Classineta

Eu jogo Tênis de mesa à mais ou menos 1 ano… Jogo caneta, mas estou vendo que a maioria está trocando para classineta.
Gostaria de saber se pode haver uma desvantagem quanto a isso e se seria ventajoso caso eu tmb trocasse.

e aew… eu jogava caneta:cypress special+sriver max, e ha pouco mudei para classineta. pra mim foi muito bom, no inicio eh dificil, peso da raquete aumenta bastante mas eu axo que melhorei.o seu forehand vai ficar mais lento porem seu backhand vai melhorar consideravelmente.eu consigo fazer masi rallys pois o jogo fiou um poco mais lento. enfim…pra mim funcionou…tenta a sorte …

Driver você ainda a cypress special, para jogar classineta???

Tenho um amigo aki que jogava caneta e passou para classineta, demorou aproximadamente 1 ano para ele se adaptar ao peso da raquete e com a nova empunhadura, entretanto hoje em dia ninguém por aki ganha dele o back dele ficou melhor que o de um classista em termos de eficácia (visto que a bola faz uma enorme curva) só tenho algumas considerações sobre isto:

1- A raquete dele é carbonada ultra rápida (BTY Ekstaule) e borrachas Sriver S.
2- Ele perdeu alguns movimentos básicos como o shoto e batida de esquerda (porque todas ele quer bater de back)
3- Diminuiu o fore hand

Logo tenha em vista o seguinte:

A bola de back de classineta é direcionada mais para abrir o jogo e não para definir o ponto (conte num jogo do Ma Lin quantas ele bate de back e com quantas ele define o ponto com back), logo tente inserí-la no seu jogo sem esquecer do shoto e da batida de esquerda que são movimentos importantes.

Importante: Caso sua raquete seja do tipo caneta japonesa tipo Cypress não se esqueça de passar primeiro uma seledora no back antes de colar a outra borracha porque senão ela vai lascar toda.

naum sei se entendi a pergunta, mas carlos, vc me perguntou se eu uso a cypress pra jogar classineta? Bom , se foi isso a resposta eh naum. Eu uso uma Nittaku excellente com uma sriver max no forehand e uma tackfire special no backhand.

Nesta materia, nao adianta inventar. Pra classineta, o melhor eh raquete redonda com uma chapa mais alongada, empunhadura chinesa, espessura em torno de 6 mm, construida 100% com madeira. E ponto final.

Se quizeres evoluir mais rapidamente, comece com uma raquete allround (listas de modelos vc encontra em outras threads neste forum…). Comece com uma borracha allround no back, e.g., uma Sriver FX 1.7 ou 1.9 mm, ou qualquer coisa parecida (mas com espessura nesta ordem de grandeza).

Vc vai estranhar o peso no inicio. Para acelerar a transicao, faca um trabalho especifico com pesos. Procure a orientacao de um profissional. Idealmente, comece o trabalho com pesos antes da transicao de estilo, tipo um mes ou dois antes. Vai ser mais facil depois.

Esteja preparado para uma queda no rendimento tecnico no inicio. Nao se preocupe, apos algum tempo tua tecnica vai melhorar. Estude adaptacoes taticas ao novo estilo e incorpore estas adaptacoes ao treino. Faca muitos matches de treino… isto que dizer, nao objetive ganhar, mas aplicar o que vc treinou nos matches.

Gostaria de aproveitar o assunto para perguntar a todos, quais as madeiras que vocês recomendam para o classineta encontradas no Brasil?

Brunno, todas as grandes marcas tem raquetes para classineta (basicamente é uma madeira redonda com o cabo reto), em muitos casos a raquete classineta nada mais é que uma raquete classica com um cabo menor (veja a página da Nittaku que mostra uma modelo de raquete clássica e ao lado dela a mesma raquete versão classineta) tem um amigo meu que joga classineta com a Thibar Triple Carbon (que é uma raquete clássica) mas a versão que ele comprou foi com o cabo menor aliás ficou uma excelente raquete.

eu uso a AVALOX da nittaku, muito boa!