Classificação das borrachas

Olá, pessoal.
Tenho uma dúvida com relação aos números atribuídos às borrachas.
Normalmente vejo VELOCIDADE, EFEITO e CONTROLE.
Bom, velocidade é meio que óbvio, mas qual a diferença entre efeito e controle?
Algumas vezes vi efeito 10 e controle 6… Para mim, isso é um pouco contraditório,
meio paradoxal. Alguém poderia explicar melhor?
Obrigado!

Um valor atribuído a controle é algo bem subjetivo, e um dos menos confiáveis que você pode encontrar.
Por exemplo, um jogador pode controlar uma Hurricane 3 Neo com facilidade enquanto outro pode ter mais dificuldade.
Mas nestes dois cenários antagônicos existem inúmeras variáveis. Pode ser que o primeiro jogador a use no backhand, use uma esponja mais fina, cole apenas com cola branca, tenha um estilo allround de trocar bastante bolas, etc.
Enquanto isso existe a possibilidade do segundo jogador usar esponja máxima, com booster, com cola rápida, seja atacante feroz, etc.
Por isso eu quase nunca levo em consideração reviews que enfatizem o controle, presto mais atenção no que dizem sobre efeito e throw angle baixo ou alto. E nestes tempos de dólar nas alturas, a durabilidade também se tornou um item essencial para mim.

1 Curtida

Positivo, Nakata! Foi bem esclarecedor. Então, a rigor, para quem está começando o melhor a fazer é pegar um “feijão com arroz” básico e à medida que for refinando sua técnica, vai aprendendo mais e achando seu caminho.
Recomecei no TM em janeiro, depois de duas décadas fora dele. Na realidade sempre fui mais pingue pongueiro que mesatenista, e ainda tenho uns vícios terríveis…
Jogo estilo caneta japonesa e comprei uma raquete montada Senkoh 1500. De cara meu professor disse que a borracha não prestava e que era preciso uma outra. Comprei então uma T88- III , bem basicona e baratinha. Nossa!!! A raquete ficou outra, até parecia jogar sozinha, hahaha.
Mas agora, cinquenta e poucos treinos depois disso, já sinto que não está dando mais tanta resposta quanto o treinador exige. Coincidentemente, esta semana achei perdidas em uma velha bolsa, enfurnada numas tranqueiras, três raquetes, do tempo que comecei a levar a sério o TM mas parei.
A minha xodó é uma BY, 5 folhas, caneta redonda e é nela que estou querendo colocar uma borracha nova, e vi alguns anúncios, que deram origem à minha questão inicial.
Sou destro, meu estilo é mais ofensivo, gosto de decidir logo os pontos porque tenho dificuldades em responder bolas mais rápidas. Pensei em algo como a BY Rozena, Joola Mambo ou Xiom Vega Europe.
Estou errado no meu caminho?
Obrigado pelas respostas e um abraço!

Eu diria que está no caminho certo. Para quem está recomeçando eu sempre indico exatamente o tipo de borracha que você citou (as 3 últimas). São bem equilibradas em termos de velocidade e efeito, favorecendo o controle.
Novamente, controle é algo subjetivo, mas o fato é que existem borrachas que são mais fáceis de lidar, independentemente do estilo do jogador, e outras que dificultam por serem muito rápidas / potentes.
Eu incluiria ainda a Acuda S3 e Rakza 7 como borrachas mais… civis, digamos assim, sendo a Rakza um pouquinho mais ofensiva que as outras citadas.
A propósito, pelo que você comentou da sua raquete, imagino que seja uma Senkoh 5 (ou Nitchugo Super, que é a mesma raquete), que tem um cabo curto, arredondado e listrado com várias camadas de madeira. Se for esta, ela é bem rápida e uma borracha mais macia faria um bom conjunto. A Vega Europa me parece ideal neste caso.

Nakata, obrigado. Vale a pena ler os posts disponíveis sobre os tópicos para não ser repetitivo e não falar bobagem… hehe

A raquete é essa aqui e acho que você matou a pau!

image

Um abraço e bom feriado a todos!

Olá amigo foi bem saudoso ver essa raquete , senkoh 5, foi a primeira que montei quando era bem jovem , estou a procura desta raquete se tiver interesse em vender ou conhecer alguém que queira me avisa por aqui ! Um abraço e boas partidas !!

Bom dia.
Iniciei os treinamentos no ano passado.
Entre pesquisas, videos, dicas de amigos,
me veio uma dúvida:
Até qúe ponto a vibração que a lâmina transmite às mãos do jógador é positiva ou negativa?
Já ouvi opiniões divergentes, mas num vídeo de um ex jogador consagrado, ele coloca essa característica como essencial para se acurar a sensibilidade.
Qual a opinião de vcs?

Cara isso é mais sensível no tênis convencional , para Tm nunca ouvi falar

1 Curtida

A vibração sempre foi meio que uma questão de gosto. Na época em que predominava o uso de madeiras allwood, era muito comum as madeiras chinesas por exemplo apresentarem mais vibração, e muita gente realmente (especialmente lá) valorizava esta “característica” traçando um paralelo com a sensibilidade do toque. E isso geralmente é ou era mais latente nas madeiras de cinco folhas.

Hoje em dia, infelizmente (na minha opinião) e por vários motivos, as madeiras allwood vem perdendo muito espaço no mercado, e isso consequentemente faz com que esse aspecto seja menos presente, uma vez que as carbonadas são bem menos “responsivas” neste sentido.

Particularmente, não faço questão de ter presente esta vibração, mas a minha atual raquete (Butterfly Petr Korbel) vibra um pouco e não me incomoda. Mas definitivamente: não entenda esta vibração (desde que não seja causada por defeitos construtivos da raquete) como defeito em si.

Abraços!!!

1 Curtida