Cola Donic Vario Clean

Pessoal, recentemente fiz a minha primeira colagem utilizando este produto. Passei na madeira (selada), na borracha, deixei secar e colei. Acontece que depois de alguns dias a borracha começou a descolar. Enfim, acredito que não executei corretamente o procedimento de colagem.

Tirei a borracha para fazer uma nova colagem. Da madeira a cola saiu sem dificuldade. Agora o problema está na cola que ficou na esponja. Está realmente difícil tirá-la. Alguém já teve experiência com esse produto? Sabe de algo que pode ser usado para facilitar a remoção? Do jeito que a esponja está, acho que é impraticável simplesmente tentar passar outra camada de cola e colar novamente.

Em tempo, já tentei usar um pouco de água, acetona e até a própria cola. Nada feito.

[]s

Aconteceu isso comigo quando usei fit chack
n saía por nada nem com agua e ganhei bolhas no dedo de tanto esfregar
O jeito mais facil é usar solvente mas a borracha fica ‘‘inutilizavel’’ por uns dias (pq ta com solvente e n passa em campeonatos oficiais mas se n for joga n tem problema)

To usando free chack. Pelo menos comigo seco rapido e saiu facil o excesso da cola.

É, edusena, a coisa da bolha é verdade. E o “trem” é ruim de tirar mesmo. Acabei conseguindo, mas não sem causar alguns pequenos danos na esponja. A saída que usei foi ficar raspando com uma lâmina. Isso é o que eu tinha em mãos. Se não tivesse tirado, iria tentar o solvente.

Bem, em resumo, assumo a culpa pelo fato de ter descolado. Mas a dificuldade em tirar a cola da esponja acho que não tem muito a ver com a minha falta de técnica. *Rs

Como eu disse, da madeira saiu sem problemas. Para ser exato, quando retirei a borracha, a película que estava na madeira veio praticamente toda colada na esponja.

Obrigado pela dica.

eu tenho usado essa cola ha bastante tempo jah, comigo sempre grudou bem e raramente descola, porém realmente eh chato tirar ela da esponja, eu vou esfregando com paciencia, jah passei mais de hora tirando cola na esponja. axo q eh questao de pratica tb.
se estiver impossivel, ao inves de solvente, acredite ou nao, mas oleo johnson ajuda, vc passa um poco, coloca um plastico em cima e deixa uma hora, fica bem mais mole mas faz uma baita meleca

Um cuidado que todos tem que ter antes de colar, é que a superfície da esponja tem que estar limpa…
Se tiver (por exemplo) sido manipulada por mãos (engorduradas por ex), a colagem realmente nao fica muito boa.
Para meu uso pessoal eu uso a Finezip.

Pois é, Doc. Tomei o cuidado de limpar bem tanto a madeira quanto a esponja e também toquei o mínimo possível no material. Mas depois de rever o precedimento, desconfio que errei em dois pontos:

  1. Passei realmente pouca cola, tanto na madeira quanto na esponja;
  2. Na hora de passar o rolinho sobre a borracha, imagino que apliquei força extra.

Conclusão: Com pouca cola e com a borracha tendendo a querer voltar para sua forma original, ocorreu o descolamento.

Mas é fazendo que se aprende. Parece que a (re)colagem ficou como deveria.

Mas você poderia dizer pq prefere a Finezip? Quais são as diferenças, fora o preço?

Olá Gentil

Bem, eu gosto da Donic, pq além de ser relativamente barata e boa, é bem líquida, facilitando o “espalhamento” …
Como nao sei exatamente quanto vc usou, realmente nao dá para “julgar”…
Mas eu mesmo nem passo rolinho nenhum e nem coloco nas “prensas” …
Deixo secar (até sumir aquela parte brilhante) e depois vou colocando de baixo (da parte escrita) para cima…
E espero cerca de 2 minutos antes de cortar…

Sobre a Finezip, é uma cola muito mais “fibrosa” , pq “foi criada” para ser usada com os booster (aqueles óleos), entao seu adesivo é bem melhor…
E justamente como foi feito p/ usar com booster (que tem uma certa duração), tem que tb poder sair facilmente.
Fiz várias experiências e o que eu observei é que com borrachas mais tensionadas, a Finezip “ajuda” … se nao for muito tensionada, nao faz diferença…daí a minha opção de usar a Donic em alguns casos…

O que voce faz para colar sem botar na prensa doc?
O rolinho nao é muito necessario da pra fazer facilmente sem ele

So pra constar, ate hoje nunca usei de prensa com cola a base dágua…
Faço uso do rolo sim, e nunca tive problemas com colagem.

[]´s

Pois é, pessoal. Como eu disse, creio que meu problema com a descolagem tenha ocorrido por falta de prática/experiência mesmo. Afinal, a única referência que eu tenho são fotos e vídeos. Nunca vi alguém fazendo isso na prática, ao vivo.

Sobre a dificuldade em retirar a cola da esponja, essa parece ser real. Como o DarkStalker falou, também levei mais de hora, sem exageros. Vou lembrar do óleo Johnson na próxima.

Resumindo, a cola funciona. A segunda colagem está legal. Mas acho que para quem gosta de ficar experimentando, creio que deva existir opções melhores apenas no quesito “tirar da esponja”.

Quanto ao rolinho, também não achei realmente necessário utilizá-lo. Depois que fiz a colagem, percebi que poderia usar só o braço ou talvez nem isso. Mas usei por “desencargo”.

Sobre a prensa, não utilizei na primeira vez. Mas “escaldado” pela descolagem, na segunda vez eu coloquei um livro sobre a borracha e sentei em cima por um ou dois minutos. Nessa coisa de sentar só tive que tomar cuidado com o cabo. Posicionei a raquete de forma que ele ficasse de fora da mesa, para não forçá-lo.

Uma coisa é certa: Só vou pensar em tirar essa borracha quando não tiver mais como usá-la mesmo. :slight_smile:

Eu tambem uso livro ou sento em cima
mas pelo que entendi eles Nao usaram prensa nem nada só colaram

‘‘1) Passei realmente pouca cola, tanto na madeira quanto na esponja;
2) Na hora de passar o rolinho sobre a borracha, imagino que apliquei força extra’’

Acho que isso nao interfiriu em muita coisa sobre a cola na esponja, só o 1 deve ser a causa de descolar rapido.

Eita, gente… a cola a base de água quando usada em borrachas já tensionadas não carece de “espichar” a borracha com rolinho nem sentar em cima, basta esperar secar e colar de baixo(cabo) pra cima .
E a Finezip realmente é fácil fácil de soltar tanto da madeira quanto da borracha. 5 minutinhos no máximo. Sem falar que não arranca lascas, né? . Cheguei a comprar essa da Donic, mas nunca usei, fui alertado antes (essa foi uma graannde dica do mestre Nakata).

Pois é, Glauco. Como eu disse, é fazendo que se aprende. Infelizmente YouTube e fotos não foram suficientes. :slight_smile:

Ao colar, eu já tinha lido que não é necessário utilizar qualquer tipo de prensa e que se deve ter cuidado com o rolinho, justamente para não gerar mais tensão no que já é tensionado.

Mas na prática, sem querer apliquei força desnecessária ou passei o rolinho mais vezes do que devia. E a idéia de sentar (na segunda colagem) foi simplesmente por medo de passar novamente pela experiência de ter que retirar essa cola da borracha.

Ainda pesquisei aqui mesmo nesse fórum sobre a cola antes de comprá-la, mas infelizmente não encontrei nada, ao menos não usando os termos normais.

[]

Olá, Gentil…
quando tive essa dúvida, logo no banimento das velhas colas, criei esse post: “que cola VOC FREE devemos usar?” .
Muita gente colaborou, e eu cheguei à conclusão que a Nittaku Fine Zip é que era a melhor escolha.
Dá uma olhada nesse post. O legal é que dá pra comprar a Fine Zip aqui mesmo no Brasil. Valeu a pena , no meu entender.

Pois é, Glauco. Eu li esse seu tópico também. :slight_smile: Mas ao menos à época o que eu encontrei foi, digamos, encorajador. Mas não havia nada sobre o “pós”, ou seja, sobre o processo de remover a cola. Pensei em arriscar e contribuir um pouco mais com a experiência. E como é a que estava mais fácil de conseguir, acabei comprando.

Bem, não me arrependo completamente. Como eu disse, acho que só é ruim para quem gosta de ficar trocando sempre de borracha. Felizmente não é meu caso.

E, pensando bem, se precisar tirar a cola da esponja, dá até para fazer disso uma terapia. :smiley:

Pois é Gentil (que nome legal esse , heim??)…
Eu prefiro tirar a cola em 5 minutos, colar rápido e gastar o resto do tempo da “terapia” na mesa jogando…rererere…

Pô, Glauco, preferir isso aí eu também prefiro. Mas agora tenho ao menos que fazer valer o investimento. :smiley: Mas pode deixar que já estou com a Fine Zip “na manga”. Se até lá não surgir outra melhor ainda, já sei o que usar.

Hoje decidi tirar o excesso da tenergy com free chack. demoro uns 7 minutos, até foi facil pq ja tinha colado 3 vezes ela sem tirar.
o ruim é a esponja da tenergy q eh meio porosa ai da mais medo de rasgar.

[quote=“edusena” post=81812]Hoje decidi tirar o excesso da tenergy com free chack. demoro uns 7 minutos, até foi facil pq ja tinha colado 3 vezes ela sem tirar.
o ruim é a esponja da tenergy q eh meio porosa ai da mais medo de rasgar.[/quote]

Amigo sempre que for colar a borracha eh necessario tirar o excesso da esponja ou pode ser colado por cima mesmo?
Tambem tenho uma Tenergy e comprei cola DHS Voc Free para cola-la, tentei começar a tirar o excesso mas ta bem dificil, eh normal mesmo a cola grudar tanto na borracha?

Caro colega, seu martírio é comum, logo boa parte de nós compartilha do mesmo. Eu achei a mudança de cola uma coisa legal, mas a retirada da cola da esponja é uma tarefa tão ágil quanto medir um campo de futebol com palitos de dente. É uma maldição, praticamente. Isso faz com que esta sua ideia tenha passado pela cabeça de todos nós um dia.
Eu mesmo tive esta dúvida e acho que até cheguei a colocá-la em discussão aqui no fórum, e a recomendação dos colegas foi de não aplicar cola por cima de outras camadas. Porém, depois de ver alguns colegas de clube, entre outros, aplicarem cola desta maneira, resolvi tentar. Eu não sou o senhor da sensibilidade, mas sinceramente, não senti grandes diferenças. Portanto, acredito que valha a pena tentar em alguma outra oportunidade. E digo “outra oportunidade” com ênfase, pq uma vez que vc já começou a tirar a cola, recomendo fortemente que vc termine desta vez. Se vc retirar pela metade e aplicar por cima, a borracha vai ficar com distintas espessuras de cola, o que pode causar efeitos indesejáveis. Outra recomendação é que vc não aplique colas diferentes uma por cima da outra. Se for o caso, realmente tire a outra camada.

Abraços!!!