Classineta Vs Caneta tradicional - Vale a pena?

Senhores,

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: Meu nome é Diogo, sou do litoral de são paulo e, há 7 meses resolvi voltar a este esporte magnífico que tanto adoro, volta esta que ocorreu após 14 anos sem tocar em uma raquete…

Bom, quando jogava durante minha infância, sempre fui caneteiro (caneta japonesa)… Nunca fui um excelente jogar e nunca consegui nenhum resultado em campeonatos…

Ainda durante aquela época, houve um momento que mudei de caneta quadrada para caneta chinesa. Desta mudança em diante senti que minha performance melhorou bastante e segui como caneta chinesa até o momento que abandonei o esporte…

Hoje, ao retornar, escolhi voltar como caneta quadrada. Rs, não durou um mes e já mudei novamente para uma madeira redonda, porém com borracha atras também para os RPB.

Venho treinando como classineta há 6 meses, porém, de algum tempo para cá, resolvi fazer alguns testes uma vez que possuo algumas raquetes montadas, e percebi que meu controle, precisão, potência e a parabola gerada pelos meus loops tem um ganho absurdo quando jogando com caneta chinesa (sem borracha atras).

Ultimamente meu RPB evoluiu bastante e já passei aquela fase de bloqueio mental para utilizar o RPB em vez do Shoto nos jogos.

Sendo assim pergunto, alguém mais sente esta diferença no forehand pelo simples fato de existir uma borracha atras ou é so eu e minha mente louca?

Pergunto também, será que vale a pena insistir no classineta mesmo com baixa regularidade e um forehand nada legal em prol das vantagens fornecidas pelo back, ou seria melhorar retornar para o Shoto em prol de um forehand mais apurado e com parabolas mais acentuadas?

Caro amigo diogolopes, da mesma forma que vc., fiz algumas incursões nas empunhaduras disponíveis e tive alguns bons pros e contras para lhe relatar.
A migração Jpen para classineta ou para a caneta chinesa com 1 borracha realmente tem algumas nuances bem importantes.
Talvez seu resultado com a caneta redonda com 1 borracha esteja sendo favorecido pela situação em que ficou o conjunto… quando colocamos a borracha no back classineta, a raquete tende a ficar relativamente pesada e até certo ponto (dependendo do biotipo) mais desconfortável quanto a empunhadura. Inclusive, a posição do grip é afetada pela própria existência da camada de borracha no back , além do peso. Via de regra, qualquer coisa que influencie a posição dos nossos dedos no grip alteram a posição e ângulo dos golpes, mesmo que minimamente. Ou seja, mudanças ocorrem sim, e para alguns jogadores ela é mais significativa do que para outros.
Outro fator relevante é o conjunto que vc. montou. Talvez pela adição de peso ficou desconfortável ou não agradável ao jogo dentro do estilo. Uma dica que dou é a montagem da borracha do back com o gap (distância entre o cabo e a borracha) igual ao do fore. Os dedos acabam por se assentar de maneira mais próxima ao que vc. acostumou (JPEN e Redonda com 1 borracha).
Outra dica, se o desequilibrio for causado pelo peso é o uso de blades mais leves, por exemplo a AVX BT 555, relativamente mais leve que a média (acredite 3 a 5 gramas fazem a diferença para jogadores que são afetados pelo peso adicional da borracha).
A irregularidade do material realmente pode ter sido fruto apenas da falta de adaptação ao novo grip.
Quanto ao uso do RPB no lugar do choto ou o retorno do jogo orientado ao back de choto, é questão realmente de técnica e gosto.
Jogadores como o Wang Hao só usam o RPB, outros como o Ma Lin, uma mescla, outros como o Xu Xin eventualmente alternam… ou seja o melhor golpe é aquele que mais se aproxima de seu gosto e evolução técnica, ou seja opção dada as suas características, virtudes e limitações pessoais. Com certeza dá pra ficar eficiente, mas é questão de muito treino.
Abraço e bons jogos

Acho que no meu caso me enquadro mais na questão do grip/empunhadura mesmo…

Quando nao tem borracha atras, sinto que os dedos de tras não ficam sendo forçados para o lado (pense em voce olhando a mao reta, palma da mao, e pegar o dedo do meio e puxar ele pro lado esquerdo) e a empunhadura nao fica tao rigida.

Fora o fato de que sem a borracha atras o feedback do kick é recebido imediatamente pois voce esta tocando a madeira, ja com a borracha atras esse feeling se perde muito…

O peso não é um grande problema pra mim, pois jogo com madeira de balsa, de fabricação própria, que pesa nada mais nada menos que 50 gramas, que no conjunto inteiro acaba finalizando em 135 gramas. Muito leve.