Com um simples e extremamente rápido movimento do polegar, é possível passar da empunhadura classineta (chinese penhold ou cpen) para outra empunhadura muito parecida com a empunhadura clássica. Eu a batizei de cigarette grip ou empunhadura cigarro. Ela se chama v-grip.
Depois de 36 anos parado, fiz um único treinamento no dia 10 de agosto. Assim, nem comecei a explorar as possibilidades dessa nova empunhadura que, a meu ver, só faz sentido como um complemento da caneta chinesa. Só estou certo de uma coisa: ela permite um RPB (reverse penhold backhand) que me parece mais intuitivo (e eficiente) do que aquele usado atualmente. Também esse golpe merece ser batizado, e eu o chamei de BRB (brazilian reverse backhand).
Ao “conjunto da obra” - ou seja, a essa empunhadura caneta chinesa mesclada com a empunhadura “v” cigarro, eu dei o nome de “brazilian penhold” ou bpen. Em bom português, é a “classineta brasileira”.
Acredito que a classineta brasileira será muito valorizada por todos os jogadores de classineta que também sabem jogar no estilo clássico. Outros jogadores que, como eu, só sabem jogar no estilo caneta, poderão (por exemplo) usar essa nova empunhadura somente para executar o BRB, que é um dos meus golpes preferidos e que eu considero mortal.
Posso estar enganado, é claro; mas, como tudo me leva a crer que eu inventei o bpen, vou reivindicar sua autoria. Ele não surgiu “do nada”, e vale lembrar que minha relação com o RPB é bastante antiga. Seja como for, acho que escolhi bem os nomes e espero deixar os mesatenistas brasileiros - mesmo aqueles que jamais irão usar essa variação, ou seja, os mesatenistas de estilo clássico - orgulhosos.
O movimento do polegar está ilustrado neste primeiro vídeo, que gravei ontem:
[video]http://www.youtube.com/watch?v=PXpESQCbWR8[/video]
E hoje fiz este outro vídeo apresentando oficialmente o bpen:
[video]http://www.youtube.com/watch?v=UqU4G-eFa40[/video]
Abraços
NOTA: alterei o título do tópico e editei parte do conteúdo usando o recurso “strikethrough” em função do comentário do amigo “li2so4”.