Classineta

Pessoal, eu sou neófito em TM.Até dois meses atrás eu jogava ping pong na mesa da sala, faz bem pouco tempo q “evoluí” pro TM e , lógico, estou apaixonado pelo esporte. Mas tem uma porção de coisas/detalhes q eu não sei… Portanto, peço desculpas se a pergunta for boba/óbvia… O q vem a ser a empunhadura classineta?? Baixei um jogo no emule do tal Wang Hao e achei a empunhadura dele diferente de tudo q eu já tinha visto/prestado atenção… Ele é um classineta??

Sim, Higlander. Ele é classineta. A característica principal dessa empunhadura é a utilização de raquete com borrachas dos dois lados, todavia com a pegada como se fosse caneteiro. Em geral, utiliza-se raquete caneta chinesa, com formato ovalado ou redondo, cujo cabo é menor que o das raquetes clássicas, mas há colegas, inclusive aqui no site, que já desenvolveram modelos com o uso até de raquetes canetas japonesas (aquelas quadradas).

Huummm… Beleza, valeu pela resposta/explicação…

Só vou colocar uma observação: Não existe empunhadura classineta, diz-se classineta devido a utilização de mais uma borracha, recurso este que é utilizado no clássico, daí a origem do nome capit?, só existem dois tipos de empunhadura até o momento, a clássica e a caneta e dentro dessas suas variações.

Vivendo e aprendendo… Obrigado pelas informações/conhecimentos… tá anotado aqui…, valeu aos dois colegas q ajudaram…

Não entendi, pode colocar uma borracha nos dois lados da caneta japonesa? Aí vira um classineta? Nunca vi alguem jogando assim.

Caríssimo Isaovet, pode sim. Um doa problemas enfrentados por quem quer fazer isso, é o peso da raquete, que por a madeira ser mais grossa, acaba aumentando em muito o peso do conjunto. Além disso, alguns atletas dizem que com o formato quadrado fica impossível glpear com potência nos golpes de Backhand, mas eu acho bem prático, mesmo tendo menor potência.

Quanto ao problema do peso, eu pretendo resolvê-lo usando uma madeira sob encomenda da KWS, com carbono e espessura de 6,3mm, pois não consigo acostumar com o cabo redondo da caneta chinesa, depois de ter jogado quase 20 anos com caneta japonesa.

Já testei com raquetes normais, e apesar do peso eu gostei de poder contar com a opção do backhand ofensivo, mesmo sem muita potência, mas com um excelente controle e efeito.

Vale lembrar que ninguém em sã consciência que seja de melhor nível usa este tipo de conjunto, mas o que vale, na minha opinião, é o que lhe agrada mais, ok?

Acho legal a iniciativa, é aquele caso, os inovadores tendem a ser mal compreendidos, ou podem fazer atos “insanos” numa primeira olhada…Mas quem sabe vc não estará sendo um precursor do “classineta japones” ??? :lol: :lol:

Onde treino conheço gente que joga com pino no back de uma raquete quadrada…Mas q nao chega a usar o backhand.

E outro detalhe…Eu pra “relaxar” de treinos mais sérios, ou escorar pra outras pessoas no CT, uso empunhadura caneta, e na minha opinião a raquete quadrada cai como uma luva.

Abração!