Código de Ética ou o cara estava Nervoso???

Pessoal tenho mais uma pergunta de iniciante!
hehehehe.

Ontem assisti a uns vídeos de Campeonatos e em um deles algo me chamou muito a atenção. Vou tentar reproduzir a cena:

Um jogador, foi pro fundo e o outro perto da mesa ficou dando fortíssimos topspin´s no coitado que defendeu isso umas 4 vezes até que o atacante desferiu um que ele não conseguiu pegar.

Existe algum código de ética do tipo de evitar aquelas deixadinhas de bola? Pq na minha opnião seria bem mais fácil para o atacante visto o posicionamento dele e a distância que o outro estava da mesa.

As famosas bolinhas colocadas, deixadinhas ou qualquer outro nome técnico que isso tenha, devem ser evitadas?

Obrigado Pessoal
Abraços
Obs. Desliga o PC e vai treinar pô! hehehehe

Não é bem questão de ética. As vezes é nervosismo mesmo.
No entanto, alguns jogadores pedem desculpas quando o ponto “desconcerta” o adversário, tipo uma deixadinha “humilhante”.
De outro lado, realmente tem alguns jogadores que não gostam da “deixadinha”, nem de dar, nem que seus adversários a dêem, pois acham que é falta de coragem não atacar bolas altas.
Muita gente critica Waldner por suas jogadas de grande efeito visual (como aquela batida sem olhar a bola contra o Ryu Seung Min nas Olimpiadas 2004), porém eu acho que são essas jogadas que deixam o jogo bonito. Faltam Pelés e Maradonas no Tênis de Mesa atual, ou seja, jogadores eficientes e que davam o show, ao mesmo tempo.

No Pan aconteceu um fato que retrata bem esse tópico, e temos que ver também o outro lado da moeda, pois tem atletas que quando percebem que o adversário não está à sua altura, querem “brincar” com ele colocando propositadamente bolas altas para que o adversário ataque até errar.
o Lin Ju jogava contra aquele menino de 12 anos que o Paraguai trouxe para ganhar experiência internacional, e o Lin foi querer brincar com ele. Toda bola ele abria e começava a botar balões para que o menino atacasse, e por falta de experiência, uma hora ele errava, até que ele “se encheu” e em duas bolas consecutivas, deu duas pingadas que deixaram o Lin desconcertado, aí ele passou a jogar sério e ganhou com facilidade do menino paraguaio.

Eu também nunca soube de nada formal sobre o assunto, nem informal também, :slight_smile: , acredito que devemos ter pelo menos bom senso de não usar esse tipo de jogada como forma de humilhação do oponente, mas sim uma saída “esporádica” de uma situação…

agora que dá raiva vc lá no fundo e o camarada dá uma deixadinha fatal colada na redinha, isso dá…

Tem um outro aspecto ainda. Se o jogador que está defendendo no fundo estiver defendendo com topspin (mesmo sendo balão) e a bola estiver quicando longe da rede na mesa adversária, fica difícil dar uma deixadinha curta o suficiente que não dê tempo do adversário chegar.

[quote=“jadsonalmeida”:oszu4ksg]Não é bem questão de ética. As vezes é nervosismo mesmo.
No entanto, alguns jogadores pedem desculpas quando o ponto “desconcerta” o adversário, tipo uma deixadinha “humilhante”.
De outro lado, realmente tem alguns jogadores que não gostam da “deixadinha”, nem de dar, nem que seus adversários a dêem, pois acham que é falta de coragem não atacar bolas altas.
Muita gente critica Waldner por suas jogadas de grande efeito visual (como aquela batida sem olhar a bola contra o Ryu Seung Min nas Olimpiadas 2004), porém eu acho que são essas jogadas que deixam o jogo bonito. Faltam Pelés e Maradonas no Tênis de Mesa atual, ou seja, jogadores eficientes e que davam o show, ao mesmo tempo.[/quote]

Aquela bola do waldner não foi humilhante pro ryu, foi genial mesmo. Eu concordo, essas jogadas deixam o jogo bonito.

O waldner fazia muito, deslocava o adversário pela diagonal, e na proxima ele fazia essa deixadinha, se não me engano chama-se drop-shot, e a bola dava quase 2 quiques na mesa.

O que o nakata falou realmente ocorre. O Maze por exemplo coloca muito efeito nos lobs, e no fundo, além de dificultar o ataque, dificulta essa deixadinha, pq tem q retirar a raquete do contato com a bola na hora certa, se não come efeito. Tem 1 video que da pra ver a bola fazendo curva.

Eu particularmente, eu dou 1 smash, dois smashs e se o cara estiver devolvendo bem, ja tento botar curta logo. Não acho que é falta de ética nem medo de atacar, considero como outro fundamento técnico e cautela inclusive. Pra que perder pontos valiosos com besteira? ;]

Apenas o que for contra o que está escrito num livrinho editado pela ITTF e chamado “Regras do Tênis de Mesa” é anti-ètico. O resto é jogo jogado.

Estou com o Nakata. Uma vez, há mais de vinte anos (talvez 1986), o Jornal Nacional mostrou um ponto da final de um mundial (fato inédito), em que o futuro campeão estava defendendo os smash´s do seu adversário e eu pensei: “por que ele não dá uma deixadinha como fazemos no ping-pong?”. Para minha surpresa, a pingadinha foi utilizada, mas a agilidade e preparo físico do jogador o fizeram defender também essa bola.
Quem tiver assistido e lembrar, por favor dê mais dados sobre esse jogo.

Eu lembro de um jogo na final da “IOC Presidente Cup” de 1991 (evento em homenagem ao presidente do comitê olimpico internacional) no Japão, entre Waldner e Kim Taek Soo, que teve jogadas incriveis.
Teve um lance que Waldner ataca e o Kim levanta a bola e Waldner dá um deixadinha. O Kim vem e consegue levantar a bola novamente, daí Waldner finge que vai atacar e dá outra deixadinha e a bola sai pingando na mesa. Foi um ponto simplesmente sensacional.

Na final do Pro-Tour Kuwait que o Ma Long dá essas largadas contra o Ma Lin…
Jogador inteligente, não dá murro em ponta de faca… se na porrada não tá indo, vai na deixadinha… e a torcida vibra como se fosse uma bela cortada…

concordo com o colega acima. deixadinha (se for usado como recurso de jogo e não como deboche) não eh de maneira nenhuma falta de etica.

se vc joga com um ótimo defensivo, mas que tem deficiencias no ataque, vai continuar atacando e vendo as bolas voltarem ou vai deixar ele atacar para errar ?

Concordo com os colegas acima… Não acho falta de ética. Em certos casos a simples deixadinha ganha pontos importantes. Outra, eu acho que também tem o nervosismo e tal, já pensou você vai dar aquela deixadinha e a bola vai na rede? O cara se mata dizendo:“Por que não dei uma chapoletada!!!”

é complicado também porque você vai estar quebrando o ritmo e as vezes a dexadinha pode não ser bem esecutada e você acaba levando um contra-ataque

Eu prefiro dar smashs mesmo, mas quando meu adversário ta defendendo tudo tenho que apelar pra uma deixadinha.

Hehehehe… isso aconteceu comigo na Copa Brasil de Recife.
Joguei com o Anderson da Paraiba e o cara defende tudo.
E eu não encostava a bola, pois achava que eu conseguiria fechar o ponto dando smash, mas infelizmente eu estava errado e acabei perdendo o jogo. Eu dava sequencias de smashs e muitas vezes ele defendeu tanto que eu errava o ataque.
Se eu mudasse a tática e desse umas deixadinhas, talvez eu tivesse ganho o jogo. Mas nem pensei nisso na hora.