Classificação das raquetes...Dúvida

Olá. Desculpem a ignorância, mas gostaria q me solucionassem algumas dúvidas, a seguir:
-qual a diferença entre uma raquete caneta chinesa e uma raquete clássica (para mim são iguais). Ou será que é só a empunhadura que muda;a mesma raquete pode ser usada para as duas empunhaduras, como por exemplo a Primorac?

  • existe quem jogue com raquete caneta japonesa (por exemplo a Ekstaule), no entanto com duas borrachas? Isso é permitido?

[quote=“trevol”:3ib0qxpe]Olá. Desculpem a ignorância, mas gostaria q me solucionassem algumas dúvidas, a seguir:
-qual a diferença entre uma raquete caneta chinesa e uma raquete clássica (para mim são iguais). Ou será que é só a empunhadura que muda;a mesma raquete pode ser usada para as duas empunhaduras, como por exemplo a Primorac?

  • existe quem jogue com raquete caneta japonesa (por exemplo a Ekstaule), no entanto com duas borrachas? Isso é permitido?[/quote]

1a) A diferença esta no tamanho do cabo, e ponto. Tanto que as fabricantes de raquetes classicas, no q se refere a cabo, tem os 3 modelos classistas e ultimamente tem lançado tb pra caneta chinesa.

2a) Se tem quem jogue, tem. Maioria das vezes pra colocar um pino “mutreta” a fim de recepção de saque ou variação de jogada…Não pra uso constante no jogo. Até onde sei é permitido sim.

Abração!

:wink:

Pô, valeu hein…Foi de grande valia esse esclarecimento…Sou meio leigo no assunto!

E ctz, vale sim botar uma borracha no back de raquete caneta japa…

[quote=“Mutley-BR”:26d0lcry][quote=“trevol”:26d0lcry]Olá. Desculpem a ignorância, mas gostaria q me solucionassem algumas dúvidas, a seguir:
-qual a diferença entre uma raquete caneta chinesa e uma raquete clássica (para mim são iguais). Ou será que é só a empunhadura que muda;a mesma raquete pode ser usada para as duas empunhaduras, como por exemplo a Primorac?

  • existe quem jogue com raquete caneta japonesa (por exemplo a Ekstaule), no entanto com duas borrachas? Isso é permitido?[/quote]

1a) A diferença esta no tamanho do cabo, e ponto. Tanto que as fabricantes de raquetes classicas, no q se refere a cabo, tem os 3 modelos classistas e ultimamente tem lançado tb pra caneta chinesa.

2a) Se tem quem jogue, tem. Maioria das vezes pra colocar um pino “mutreta” a fim de recepção de saque ou variação de jogada…Não pra uso constante no jogo. Até onde sei é permitido sim.

Abração!

:wink: [/quote]

1 - Depende do fabricante. As raquetes chinesas cujos fabricantes simplesmente diminuem o tamanho do cabo, ficam uma bela B… A face fica muito pequena p/ se jogar como caneteiro. Além disso a madeira fica com “cabeça de cobra”, pois mantém o formato do modelo clássico. Tal formato não é o ideal p/ se jogar como caneteiro ou classineta. A Tibhar é um fabricante que adota esse esquema p/ raquetes chinesas.
As raquetes chinesas ideais em geral são maiores que os modelos clássicos. Dimensões aproximadas da face: 162~165mm x 150~153mm. Yasaka, Donic, Stiga, Avalox, etc adotam esse padrão.

2 - Sim, é permitido jogar com borracha atrás de uma raquete caneta japonesa (quadradinha), seja borracha lisa ou de pino. O único jogador top mundial a adotar essa configuração de material (lisa dos 2 lados) é o chinês Wang Jianjun. Se bem que nos últimos jogos da seletiva chinesa ele parecia estar jogando como caneteiro normal, tipo Ryu Seung Min. No Brasil parece que o baiano Fernando Simões usa borracha lisa atrás. E eu tbm já tentei esse estilo, mas não o aprovei.

Experimentei uma vez uma madeira caneta chinesa que só tinha o cabo cortado, achei horrível, vibrava muito e a bola explodia.
Ah, eu acho que duas borrachas , perde um pouco a eficiência do fore de caneta japonesa, deve ficar pesado.