Clássica: Sriver G3 (FH) + Sriver FX (BH)

Pessoal,

Sou iniciante no assunto Tênis de Mesa competitivo. Sempre joguei mais no lazer mesmo.

Meu material atual é uma Yashima Competition pré montada com uma borracha Yashima XR3000. Nunca treinei em um clube ou com algum professor, portanto, técnica competitiva praticamente não deve existir.

Agora encontrei um clube na cidade onde moro, Vitória-ES, para treinar. Por isso, estou buscando um material para iniciantes que jogam clássico. Como não tenho técnica, não consigo narrar meu estilo de jogo para vocês de forma “entendível”. Posso dizer que gosto de jogar atacando de FH com efeito quando possível. Também tenho alguma noção de como defender um smash de uma raquete rápida, já que jogo às vezes contra um colega que tem uma Tenergy 05. Meu BH é ruim, e não é raro minhas jogadas saírem para fora ou ficarem na rede.

Dito isso, e lendo as dicas que tem aqui neste excelente fórum, consigo dizer que fiquei interessado nas borrachas: Sriver G3 no FH e Sriver FX no BH. Porém, não tenho certeza de que conseguirei jogar com a Sriver G3 no FH, por eu ser um iniciante total. Talvez a opção de ter Sriver EL ou Sriver comum no FH seja melhor. Enfim, realmente não tenho essa noção devido a total inexperiência.

Para a raquete, li que a Petr Korbel seria uma excelente opção, mas o preço de 225 reais assusta um pouco. Um cara aqui do ES indicou uma Tibhar clássica ALL+, mas não me passou o modelo direitinho para eu pesquisar melhor. A grande questão é: esta marca Tibhar é boa? Aqui no fórum é falado pouco desta marca. Lendo os posts por aqui, sei que tenho que escolher uma ALLWOOD entre ALL+ e OFF-, de preferência com 5 folhas.

Hoje, qual seria a melhor opção de equipamento dentro do meu perfil de “jogar”?

Não tenho preferência por marca. Porém, tenho preferência por material que tenha boa durabilidade. Uma raquete que eu só tenha que ficar trocando de borrachas no futuro, mas que não seja extremamente cara. Se puderem dar as dicas de como adquirir estes equipamentos por mensagem privada eu agradeceria muito!

Muito obrigado pela ajuda!

Abraço!

Olá marcelofalco,

Bem vindo ao fórum.

Jogou quanto tempo com a pré montada?
Acho legal pegar uma raquete boa all+ pra off de madeira sem carbono e borrachas mais controlaveis. Assim conforme ir avançando no jogo pode trocar só as borrachas.
Raquetes boas são qs eternas.

Vamos esperar os mais experientes darem sugestões.

[quote=“marcelofalco” post=99856]Hoje, qual seria a melhor opção de equipamento dentro do meu perfil de “jogar”?

Não tenho preferência por marca. Porém, tenho preferência por material que tenha boa durabilidade. Uma raquete que eu só tenha que ficar trocando de borrachas no futuro, mas que não seja extremamente cara. Se puderem dar as dicas de como adquirir estes equipamentos por mensagem privada eu agradeceria muito![/quote]

Já ajuda bastante você não se prender a nenhuma marca.
Sua suposição sobre material para começar é correta. Para iniciantes que precisam desenvolver a mecânica dos golpes, nada melhor que madeira de 5 folhas e borrachas soft. Eu recomendaria as Srivers, já que duram bastante e não são tensionadas. Em geral elas têm maior durabilidade que as Mark V.
Como iniciante, o principal é aprender a realizar o movimento corretamente, nem precisa se preocupar em acertar a mesa. Pois um movimento errado que acerte a mesa pode ser levado para a vida inteira, e depois de “velho” fica difícil consertar. Conheço muitos veteranos que são tortos por terem aprendido da maneira errada.
Para tal aprendizado um técnico é fundamental. Se não houver um, filmar o próprio treino e analisar depois pode ajudar. E ver vídeos de jogadores profissionais pode servir de inspiração.
Voltando aos materiais, aqui mesmo na loja do mesatenista existem boas opções de madeiras a custo razoável. Tenho certeza que o Mazinho poderá lhe tirar dúvidas quanto a isso.

Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas!

Nakata, pensei nisso sobre as borrachas Sriver. Por isso, perguntei sobre ter a Sriver G3 no FH. Como não tenho menor noção, e lendo as dicas dos jogadores mais experientes, sei que posso não me entender bem com a Sriver G3. Seria um passo muito grande eu pegar essa borracha, ou até mesmo a Sriver G3 FX? Se for, vou me de Sriver FX mesmo.

A parte da raquete mesmo que mora o perigo, porque queria uma que me deixasse satisfeito por um tempo. Pelo menos até eu chegar no nível de poder testar as borrachas tensionadas. Pela dica do fabio.s eu iria mesmo pegar uma perto de ALL+ e OFF-. Difícil escolher entre milhões de marcas no mercado… Donic, BTY, DHS, Stiga, Yasaka, KWS, Tibhar…

De novo… muito obrigado!

Abraço

Infelizmente eu não conheço a Sriver G3. Mas já tive a G2 e achei rápida demais e inadequada para iniciantes. Talvez a Sriver FX ou mesmo Sriver EL sejam boas opções para começar.
Quanto a madeira que tal uma P500? Ela tem um bom CxB e, por ser de 5 folhas, irá te ajudar a desenvolver os golpes adequadamente.

Nakata,

Valeu pela dica. Realmente esta raquete se encaixa no meu perfil perfeitamente.

Estou bem inclinado a fechar este conjunto:

AVX P500 / Sriver FX (FH e BH)

Só me falta saber qual espessura da borracha… 1,9 ou 2,1 mm seria melhor?

Esta AVX P500 é similar a DHS Power G8 (também uma 5 ply allwood)? Teve essa outra dica de um forista, e o preço é bem bom também.

Muito obrigado!

Não se preocupa muito com a espessura das sriver não. Eu iria na 2.1 mesmo. Quanto as raquetes, não sei quais que tem aqui na loja, mas as donic burn e waldner allplay também são boas opções. Qualquer uma dessas que você escolher fica legal.