cola, como fazer?

comprei o tal do reducola e um tubo de 250ml de cola vipal, mas não sei em que proporção misturar, se alguem puder me ajudar obrigado!

Depende, tem gente que prefere cola grossa, tem gente que prefere cola liquida, rala.
Eu prefiro bem liquida, aí o que você pode fazer.
Derrame o vipal dentro de um vidro bem limpo, e seco.
E vá derramando reducola aos poucos, feche o vidro, agite um pouco, se ficar na consistência que você deseja, pare de adicionar solvente. Vá adicionando solvente e agitando com cautela pra não derramar cola fora do pote, nem pingar em você.
No caso da reducola não sei, mas no caso do tolueno, outro solvente, eu usava 1/3 de tolueno pra 2/3 de vipal.

e no que isso influencia a cola fica mais rapida ou mais lenta com pouco ou com muito solvente? influencia na velocidade da bola ?
altera alguma coisa na esponja muito solvente? a borracha estraga mais rapido por exemplo?

Se você quiser mais explicações procure no índice do fórum, sempre houve diversas discussões sobre o tema “cola” no fórum.

Abraços

ae o jeito que eu faço qndo sobra uma graninha aqui
eu compro 4 tubinhus de vipal=20ml cada
coloca esses vipals numa latinha de 250 ml
depois coloca ate o bico da lata de reducola
que vai dar 80 ml de vipal e 17 ml de reducola
fika bein legall a cola naum fika grossa nem fina de mais
mais se vc for cola a borracha pela primera veiz num dianta tem que usa vipal puro
se ja tiver um exeço de cola bom na sua borracha dae faiz esssa mistura aew que fik supinpa

é borracha nova mas acho que da certo com reducola logo de primeira não dá ?!

[quote=“Tapparo”:1qirq26u]e no que isso influencia a cola fica mais rapida ou mais lenta com pouco ou com muito solvente? influencia na velocidade da bola ?
altera alguma coisa na esponja muito solvente? a borracha estraga mais rapido por exemplo?[/quote]

Sim, de um certo modo sim. Mas isso depende muito da esponja que sua borracha usa. Quanto maior a capacidade de absorção/expansão da esponja, maior será a sua velocidade.

Quanto mais solvente na esponja, mais ela expandirá e ganhará mais velocidade, salvo considerações acima.

Quanto a durabilidade, sim. Ela inflencia diretamente na durabilidade da borracha. Não tanto no topsheet, mas bastante na esponja.

Mas sempre é bom relembrar: Pessoal, MUITO CUIDADO em manipular esses solventes. Principalmente a Reducola. Ela é extremamente tóxica, e usem máscara de proteção quando for usá-la.

Façam um pouco de esforço pra adquirirem colas preparadas para o esporte (BTY, Andro, Nittku, Joola, Hobby, etc). Esse tbm são perigosos e prejudiciais, mas menos que as caseiras (Reducola + Vipal).

Abraços.

[quote=“Kamikaze2”:15tgtv5a]Façam um pouco de esforço pra adquirirem colas preparadas para o esporte (BTY, Andro, Nittku, Joola, Hobby, etc). Esse tbm são perigosos e prejudiciais, mas menos que as caseiras (Reducola + Vipal).

Abraços.[/quote]

Isso sim é um bom conselho, olha só eu comprei do dende do site, que revende Andro 1 litro de cola, o preço está otimo e a cola é boa.

É bem melhor, é mais caro na verdade, mais com certeza menos prejudicial.

Abraços,

Bob

Falando em materiais novos, BOB mais uma madeira heim 8O 8O

O que você está achando dela?
E a Nittaku Narucross está usando cola nela?

Desculpa a fuga ao tema do tópico :smiley:

[quote=“Bob-Marelli”:3ogxw3fw][quote=“Kamikaze2”:3ogxw3fw]Façam um pouco de esforço pra adquirirem colas preparadas para o esporte (BTY, Andro, Nittku, Joola, Hobby, etc). Esse tbm são perigosos e prejudiciais, mas menos que as caseiras (Reducola + Vipal).

Abraços.[/quote]

Isso sim é um bom conselho, olha só eu comprei do dende do site, que revende Andro 1 litro de cola, o preço está otimo e a cola é boa.

É bem melhor, é mais caro na verdade, mais com certeza menos prejudicial.

Abraços,

Bob[/quote]

Bob vc ainda está usando cola???

Reducola deveria ser chamado no meio do tenis de mesa de veneno e destruidor de borrachas . Além de não ser eficiente como outros produtos , ele é disparado o mais tóxico e ainda por cima , com o tempo acaba com a flexibilidade da esponja .

As colas fabricadas no Brasil ainda são feitas com as substancias proibidas pela ITTF , mas as importadas que são aprovadas pela ITTF são um pouco mais lentas , mas são BEM MENOS tóxicas .

Estou desenvolvendo uma cola somente com solventes permitidos pela ITTF . O resultado está muito bom . Em breve posto mais detalhes .

Sds
Gustavo