Cláudio Kano versus Hugo Hoyama? Quem foi melhor?

:?: Quando conheci o Tênis de Mesa, fiquei deslumbrado com os feitos de um jogador chamado Cláudio Kano. Na minha opinião, o maior jogador de Tênis de Mesa do Brasil de todos os tempos. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa questão. E, principalmente, quem foi melhor?
Claúdio Kano ou Hugo Hoyama?

CLUBE:APTM/Patos-PB
EMPUNHADURA:Caneta
ESTILO:Atacante
RAQUETE:Nittaku AA
BORRACHA:BTY Tackfire Special preta

O melhor de todos os tempos do Brasil foi o Biriba.

Mas entre Claudio e Hugo, o melhor foi Claudio, por causa do carisma e talento.

Realmente o melhor de todos os tempos do Brasil foi o Biriba, mas enter Claudio Kano e Hugo Hoyama fica dificil dizer quem foi melhor… Cláudio Kano era mais velho que o Hugo Hoyama, ja tinha titulos quando o Hugo ainda estava no juvenil e despontava como talento… a maioria dos Jogos Claudio Kano venceu porém nos ultimos jogos quem estava ganhando mais era o Hugo Hoyama que venceu Claudio no Pan de Mar del Plata em 95 e pá…
eu nao me arriscaria a dizer quem foi o melhor nao… os dois foram muito bons… o Cláudio tinha uma vantagem era mto gente boa,humilde, conversava com todo mundo nao zuava ninguem no jogo mesmo sendo um adversario bem mais fraco ele fazia com que o jogo nao fosse um massacre nem uma palhaçada… Cláudio Kano realmente foi um grande cara.

Analisando os títulos conquistados em relação ao tempo, se Claudio Kano estivesse vivo hoje com certeza ele seria o melhor.
Ele começou cedo, e mesmo com a pouca idade já tinha conquistado vários títulos.
Infelizmente faltou o tempo para ele ter nos mostrado tudo que ele tinha para dar para o esporte.

Eu acho essa uma questão muito difícil de responder. Eu vi o Hugo Hoyama num Sul-americano juvenil e fiquei impressionado com o que ele conseguia fazer já naquela idade. Por outro lado o Cláudio tbm era um fora-de-série e jogava com uma postura invejável, muito tranquilo e ao msm tempo concentradíssimo.
Como já disseram tudo fica no campo das hipóteses, pois o destino nos privou de ver + confrontos entre ambos. O que eu posso dizer é qual jogador eu preferia assistir (o que não quer dizer que seja o melhor) e este era o Cláudio Kano.

realmente é um assunto muito difícil de se concluir… É como se estivesse perguntando, alias, perguntam a todo momento na F1 “quem foi o melhor: Schumacher ou Senna?”
E a resposta para essa pergunta dada por maioria das pessoas é como o renalima disse, que é dificil dizer porque jogavam em tempos diferentes.
Por exemplo: Quando Senna morreu o Schumi tava melhor pois tinha no momento um carro melhor, mas quem garante que se Senna estivesse vivo hoje, o Schimi teria essa coleção de titulos?
E entre Claudio e Hugo é a mesma coisa, quando Claudio morreu o Hugo estava melhor, mas quem garante que nas proximas ediçoes do Pan ele seria imativel?
É um assunto muito delicado de se debater. Mas de qualquer forma nos estamos aqui para dar uma opinião e na minha opinião é que com certeza quem foi o melhor sem duvida foi AYRTON SENNA E CLÁUDIO KANO. Analizando a época vivido entre os dois e não exatamente o confronto direto.

Se formos olhar pelo ângulo de mais títulos ao longo do tempo é uma coisa. Se formos olhar o volume de jogo, criatividade, carisma (como foi dito por outro amigo do forum) a minha escolha é pelo Cláudio. Vi ambos subirem e já joguei com eles também. O Cláudio, quando treinava no hebraica era um garoto versátil, capaz de entender o que a Emiko pedia e executava. O Hugo, no início, jogava menos que o Tomas Marui e o Carlos Kawai. Depois subiu com muito treino. É aquela situação: treinar bastante leva à perfeição.
Tem gente que já nasce com o dom. Era o caso do Cláudio. O Cláudio com 16 anos bateu o Ricardo que era o Bam-bam da época.
Realmente o foco está trocado para a atualidade. Temos nomes como o Biriba, Betinho, Edu Barone, Messa, Rufino, Acacio, Aristides, Tsai, Lee Kou Tin (me perdoem se esqueci de algum colega velho) da antiga e nomes despontando. Os nomes variam com o tempo…
Quem já ouviu falar no Nobuo Ikejiri? Bateu no Ricardo de calça jeans e tenis bamba no pé…

CLAUDIO KANO… único atleta a conquistar o Tetra-campeonato Panamericano por equipes (83-87-91-95) - 6º lugar na Copa do Mundo em Nairobi -1989.
Com sua humildade e carisma conquistou a simpatia de todos os mesatenistas brasileiros. Cláudio é um exemplo.

Sem maiores comentários…

preferia mil vezes ver o Claudio jogar pela habilidade, e pela humildade que ele transmitia, apesar de nao ter o conhecido bem, o mesmo nao poderia dizer do Hugo, q de humildade nao vi nada.
disculpen si ofendi alguem, mas e uma impressao q varias pessoas aqui do Peru tem.

Claudio Kano foi famoso na Europa, principalmente na Suécia onde treinou por 4 anos. Seu time (Sparvagen) na Suécia estava com risco de cair p/ a 2ª divisão quando Claudio entrou no time. Se não me engano já na 2ª temporada ele ficou sendo o jogador nº 1 do time e depois fez o Sparvagen ser campeão. Na 4ª temporada por ser véspera de Olimpíada eles chamaram os jogadores suecos p/ jogar de volta em times Suecos. Como o Sparvagen era o time campeão quem foi foi chamado p/ jogar lá? A lenda viva, ele mesmo: Jan-Ove Waldner (no livro do Claudio Kano tem até uma foto do Waldner no time). Logicamente Claudio foi obrigado a ceder a posição, mas foi p/ o melhor de todos os tempos. Sem contar que o Claudio não era tão ofensivo mas tinha bons contra ataques e muita criatividade (dizem que ele tinha o estilo parecido com o do chinês Qin Zhijian). Enquanto esteve na Suécia chegou a ganhar do Yoo Nam Kyu antes de ele ser Campeão Olímpico. Sem contar que ele dava muito trabalho para os jogadores europeus pois seu estilo era muito diferente, afinal não jogava no estilo caneteiro tradicional dos japoneses e coreanos, tinha uma sólida defesa e bons contra-ataques e muita malicia (sem contar um excelente saque).
Comparando com o Hugo, acho que os ataques do Hugo são devastadores, mas ele não tem uma defesa boa e não é muito habilidoso se comparado com Claudio. Eu acho que o jogo do Claudio era mais completo.
Agora comparar Claudio e Hugo com o Biriba fala sério. Parece a comparação entre Waldner e Barna.

Falou,
MTN

Nunca assisti jogo de nenhum dos dois :frowning:
Nem sequer um pequeno video com alguns pontos.
Aliás o primeiro jogo profissional que assisti foi quando me cadastrei neste site/forum e peguei alguns com Mazinho (Vou pegar uns que ele tem do Hugo). Mas se eu fosse dar minha opinião, baseada no relato de todos, iria de Claudio Kano pq dou muito valor a humildade.

Valew, abraço!

P.S. Se alguém tiver um link pra qualquer tipo de video de um deles, agradeço desde já.

Eu tenho o livro de Claudio q ganhei de seu pai, senhor Minoro Kano!Rapais, so de le ter sido o numero 1 da Suecia ja diz tudo!!Ele so cedeu o lugar p Valdner!!Nao precisa dizer mais nada!!Claudio era admirado pelo mundo!!Sua tecnica e habilidade nao eram normais!Por isso , p mim, Claudio ainda e o melhor!!Sem esquecer Biriba q tb tve grandes feito em sua carreira, mas Cluadio era demais!!!Valeu galera!