Classificação das borrachas

Olá, pessoal.
Tenho uma dúvida com relação aos números atribuídos às borrachas.
Normalmente vejo VELOCIDADE, EFEITO e CONTROLE.
Bom, velocidade é meio que óbvio, mas qual a diferença entre efeito e controle?
Algumas vezes vi efeito 10 e controle 6… Para mim, isso é um pouco contraditório,
meio paradoxal. Alguém poderia explicar melhor?
Obrigado!

Um valor atribuído a controle é algo bem subjetivo, e um dos menos confiáveis que você pode encontrar.
Por exemplo, um jogador pode controlar uma Hurricane 3 Neo com facilidade enquanto outro pode ter mais dificuldade.
Mas nestes dois cenários antagônicos existem inúmeras variáveis. Pode ser que o primeiro jogador a use no backhand, use uma esponja mais fina, cole apenas com cola branca, tenha um estilo allround de trocar bastante bolas, etc.
Enquanto isso existe a possibilidade do segundo jogador usar esponja máxima, com booster, com cola rápida, seja atacante feroz, etc.
Por isso eu quase nunca levo em consideração reviews que enfatizem o controle, presto mais atenção no que dizem sobre efeito e throw angle baixo ou alto. E nestes tempos de dólar nas alturas, a durabilidade também se tornou um item essencial para mim.

Positivo, Nakata! Foi bem esclarecedor. Então, a rigor, para quem está começando o melhor a fazer é pegar um “feijão com arroz” básico e à medida que for refinando sua técnica, vai aprendendo mais e achando seu caminho.
Recomecei no TM em janeiro, depois de duas décadas fora dele. Na realidade sempre fui mais pingue pongueiro que mesatenista, e ainda tenho uns vícios terríveis…
Jogo estilo caneta japonesa e comprei uma raquete montada Senkoh 1500. De cara meu professor disse que a borracha não prestava e que era preciso uma outra. Comprei então uma T88- III , bem basicona e baratinha. Nossa!!! A raquete ficou outra, até parecia jogar sozinha, hahaha.
Mas agora, cinquenta e poucos treinos depois disso, já sinto que não está dando mais tanta resposta quanto o treinador exige. Coincidentemente, esta semana achei perdidas em uma velha bolsa, enfurnada numas tranqueiras, três raquetes, do tempo que comecei a levar a sério o TM mas parei.
A minha xodó é uma BY, 5 folhas, caneta redonda e é nela que estou querendo colocar uma borracha nova, e vi alguns anúncios, que deram origem à minha questão inicial.
Sou destro, meu estilo é mais ofensivo, gosto de decidir logo os pontos porque tenho dificuldades em responder bolas mais rápidas. Pensei em algo como a BY Rozena, Joola Mambo ou Xiom Vega Europe.
Estou errado no meu caminho?
Obrigado pelas respostas e um abraço!

Eu diria que está no caminho certo. Para quem está recomeçando eu sempre indico exatamente o tipo de borracha que você citou (as 3 últimas). São bem equilibradas em termos de velocidade e efeito, favorecendo o controle.
Novamente, controle é algo subjetivo, mas o fato é que existem borrachas que são mais fáceis de lidar, independentemente do estilo do jogador, e outras que dificultam por serem muito rápidas / potentes.
Eu incluiria ainda a Acuda S3 e Rakza 7 como borrachas mais… civis, digamos assim, sendo a Rakza um pouquinho mais ofensiva que as outras citadas.
A propósito, pelo que você comentou da sua raquete, imagino que seja uma Senkoh 5 (ou Nitchugo Super, que é a mesma raquete), que tem um cabo curto, arredondado e listrado com várias camadas de madeira. Se for esta, ela é bem rápida e uma borracha mais macia faria um bom conjunto. A Vega Europa me parece ideal neste caso.

Nakata, obrigado. Vale a pena ler os posts disponíveis sobre os tópicos para não ser repetitivo e não falar bobagem… hehe

A raquete é essa aqui e acho que você matou a pau!

image

Um abraço e bom feriado a todos!