Cola e descola borrachas pra testar

Olá
Pra quem está na fase de testes de material, é natural querer experimentar varias borrachas em várias madeiras pra ver se a configuração fica a gosto do atleta.

Dá problema colar e descolar borrachas com esta cola a base de água?
Quais seriam os maiores problemas?
Quais os cuidados para não danificar a borracha e a madeira?

Tri,

os problemas que tive foram os de soltar pequenos pedaços de espuma. Já tentei fazer com muito cuidado e tive mais sucesso em esponjas médias e duras. As esponjas fx ou soft são muito sensíveis. As vezes eu escuto um estalo da borracha na hora de descolar, mas nunca descolou o topsheet.

Pra não danificar a borracha tem de usar muita paciência, mais paciência ainda, e movimentos suaves. Outra estratégia é a de passar uma camada de cola na madeira e duas na borracha, desta forma tem mais matéria prima pra friccionar os dedos. O didiosan já mencionou que usa cola líquida pra amolecer a seca. Tem gente que cobre o dedo com pano pra melhorar a fricção e já tentei usar a ponta do ferro quente em movimentos rápidos como se tivesse dando leves empurradinhas na cola. Essa última tática é arriscada e pode descolar o topsheet.

A madeira é questão de selar mesmo. Já vi alguns menos impermeabilizantes, o que facilita a colagem. Se não me engano usam esmalte diluído.

De minha experiência é só. Mas qualquer coisa que facilite é bem vinda.

Julio, você citou sobre a selagem.
Vai chegar uma madeira pra mim e não sei como e com o que selar. Tenho um amigo que fará pra mim se eu pedir, mas eu gostaria de saber como fazer.

Queria também informar que este assunto surgiu no whatsapp do Mesatenista, e trouxemos pra cá por ser interessante a todos.

Tri, alguns posts interessantes sobre selagem:

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96608-colas-alternativas-e-boosters/reply/99066.html?quote=1

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/57083-selar-a-raquete-altera-a-performance.html#57200

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/44974-selante-para-madeiras.html#91684

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/68693-para-cada-doido-há-um-doido-e-meio.html#68694

Eu mesmo uso o selante da TSP em algumas madeiras em que usei a cola a base de água da donic e da Bty. Hj eu uso a cola da Nittaku e não me preocupo tanto com a selagem.

Abraços,

Bom dia a todos.
Esse é um assunto complexo que já me fez gastar algumas horas (sem falar nos dedos) tentando achar uma solução. Cola VOC Free geralmente danifica a esponja na hora de tirar, se você gosta de trocar frequentemente de combo como eu, se prepare psicologicamente para perdas de material… hehehehehe. A raquete também pode ser danificada já que a cola ancora entre as fibras da madeira e pode soltar (até lascas, eventuamente) na hora de descolar. Mas pra mim o pior de tudo é a complicação na hora de retirar a cola da esponja. Haja dedo!!! rsrsrsrs. Mesmo usando o artifício lembrado pelo Júlio.
Baseado em minha experiência, perdas de material e depois de quase ficar sem digitais (é sério mesmo, tava até tendo dificuldades com leitores biométricos… kkkkkkkkk), posso lhe dizer que achei uma fórmula que resolve totalmente a questão. Já indiquei para vários colegas pessoalmente e daqui do fórum também e os relatos foram muito positivos. Espero que ajude você também. É extremamente simples. Vamos lá:

1. Sele sua raquete.
    Se o vendedor oferecer esse tipo de serviço, e muitos oferecem gratuitamente inclusive, peça. Vale muito a pena e evita essa dor de cabeça, especialmente quando você ainda não tem muita prática! Se for usar cola VOC Free, peça uma demão apenas, senão acontece o efeito contrário e não dá pra colar a borracha na raquete nem a pau! Em poucos treinos/jogos a borracha vai soltando. Uma demão é o suficiente. Depois é só ir retocando quando sentir necessidade.

2. Troque sua cola.
    Outra baita dica que eu posso te dar. Depois que passei a usar Tear Mender, NUNCA MAIS tive qualquer problema com esponja soltando, que é um problema que a selagem não resolve. A cola adere bem demais, mas sai muito fácil da borracha e da madeira. Coisa incrível, de verdade! Tem um monte de vídeos no youtube, mas quando você vê acontecendo na sua frente é incrível, quase mágico. Sem falar no preço!!! Mesmo com dólar alto e o risco de taxação, ainda vale muito a pena. A Xiom está distribuindo (lá fora) uma cola chamada Revolution Nº 3, que pelos vídeos que tenho assistido, funciona da mesma forma que a Tear Mender. Só que é beeeem mais cara! Uma camada na madeira, duas na borracha são mais que suficientes para uma colagem perfeita que sai em segundos depois… Atóxica, VOC Free, cola bem e sai fácil. Não volto a usar outra cola nunca mais!

Faz tempo que quero fazer meu próprio vídeo da Tear Mender, mas a vida tá cada vez mais corrida… Abaixo um exemplo que ilustra melhor o que eu estou dizendo. O cara faz uma comparação entre as colas tradicionais de Tênis de Mesa e a Tear Mender:

http://www.youtube.com/watch?v=PjGGugLnl7s

É isso. Espero ter ajudado.
Abraço.

O Júlio citou no primeiro link um tópico que eu criei sobre selagem, colas alternativas, boosters e outras coisas mais… Tirei um dos posts em que falo sobre selagem de lá e postei aqui. Resumidamente é isso:

Sempre aplique pelo menos uma camada de selante ou selador, como queiram, em todas as faces da raquete que irão receber borrachas. O procedimento é muito barato e simples.

1. Compre um selante de marcas famosas ou alternativas (suvinil foi o melhor que eu encontrei). Você vai precisar de Thinner também, para diluir o selante. São três partes de Thinner para 10 partes de selador.

2. Lixe as superfícies da raquete que irão receber o produto com uma lixa d’água (bem fina), ou a mais fina que você encontrar, até a madeira ficar bem lisa. Não precisa muita força, afinal não queremos diminuir a espessura da madeira, apenas tirar algumas arestas que podem deixar a face irregular.

3. Depois de devidamente lixada e limpa (tem que retirar o pó depois de passar a lixa), aplique uma demão de selador com um pincel fino, espalhando bem, com movimentos longos para as duas direções (seguindo o sentido das fibras).

4. Depois disso deixe secar em local arejado. Em cerca de 4 hora está pronta para receber a cola escolhida por você (seca antes disso, mas não custa ser precavido).

5. Se quiser aplicar uma segunda demão é só passá-la depois das 4 horas de secagem da primeira e aguardar mais 4 horas antes de iniciar o processo de colagem. Eu acho desnecessário e não recomendo pela dificuldade de conseguir uma boa colagem depois.

Algumas dicas:
Compre a menor lata de selante que você encontrar. Já vai dar pra selar umas trocentas raquetes… rsrsrsrs. Ou compre junto com os amigos.
Se tiver algum marceneiro ou fábrica de móveis na sua cidade, compre selante lá, em pequenas quantidades e já diluído, assim você economiza e não fica com material sobrando depois.
Abraço.

[quote=“tripossante” post=103553]Olá
Pra quem está na fase de testes de material, é natural querer experimentar varias borrachas em várias madeiras pra ver se a configuração fica a gosto do atleta.[/quote]
Eu já passei da fase de querer testar de tudo, mas ainda colo e descolo borrachas na mesma frequência com que perco partidas. Coisa de panga: achar que a troca de material vai ajudar a vencer da próxima vez…

Dá problema colar e descolar borrachas com esta cola a base de água? Quais seriam os maiores problemas? Quais os cuidados para não danificar a borracha e a madeira?
Para evitar problemas na descolagem da borracha eu evito usar cola branca (ou VOC free). Um colega meu colou uma Mark V 30, de esponja bem mole, com cola branca e jogou por uns 3 meses. Quando foi preciso descolar a borracha para usar em outra madeira ele perdeu a borracha. Eu mesmo tentei usar solvente em abundância para fazer a esponja se soltar da madeira, mas mesmo assim não deu. Houve vários rasgos na esponja. Para evitar problemas desta natureza eu só uso mistura de reducola com Vipal. Além de soltar muito mais fácil (um puxão basta), tal mistura cola melhor que qualquer coisa no mercado. O espalhamento pela madeira e pela esponja se dá de maneira completamente uniforme, e a aderência é muito forte. Como bônus, ainda sai bem mais barato que investir em colas VOC free específicas para TM. Para quem não disputa campeonatos com controle de raquete (acho que só Copa Brasil tem isso) é uma opção interessante e fácil de fazer.

[quote=“didiosan” post=103599]O Júlio citou no primeiro link um tópico que eu criei sobre selagem, colas alternativas, boosters e outras coisas mais… Tirei um dos posts em que falo sobre selagem de lá e postei aqui. Resumidamente é isso:

Sempre aplique pelo menos uma camada de selante ou selador, como queiram, em todas as faces da raquete que irão receber borrachas. O procedimento é muito barato e simples.

1. Compre um selante de marcas famosas ou alternativas (suvinil foi o melhor que eu encontrei). Você vai precisar de Thinner também, para diluir o selante. São três partes de Thinner para 10 partes de selador.
    [/quote]

Olá didiosan
Existe diferença na prática entre os selantes próprios para tenis de mesa e esses “normais”? Os de TM tem preço bem salgado…

Obrigado

Oi shinshiro.
Desde que você tenha passado a mesma quantidade de demãos em ambos os casos e seguido os passos que eu enumerei no post anterior, não, nenhuma diferença. Tenho raquetes seladas pelo vendedor com selante TSP e Xiom.

Também tenho raquetes com selante suvinil, que eu mesmo apliquei. Mesma coisa. A indústria tenta vender a ideia de que o selante das grandes fabricantes é melhor, diferente, especial, mas não é. Se comporta da mesma forma, só que a diferença de preço é gritante.

Um porém, apenas. Se você joga campeonatos, evite selar a madeira na perto da data da competição. Embora o selante não tenha Tuluol, o Thinner ainda tem. Portanto pode acusar no teste de enez. Não tenho certeza absoluta sobre isso, mas precaução sempre é o melhor remédio. Nunca ouvi falar de alguém barrado por causa do selante, mas melhor prevenir.

Melhor passar o selante com bastante antecedência, já que mesmo o selante não interferindo no desempenho do combo, pode acusar no enez, suponho eu.

Para quem não joga campeonatos com esse tipo de controle, não vejo porque gastar com selante das grandes fabricantes, mas fica a critério do bolso de cada um.
Abraço.

Didiosan, já procurei deste selante na internet e não achei
Sei que não pode postar link de produtos aqui
Mas poderia me ajudar com os termos corretos pra buscar no google?

[quote=“julio.nakatani” post=103562]Tri, alguns posts interessantes sobre selagem:

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96608-colas-alternativas-e-boosters/reply/99066.html?quote=1

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/57083-selar-a-raquete-altera-a-performance.html#57200

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/44974-selante-para-madeiras.html#91684

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/68693-para-cada-doido-há-um-doido-e-meio.html#68694

Eu mesmo uso o selante da TSP em algumas madeiras em que usei a cola a base de água da donic e da Bty. Hj eu uso a cola da Nittaku e não me preocupo tanto com a selagem.

Abraços,[/quote]

Julio, você a E-zip ou Finezip da Nittaku?