilizam solventes para diluir a cola, preparar colas caseiras e remover a cola existente nas borrachas (sendo que alguns jogadores nem se preocupam se o ambiente esta bem ventilado).
Se você faz parte de um dos grupos acima cuidado! se esta usando solvente toxico você pode estar prejudicando sua saúde; principalmente se esta usando solvente orgânico aromático.

O que são as colas rápidas ?
São colas orgânicas dissolvidas em solvente orgânico aromático estes por sua vez são compostos com baixa razão entre hidrogênio e carbono e “odorosos”. (com cheiro).
A série dos compostos aromáticos foi iniciada pela classificação do benzeno. Hoje, já se conhece inúmeros compostos aromáticos derivados do benzeno, tais como : o tolueno, a anilina, o fenol, o naftaleno, o antraceno entre vários outros, e os não derivados do benzeno tais como: o pirrol, o tiofeno e outros.

Asim uma cola caseira é feita misturando-se cola de consertar pneu de bicicleta com o solvente reducola, benzina ou xileno, etc.
Como as colas normalmente são caras utiliza-se também o solvente orgânico como forma de diluição (para se conseguir mais cola)

Como saber se o solvente é toxico?
Basta olhar na embalagem normalmente existe a indicação de : produto toxico, cancerígeno ou solvente orgânico aromático. Caso não exista consulte o fabricante. Se ainda não tiver informação ou certeza da toxidade do produto abandone-o.

O que é um solvente orgânico aromático?
No final do século XIX, a teoria da valência de Kekulé-Couper foi aplicada a todos os compostos orgânicos que até então se conhecia. Essa aplicação levou a separação dos compostos em duas categorias: os compostos alifáticos e os aromáticos, sendo incluídos na categoria dos alifáticos, os compostos que tinham comportamento semelhantes ao das gorduras, (do grego aleiphar, graxa). À categoria dos aromáticos seriam inseridos os compostos com baixa razão entre hidrogênio e carbono e que fossem também “odoroso”.
A série dos compostos aromáticos foi iniciada pela classificação do benzeno como um composto do tipo aromático, sendo esta nova série classificada como aromática, mas não só pelos odores, mas posteriormente esta classificação tomou um caráter puramente químico.
Hoje, já se conhece inúmeros compostos aromáticos, entre eles, compostos derivados do benzeno, tal como o tolueno, a anilina, o fenol, o naftaleno, o antraceno entre vários outros existentes, mas no entanto, não só existem compostos derivados do benzeno que são aromáticos, existem outros, tal como o pirrol, o tiofeno e outros.
Ë importante ressaltar que a maioria dos componentes orgânicos voláteis , especialmente os fabricados pelo homem, são tóxicos, com efeitos agudos em grandes quantidades e crônicos em pequenas. Sintomas por exposição a estes produtos incluem náuseas, tonturas, tremores e cegueira

Qual a opinião da ITTF –entidade mundial que regulamenta o tenis de mesa ?
Em 30 de junho e 1º de julho de 2001 foi efetuado uma aula teórica em São Paulo pelo Sr Sr.Paul Schiltz ITTF – comitê de equipamentos. Esta aula foi traduzida pela CBTM e anexada ao seu site. Vejamos alguns trechos:

“…A ITTF proíbe os solventes orgânicos muito tóxicos”

“… Devido aos vapores solventes serem mais densos, “mais pesados” que o ar, eles não sobem imediatamente, podem permanecer e se acumular no nível de trabalho ou no nível da colagem. Isto aumenta o perigo e concentra os vapores sob o nariz dos atletas.
A evidência de possíveis perigos biológicos, carcinogênicos, mutagênicos e tóxicos depois da aspiração, penetração na pele ou ingestão de solventes orgânicos são enfatizados por numerosa informação científica e tem induzido o mundo todo a restringir regulamentos referentes à composição, empacotamento, rotulação, venda e uso de solventes orgânicos líquidos…”

“…A ITTF proíbe os aromáticos (tolueno, xyleno) e hidrocarbonetos de cloro como o neurótico n-hexano, alguns solventes nem devem ser apresentados para a aprovação de colas pela ITTF…”

“…As primeiras colas de tênis de mesa continham aromáticos e solventes a base de cloro. Era a melhor droga cheirada que havia gratuitamente disponível no mercado. Em 1992, a polícia de Osaka fez uma incursão e confiscou as colas de tênis de mesa. Um escândalo, uma vergonha para o nosso esporte declarado prejudicial à saúde e perigoso. Em seu encontro do Manchester, a ITTF proibiu todos os aromáticos (benzeno, tolueno, xileno, etil-benzeno, etc.) e todos os solventes a base de cloro (tri-cloro-etileno, etc). Esta proibição seletiva foi exclusivamente baseada nas considerações saudáveis e em 1993/94 a ITTF decide proibir colas líquidas baseadas em qualquer solvente orgânico volátil e repor eles por uma lâmina de cola própria. Esta proibição total de cola, exclusivamente baseada na prioridade à saúde, segurança, reputação e considerações práticas,… “

Como pode ser absorvido um solvente orgânico aromático pelo organismo (por exemplo o benzeno) ?
A absorção ocorre no homem principalmente pela inalação do vapor e secundariamente pela pele, pelo contato com sua forma líquida. O solvente absorvido, é eliminado pelo ar, sendo exalado em quantidades que variam entre 10 a 50% do total inalado. O que não for exalado penetra na circulação sangüínea, ocorrendo a sua metabolização através do fígado ou dos órgão que contenham grandes quantidades de gordura como, por exemplo, a medula óssea.
A biotransformação do benzeno retido realiza-se pela via enzimática ou não. O fenol é o produto mais abundantemente formado e é encontrado na urina sob a forma de sulfo ou glicuro conjugados. A toxicidade medular do benzeno deve-se à sua capacidade de ligação de um ou mais metabólitos formados na biotransformação a macromoléculas, tais como o DNA e proteínas. Esta propriedade confere ao benzeno uma ação radiomimética, que é a responsável pela interferência nas células progenitoras da medula óssea e de dano ao microambiente medular.
A ação do benzeno sobre a medula óssea determina lesão central que é a responsável pelas alterações hematológicas periféricas que se instalam e que são tardias e inespecíficas.

Riscos à Saúde ?
Os solvente orgânicos aromáticos são comprovadamente carcinogênico (causa câncer), teratogênico (causa malformações estruturais no feto, baixo peso e/ou disfunções metabólicas e biológicas) e tóxico para o sistema reprodutivo (causa disfunções sexuais, abortos e infertilidade). Também pode provocar deficiências imunológicas e disfunções neurológicas.
Doenças causalmente relacionadas com o Benzeno e seus homólogos tóxicos segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS)
• Leucemias
• Síndromes Mielodisplásicas
• Anemia Aplástica devida a outros agentes externos
• Hipoplasia Medular
• Púrpura e outras manifestações hemorrágicas
• Agranulocitose (Neutropenia tóxica)
• Outros transtornos especificados dos glóbulos brancos: Leucocitose, Reação Leucemóide
• Outros transtornos mentais decorrentes de lesão e disfunção cerebrais e de doença física (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e de disfunção de personalidade (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático não especificado (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Episódios depressivos (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Neurastenia (Inclui “Síndrome de Fadiga”) (Tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos)
• Encefalopatia Tóxica Crônica
• Hipoacusia Ototóxica (Tolueno e Xileno)
• Dermatite de Contato por Irritantes
• Efeitos Tóxicos Agudos
• Doenças respiratórias

Conclusão

  • As doenças causadas por solventes orgânicos aromáticos são sérias e podem custar a vida.
  • Vale dizer também, que algumas pessoas tem maior pré-disposição para adquirir tais doenças.
  • O imortante não é se preocupar com o risco / efeito que o solvente causa em sua borracha mas sim com o risco que ele pode causar a sua vida e ela certamente é mais importante que sua borracha que seu jogo porque ela é única perdeu perdeu não tem outra vida outra chance ou proximo jogo.
  • Claro que existem duas componentes importantes para se contrair uma doença a predisposição própria de cada individuo e o tempo de exposição
  • O tratamentos de certas doenças é caro por exemplo de uma leucemia em um bom hospital usando procedimentos internacionais custa algo em torno de R$ 500.000,00 e demora alguns meses (anos)

Ao chegar neste ponto alguns de vocês podem dizer : coitado, enloqueceu, cheirou muita cola…o bom mesmo é cola caseira. Mesmo que você não acredite no risco descrito acima ele não deixará de existir e a sua predisposição para contrair uma doença você só conhecerá após ter contraído !! e um bom desempenho não vem so da tensão da borracha e nem do efeito da cola, mas sim da técnica, da inteligência, do preparo físico e acima de tudo da vontade do jogador
Então não vale a pena correr o risco…

Como saber mais sobre este assunto?
• consultar um médico “hematologista”
• efetuar pesquisa na internet em qualquer site de busca usando como chave doenças provocadas pelo benzeno, solventes orgânicos aromáticos, benzina, leucemia, vila parise, etc.
e ficarão surpresos.

Um abraço

Olá Kwok,

já li o texto sobre solventes e trabalhei com isso na faculdade e sei o perigo que eles trazem. Tomo todo o cuidado. Valeu … Agora estou em fase de descobertas sobre a combinação ideal ou mais próxima da cola rápida. Obrigado .

Astriba

Se a borracha for nova, use vipal pura nas duas primeiras vezes senão não irá colar. Depois duas partes de solvente para 1 de cola fica bom.
No que a esponja já tiver bastante cola, vá adicionando reducola na sua lata pois a cola já não será mais necessária. O próprio solvente dissolverá a cola da esponja.
Resumindo, quando for nova utilize a menor quantidade de solvente e com opassar do tempo utilize menos cola.

bOZZO