Ciência da Computação

Como sei q muitos aqui do site são ligados à informática ou fazem a faculdade voltada a essa área, gostaria de abrir este tópico no fórum, perguntando aos estudantes de informática, mais especificamente os de Ciência da Computação, curso que quero seguir, como é o mesmo, como está o mercado e qual será o futuro do profissional atuante nessa área. Gostaria que descrevessem como é cada semestre do mesmo, se possível.
Se conseguirem me responder tudo isso, já estará beleza.

Valeu

Gaúcho

Tbm queria saber…

eu tb quero fazer, só n sei se faço ciencias ou engenharia da computação…

Colegas, como sou da área acho que posso fazer algumas considerações:

1-Ciências da computação usa a informática como principio.
Este curso é para quem quer desenvolver linguagens de programação, sistemas operacionais etc.

2-Engenharia da computação usa a informática como meio.
Este curso é indicado para quem quer fazer automatização de máquinas via computador (é um curso interessante mas não tem tantas vagas por ai, somente nos grandes polos industriais) a vantagem deste curso é que vc se torna um engenheiro, abrindo assim um enorme leque de opções para fazer alguma pós tipo: engenharia de produção, engenharia de segurança no trabalho, engenharia ambiental etc

3-Sistemas de informação usa a informática como fim.
É o curso mais promissor dos 3 (segundo o ex ministro da educação) porque neste curso além da pessoa aprender a desenvolver sistemas ensina também noções de administração. O que torna este profissional bem cobiçado pelas grandes empresas.

Eu tb recomendo este 3º, maiores informações poderão ser obtidas na página do ministério da educação.

vlw pela informação :smiley:

É, valeu mesmo pelas informações, porém não estou conseguindo achar teu número de icq, para trocarmos uma conversa mais definida e específica. Você poderia mandar uma mp para mim ou pelo meu icq mesmo, especificando-o???
Valeu

Otima explicacaum…

Eu gosto bastante dessas coisas de PC tantu que frequento forum de hardware…

PS : Vcs frequentam algum forum de hardware ?!?

Não conheço, não.
Indica um aí, por favor.
Valeu

[quote=“CrAp”:213uspr0]Otima explicacaum…

Eu gosto bastante dessas coisas de PC tantu que frequento forum de hardware…

PS : Vcs frequentam algum forum de hardware ?!?[/quote]

Hehe!! Tem gosto pra tudo né!!! :lol: :lol:

zuera, onde é q vc achou esse fórum de hardware??
o único rium é q fica o dia inteiro conversando sobre hardware é ser muito nerd, ou ser apaixonado por hardware!!! :lol: :lol:

[quote=“jmachtura”:2ui5u0em][quote=“CrAp”:2ui5u0em]Otima explicacaum…

Eu gosto bastante dessas coisas de PC tantu que frequento forum de hardware…

PS : Vcs frequentam algum forum de hardware ?!?[/quote]

Hehe!! Tem gosto pra tudo né!!! :lol: :lol:

zuera, onde é q vc achou esse fórum de hardware??
o único rium é q fica o dia inteiro conversando sobre hardware é ser muito nerd, ou ser apaixonado por hardware!!! :lol: :lol: [/quote]

NERD naum… :lol:

Eh pq eu mexo com isso dae eu tenhu que aprender , perguntar essas coisas… eu frequento o forum GDH www.forumgdh.net e o hardMOB forum.hardmob.com.br

E ae fera…Bem, acho que posso tirar um pouco de suas dúvidas já que curso Ciências da Computação na tradicionalíssima UFPI…se quiser entrar em contato podemos bater um papo pelo msn messenger, taí o meu : [email protected]

Galera + um fórum de Hardware:

www.forumpcs.com.br

É muito bom!

Ahh. faço Eng. da Computação

Alguem aí já participou do Intercomp?

Falou,
MTN

Me desculpe a ignorância, MTN, mas explica aí o que é Intercomp.
É uma competição de programadores ou coisa do gênero?
Vc faz curso (faculdade) na área de informática?
Valeu por enquanto, mas explica melhor essas coisas.

Realmente o mercado é promissor. Administradores de Banco de Dados de grandes empresas ganham muito bem. Quem trabalha com rede, também. E muitas outras áreas que vc terá afinidade. Estudo, no momento o quarto período de Ciência da Computação. Trabalho com automação industrial. Ou seja, de acordo com a explicação perfeita do JCesar, curso o número 1 e trabalho com o número 2. Se vc quer uma vida masi social, tente o 1 ou 3. Trabalhar em plantas industriais (2) é um pouco estressante, ou muito.
Já existe na minha faculdade, integração do curso de C.C. com Engenharia. Diga-se de passagem que os projetos finais, normalmente envolvem alunos dos dois cursos.
Quem quer ingressar num fórum de HARDWARE aqui vai um: www.boadica.com.br .

Intercomp é uma competição que ocorre entre as pricipais faculdades que tem matemática (ou melhor, Matemáticas) e cursos relacionados à computação (geralmente Ciência da Computação). No último Intercomp as facudades que participaram foram IME USP, Caaso (USP São Carlos), USP Ribeirão, Unicamp, Unesp Rio Claro, Unesp Bauru, Federal de São Carlos, e algumas particulares (Mackenzie, PUC, PUC Campinas, Unifei Itajubá e Unoeste).
Aliás para estudar programação é necessário ter bom conhecimento matemático, daí a união dos cursos, tanto é que nas principais faculdades os cursos de matemáticas e computação estão no mesmo instituto, ou são comandados pelo mesmo departamento. No meu caso estudo matemática, mas na minha faculdade mesmo nos cursos de matemática há uma matéria de introdução à linguagem de programação (geralmente linguagem C).

Falou,
MTN